No Brasil, muita gente tem o sonho de empreender. Mas o caminho não é fácil, pois há muita burocracia, além da alta carga tributária, entre outros desafios. Entender esses pontos é importante para saber como superar e ter um negócio de sucesso.
Por que o Brasil é um país tão complexo para empreender?
Empreender no Brasil requer muito conhecimento técnico. Afinal, para iniciar uma empresa, é preciso cumprir muitos requisitos. Isso porque, além das regras gerais, cada Estado e Município possui leis próprias.
Fora isso, muitas pessoas iniciam um negócio sem ter um plano, ou seja, sem fazer uma pesquisa de mercado, analisar custos e investimento. Isso resulta em empresas que quebram nos primeiros anos, e ainda deixam dívidas em aberto.
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Inúmeros obstáculos
A falta de capacitação também afeta o mercado, uma vez que dificulta que as empresas encontrem mão-de-obra qualificada. Essa situação é ainda mais evidente em setores como o de tecnologia.
O Governo também não dá incentivo, sobretudo aos pequenos negócios. Aliás, são esses os principais responsáveis por manter a economia local. No entanto, têm dificuldades para crescer por não ter acesso a crédito.
Principais desafios para empreender no Brasil
Entre os principais desafios de quem empreende no Brasil estão a alta burocracia e a tributação. Por isso, é preciso ter o auxílio de um contador, a fim de cumprir com todas as exigências legais. Com isso, o custo do negócio é muito alto e reduz a margem de lucro.
Por conta disso, a sonegação de impostos, ou seja, quando uma empresa deixa de pagar, é alta. Isso causa um prejuízo tanto para o Governo, que arrecada menos, como para a concorrência. Afinal, quem paga tudo de forma correta, não consegue competir no mercado.
Tecnologia
As ferramentas de automação são uma forma de tornar mais rápidas as tarefas. Mas, nem todos conseguem ter acesso a essas inovações, ou não sabem como aplicar. Com isso, acabam por ficar para trás em um mercado cada vez mais concorrido.
1- A concorrência brasileira é enorme
Em um país tão grande como o Brasil, há um volume muito grande de negócios no mesmo ramo. Por isso, um dos desafios ao empreender é conseguir se destacar entre os demais. Para isso, é preciso ter algum diferencial no produto, que pode ser:
- Preço;
- Acabamento;
- Origem da matéria-prima;
- Grau de excelência;
- Confiança na marca.
Alcançar esse nível é difícil em especial para as pequenas empresas. Isso porque, as grandes corporações têm mais condições para negociar com fornecedores, e ter um produto mais barato.
Mesmo assim, é possível ter sucesso em um negócio. Mas, para isso é preciso planejar e entender o que o público espera. Também é ideal investir em conteúdo de marca, para obter destaque.
2- O Brasil tem um excesso de burocracia
Ter uma empresa no Brasil envolve muitos passos. Com exceção das regras especiais que se aplicam ao Micro Empreendedor Individual – MEI, nos demais casos, apenas para criar um CNPJ é preciso:
- Ter um contrato social registrado;
- Fazer cadastros na Prefeitura e perante a Fazenda Estadual e Federal;
- Pagar taxas para emissão de alvará em caso de lojas físicas.
Com o negócio já em atividade, vêm as demais obrigações para entregar. Apenas para apurar os impostos, é preciso preencher uma série de formulários, de acordo com o ramo de atuação.
Integração entre sistemas
Para tentar tornar mais rápida essa rotina, o Governo criou meios para envio online desses dados. O E-social, por exemplo, reúne os dados relativos à folha de pagamento, para cálculo do INSS e FGTS, por exemplo.
Mesmo com esses recursos, ainda se gastam muitas horas de trabalho apenas para estar em dia com as obrigações. Com isso, de acordo com o tamanho da empresa, é preciso ter mais de um funcionário só para isso.
3- A educação financeira ainda é precária no país
No Brasil, não há um foco na educação financeira no currículo escolar. O resultado disso é uma grande parcela da população com alto grau de endividamento. Isso afeta a economia, uma vez que essas pessoas ficam sem acesso ao crédito para o consumo.
Por outro lado, isso também reflete quando se quer empreender. Afinal, abre-se um negócio sem nenhuma noção sobre como precificar produtos, ou como manter um capital de giro.
Um cenário que precisa mudar e rápido
Inserir o tema nas escolas faz parte do plano do Governo para a Educação Básica. No entanto, ainda falta capacitar os professores para trabalhar o assunto. Mas, para melhorar o cenário atual, é preciso incentivar também a formação dos empreendedores.
4- O Brasil tem uma carga tributária muito grande
A carga tributária no Brasil é uma das mais altas no mundo, e a maior na América Latina. Conforme o ramo de atividade, as empresas têm que recolher impostos a nível federal, estadual e municipal. Entre os principais tributos incidentes estão:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- CSLL, ou seja, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- ICMS, Imposto sobre Mercadorias e Serviços, pago ao Estado;
- PIS, que é o Programa de Integração Social, destinado à seguridade;
- COFINS, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- Ainda para a seguridade, é recolhido o INSS;
- Para os municípios, é preciso recolher o ISS, Imposto sobre Serviços.
Todo esse montante reflete de forma direta no custo do produto que será repassado na venda. O porte da empresa e o ramo de atividade vai definir o Regime Tributário que se aplica, bem como, quais impostos deve recolher.
Falta de incentivo
O Simples Nacional é um regime que visa reduzir a carga tributária para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões. Porém, quando o negócio cresce passa a pagar o mesmo que grandes companhias, ou seja, não há uma gradação.
5- Ter acesso ao crédito no Brasil ainda é um desafio
Iniciar um negócio requer um investimento inicial, por isso, muitas pessoas buscam crédito. No entanto, obter linhas de crédito no Brasil, com juros menores, não é fácil. Assim, a empresa já começa em débito.
Para evitar isso, é essencial fazer um plano de negócio, que contenha a previsão de custos. Além disso, antes de tomar um empréstimo, vale a pena pesquisar e comparar taxas e prazo de pagamento.
Incentivos à startups
Em alguns casos, há opções diferenciadas para financiar empresas de tecnologia. Inclusive, há fundos privados que oferecem o capital para iniciar o negócio nesse setor. Por isso, é importante conhecer bem sobre o nicho que vai atuar para aproveitar as oportunidades.
6- A educação do público com relação a novos produtos é um problema
Uma empresa recém aberta precisa ganhar a confiança do público. Ainda mais quando está em um ramo com concorrentes de peso. Por isso, um ponto crucial é educar o consumidor sobre o produto que oferece.
Estratégias de divulgação precisam ser potentes
O Marketing é a principal forma de divulgar uma marca. Aliás, as redes sociais são um grande espaço para conseguir falar de forma direta com o potencial cliente. Algumas das formas de fazer isso são:
- Criar conteúdo voltado à área de atuação;
- Investir em anúncios para tornar a marca conhecida;
- Promoções que incentivem o cliente a testar o novo produto.
No Brasil, as pessoas passam boa parte do dia conectadas. Por isso, o comércio online faz muito sucesso e, em alguns ramos, tem resultados melhores do que os de uma loja física.
7- Altas chances de fechamento de empresas no Brasil
De acordo com a Pesquisa de Sobrevivência de Empresas, feita pelo Sebrae, 29% das MEIs fecham nos primeiros cinco anos. Já entre as microempresas, a taxa é de 21,6%, enquanto as de pequeno porte, 17%.
Os inúmeros obstáculos resultam nesse cenário
Vários fatores levam a esses resultados, como a falta de um plano de negócio, por exemplo. Além disso, a carga tributária, bem como, a alta dos preços das matérias-primas também influenciam.
Como superar os desafios para empreender no Brasil?
Para ter um negócio de sucesso no Brasil é preciso conhecer bem o ramo em que vai atuar. Por isso, não adianta investir em algo apenas porque está em alta. Então, confira algumas dicas importantes antes de iniciar uma empresa:
- Pesquise sobre a demanda;
- Entenda as etapas para produção, custos e mão-de-obra;
- Saiba qual o valor de investimento necessário;
- Busque saber sobre a concorrência.
A capacitação voltada aos negócios também é muito importante para quem quer empreender. Instituições como o Sebrae, por exemplo, oferecem cursos gratuitos na área, para preparar os pequenos empresários.
A importância do plano de negócio
Ter um plano de negócio é essencial antes de começar uma empresa, porque vai ajudar a definir os objetivos da empresa. Nele, deve constar uma previsão detalhada acerca dos principais pontos, como:
- Público-alvo;
- Região de atendimento;
- Estratégia de marketing;
- Fornecedores;
- Custos de produção, bem como, o preço estimado de venda e lucro.
A partir desses dados, fica mais fácil saber se o negócio é viável e se há mercado para o produto. Assim, as chances de êxito aumentam, além de ter as metas definidas a longo prazo.
Planejamento é a melhor arma para sua empresa
A falta de um plano é o principal fator pelo qual algumas empresas fecham as portas. Afinal, se não se tem ideia sobre o mercado e os custos de produção, é difícil ter um produto competitivo.
O Brasil e precisa incentivar mais os empreendedores
No Brasil, ainda falta incentivo aos novos negócios, em especial para tornar mais simples a rotina. Apesar de haver algumas facilidades para as MEIs e pequenas empresas por meio do Simples Nacional, ainda há muito a ser feito.
Os pequenos negócios, inclusive, movimentam uma parcela importante da economia. Por isso, é essencial que haja incentivo, como crédito a taxas menores para que possam crescer.
Mudanças no setor político
A Reforma Tributária, que se discute há anos, também seria uma forma de tornar mais fácil a vida do empreendedor. Afinal, a redução da carga de tributos, bem como, a reunião de alguns deles ia reduzir o custo e o tempo gastos.
Como usar as ferramentas de gestão de forma estratégica?
Alguns softwares podem ajudar na gestão da empresa, uma vez que fazem o controle de áreas como estoque e caixa, por exemplo. Com isso, dá para acompanhar de forma fácil os dados.
Use a tecnologia a seu favor
Automatizar algumas tarefas pode gerar uma economia de tempo e aumentar a produção. Portanto, ao avaliar uma melhoria, analise o retorno que isso vai gerar no longo prazo para ver se vale o investimento.
É possível ter um negócio bem sucedido no Brasil
Mesmo com todos os desafios, é possível prosperar com um negócio no Brasil. Isso porque, há muitas áreas em expansão, como a de tecnologia. Além disso, a Internet abriu espaço para expansão das empresas.
É preciso, no entanto, que se faça um plano de negócio bem estruturado. Para isso, busque informação de pessoas do ramo em que vai atuar e pesquise bem antes de começar.
Busque suporte
Para as questões mais técnicas, vale a pena buscar auxílio de quem entende. Portanto, um advogado pode ajudar nas questões legais, e um contador esclarecer sobre o aspecto tributário.