O design thinking é um método que ajuda a organizar mais ideias por meio do pensamento crítico e criativo. Assim, é possível resolver problemas e soluções dentro da empresa. É uma forma de aperfeiçoar os seus serviços de um modo mais simples e rápido.
No mundo dos negócios, tem tudo a ver com a inovação de ações no cotidiano. Por isso, se torna uma das características que mais destacam a jornada de uma empresa. É uma estratégia que vai muito além da estética de produtos. Ou seja, vai além da necessidade.
O que é design thinking ou DT?
É um termo em inglês que se refere ao processo de criação do pensamento crítico e criativo. Dessa forma, permite organizar melhor as suas ideias e incentivar as decisões para buscar mais conhecimento. Além disso, se torna uma forma de abordar mais os conteúdos.
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O uso do método permite maximizar a geração de insights e aplicar as suas práticas. Ou seja, é necessário realizar o processo de forma coletiva para reunir todos os pensamentos colaborativos. Assim, ao seguir essas dicas é possível alcançar um bom conhecimento.
A proposta inicial é transformar a visão das pessoas, para se tornarem um diferencial nas empresas e na vida. Por isso, é uma forma de atingir mais sucesso para o seu conteúdo principal. O seu maior objetivo é converter dificuldades e limitações para beneficiar o cliente. Mas, vale ressaltar que um planejamento estratégico irá facilitar o processo.
Como o design thinking funciona?
O design thinking é uma prática que propõe abordar melhor os problemas da empresa. Afinal, isso se relaciona com mais informações e analisa as principais soluções por meio de conhecimento. Portanto, o foco é manter a experiência do consumidor ou do público-alvo.
Um destaque desse método é solucionar os desafios e não focar nos problemas. Com isso, é importante observar a rotina para ter mais dúvidas sobre o que as pessoas querem ou precisam. O maior obstáculo é responder com criatividade os principais desejos.Quais as etapas do design thinking?
As etapas desse método são fundamentais para resolver o problema e começar a entender mais os desafios. Portanto, é preciso começar a entender todos os processos e como superá-los de forma correta. Depois, inicia-se uma análise das soluções, além da definição. As etapas se dividem em:
- Imersão;
- Ideação;
- Prototipagem;
- Desenvolvimento.
É importante seguir todas as etapas, por isso o primeiro passo é compreender bem o problema a ser resolvido. Afinal, é necessário escolher a melhor forma de buscar uma inovação no conteúdo. O processo busca descobrir novos valores e significados das ideias.
Imersão
Na primeira etapa é necessário começar com uma análise SWOT. Ou seja, é fundamental encontrar as ameaças, oportunidades, fraquezas e forças da empresa. Além disso, é importante ver o feedback dos seus clientes. Portanto, o foco é ter uma perspectiva externa.
Ideação
Após identificar os pontos da empresa, é hora de produzir ideias diferentes para aprimorar o necessário. Com isso, é importante trazer insights por meio de técnicas especializadas com big data. Afinal, aumenta as chances de ter um meio mais eficaz. Enfim, usa o brainstorm para ideação.
Prototipagem
Para ter menores chances de falhas é importante usar protótipos antes de investir em desenvolver o conteúdo. Dessa forma, é necessário realizar testes mais abstratos por meio de representações gráficas que parecem reais. É hora de ter mais chances de ter sucesso.
Desenvolvimento
Agora é a hora de colocar em prática todas as etapas anteriores. Afinal, ao lançar novos produtos, é preciso tomar medidas que chame a atenção do seu público. Por isso, os setores de comunicação e publicidade entram com a missão de aumentar mais as vendas.
As vantagens do design thinking
O primeiro grande benefício em destaque é o seu custo-benefício. Pois a sua aplicação não gera grandes gastos e a sua vantagem competitiva é enorme no mercado. Além disso, o potencial de retorno também é maior. Enfim, o diferencial é estar na frente da concorrência.
Adotar esse método como uma abordagem de ação de uma empresa pode se tornar um grande diferencial. Afinal, é preciso ter soluções mais ativas, baratas e eficientes. Com isso, o DT pode revolucionar o seu negócio da melhor forma. Ou seja, pode usar ao seu favor.
Que ferramentas usar para aplicar o Design Thinking?
Escolher as ferramentas certas para aplicar o design thinking precisa ser um grande fator para determinar o maior sucesso. Dessa forma, existem métodos distintos que podem ter uma boa prática. Como visto, o seu principal objetivo é achar soluções para os problemas.
- Brainstorm;
- Mapas mentais;
- Cocriação com clientes.
Esses itens precisam estar presentes nesse método. Afinal, é uma forma de ajudar a sua equipe a ter um sucesso garantido na empresa. Pois, o seu projeto fica mais rico em detalhes, bem como aumenta o seu valor e as chances de ser uma referência aumentam.
Antes de aplicar essas ferramentas, é preciso aplicar uma cultura organizacional dentro da empresa. Ou seja, é preciso implementar uma mudança de mentalidade para os seus funcionários exercitarem o cérebro. Os seus parceiros precisam desenvolver mais empatia.
Mapa mental é uma ferramenta muito útil
O mapa mental é uma técnica muito útil para desenvolver novas ideias e compartilhar pensamentos. É um método que prioriza a organização por meio de um processo criativo. Assim, é essencial usar alguns materiais como post-its, recursos gráficos, quadros e figuras.
Como funciona a cocriação com os clientes?
Os consumidores se envolvem muito no processo criativo de uma empresa. Por isso, principalmente no Marketing 4.0 é comum que o público-alvo se identifique e influencie o caminho das marcas. Dessa forma, os clientes podem trazer insights para o seu negócio.
O brainstorm faz parte do design thinking?
O brainstorm significa “tempestade de ideias”, por isso é uma técnica essencial no processo criativo. Portanto, acontece uma dinâmica em grupo para compartilhar as suas principais ideias. Porém, é fundamental ler sobre o problema a ser solucionado por meio de estudos.
Empresas que aplicam o design thinking em seus projetos
Há várias empresas que usam a técnica do design thinking para estimular o processo criativo e desenvolver melhor os seus projetos. Afinal, é um método responsável por estimular o pensamento e por desenvolver ideias. Conheça as empresas que aplicam o DT:
- Natura;
- Havaianas;
- Netflix.
Esses são alguns exemplos que contribuem com o sucesso das empresas por meio de campanhas criativas. Dessa forma, não faltam cases que estimulam ótimos resultados para essas marcas sempre se destacarem no mercado. Por isso, é preciso seguir as etapas e entender a importância da criatividade.
Para a empresa, é uma forma de conseguir destacar os seus maiores valores. Assim, os funcionários se sentem mais motivados a participar desse processo criativo. Isso é um método que contribui com o aumento de produtividade da equipe dentro do seu trabalho.
Natura
A natura é uma das maiores referências no mercado de cosméticos, por isso teve que passar por uma etapa de rebranding. Ou seja, para conquistar um público mais jovem, utilizou a técnica de design thinking. Desse modo, conseguiu melhorar a sua identidade.
Havaianas
Ao longo do tempo, as Havaianas cresceram muito no mercado brasileiro, por isso possuem uma grande variedade de chinelos e outros produtos. Afinal, a empresa passou a pesquisar as maiores oportunidades no mercado. Para isso, foi preciso ter o processo de prototipação.
Netflix
A maior empresa de streaming do mundo tem uma equipe responsável pelo grande sucesso da marca. Assim, os seus funcionários buscam uma melhor otimização de resultados. Para isso, coletam mais dados por meio dos seus algoritmos para trazer os melhores conteúdos.
Quais os melhores livros sobre design thinking?
Como em qualquer outra área, é importante aprofundar o seu conhecimento por meio de muito estudo. Por isso, há vários livros sobre design thinking que se destacam no mercado. É importante saber que escolher a leitura estimula novas ideias. Os melhores são:
- DT: Uma metodologia poderosa para decretar fim das velhas ideias – Tim Brown;
- Isso é DT de serviços: Fundamentos, ferramentas, casos – Marc Stickdorn;
- Design Thinking Brasil – professores da ESPM São Paulo.
É um método que pode revolucionar o seu negócio. Assim, é fundamental que as empresas estimulem o seu uso para desenvolver as melhores ideias. Ou seja, serve para trazer melhores motivos para a marca se destacar no mercado. É ótima para o processo criativo.
Implementar essa técnica como uma abordagem na empresa, pode estimular novos caminhos para os negócios. Já que, é um processo que incentiva buscar as melhores soluções para diversos desafios dentro de uma empresa. Ou seja, prioriza a eficiência.
O design thinking é capaz de alavancar uma empresa?
Por ser um modelo de pensamento responsável por encontrar a necessidade de criar um produto ou serviço. Por isso, a ideia é entrar na vida do consumidor e montar novos pontos de vista e manter a agilidade. É preciso aprender com erros para evoluir mais no mercado.
Outra maneira de alavancar a empresa por meio do Design Thinking é colocar em prática o uso de novos produtos e serviços. Assim, é necessário fazer uma reunião com os colaboradores para desenvolver a empatia e um espírito criativo por meio da colaboração.
A capacidade de inovar e encontrar soluções criativas é comum para determinar as trajetórias de uma empresa. Dessa forma, os negócios preferem tomar as decisões por meio de um processo e com raciocínio criativo. É ótimo para desenvolver o marketing.
As bases do Design Thinking
Para aperfeiçoar as ideias desse método, é importante experimentar várias visões dentro de uma empresa. O fato é que quanto mais gestores estiverem preparados para enfrentar os seus desafios, maior pode ser o seu sucesso. Por isso, é necessário saber as suas bases e conhecer as ferramentas de gestão.
Empatia
A primeira etapa é ter empatia e entender as dores dos seus consumidores. Isso significa que é importante se colocar no lugar do outro para entender o seu comportamento e os seus desejos. Dessa forma, é possível observar os insights que podem melhorar a sua vida.
Experimentação
A experimentação é uma fase importante para desenvolver novas ideias e se arriscar com os erros. Por isso, é essencial lembrar: “Para ter uma boa ideia, você precisa ter muitas ideias”. Desse modo, é possível destacar quais são as melhores para usar na sua prática.
Processo
O processo desse método é uma forma de viabilizar as suas ideias e implementar novas estratégias. Com isso, é necessário manter uma abordagem com estruturas suficientes para gerar e aprimorar novos pensamentos criativos. É preciso solucionar e resolver o problema.
Um método eficaz e de alto impacto
O design thinking é um método que foca no ser humano, de uma forma que estimula a colaboração das equipes. Assim, prioriza uma forma experimental, otimista e visual da empresa. Por isso, é preciso acreditar que a diferença pode trazer um impacto positivo.
Além disso, permite ter uma visão de fora para dentro do seu negócio. Ou seja, é fundamental conhecer os seus clientes, descobrir as suas expectativas e as suas necessidades. Estudar o seu público é uma forma de trazer um maior engajamento para o seu negócio.