Descubra como identificar as tendências de mercado com seis dicas que vão mudar a sua empresa de patamar. Portanto, saiba tudo o que precisa para ficar na frente da concorrência e conquistar a liderança do seu setor de atuação.
O que são tendências de mercado?
As tendências de mercado são uma evolução futura que pode ter um impacto de longo prazo em uma indústria escolhida ou em um setor como um todo. Então, confira quais são as classificações dadas a elas.
Avanços tecnológicos
Nesta categoria, a tendência para a miniaturização tem um grande impacto, em especial, nos produtos que podem se tornar mais compactos.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Novos modelos de negócios
Aqui, pode-se citar, por exemplo, as soluções com base em nuvem que dão um modelo de negócios diferente dos provedores anteriores de software.
Requisitos do cliente alterados
Um exemplo concreto de mudança nos desejos do cliente é a questão da autossuficiência, que se torna cada vez mais popular no mercado.
Ofertas de novos concorrentes
Barreiras de entrada reduzidas que fazem com que as empresas entrem em setores que antes eram difíceis de alcançar de forma geográfica. Ou que só podiam ser conquistados com altos aportes.
Vale a pena explorar as tendências de mercado?
Para que uma empresa se posicione com sucesso no mercado, ela deve estar atenta às mudanças do cliente. Afinal, se ela se adapta com a devida atenção às tendências, isso contribui para que seja bem-sucedida a longo prazo.
Com isso, você garante que seus produtos ou serviços sejam aceitos pelos consumidores como um modelo de negócios próspero. Então, manter-se forte no seu segmento e à frente da concorrência, fará com que absorva melhor as inovações.
Como identificar tendências de mercado?
As tendências de mercado servem às empresas como sinalizadores para o futuro. Portanto, reconhecê-los e adaptá-los rapidamente pode trazer uma vantagem competitiva decisiva. Essas 6 dicas ajudam na prospecção das novidades:
- estudar o nicho e o tipo de cliente;
- influenciadores e conteúdos em alta;
- comunicação e redes sociais;
- manter o foco dentro do seu nicho de mercado;
- benchmarking;
- analisar a concorrência.
1 – Estudar o nicho e o tipo de cliente
O nicho de mercado atende a uma demanda do cliente. Portanto, é sensato realizar uma vigilância informativa para suprir as suas:
- expectativas;
- desejos;
- pontos de bloqueio;
- centros de interesse;
- motivações.
É preciso, então, fazer um estudo de potenciais clientes. Quanto mais a empresa entender e conhecer o seu público, mais ela poderá dar uma resposta relevante.
Você tem que ser capaz de ouvir o comprador e oferecer o que ele não encontra na concorrência. Portanto, é essencial ser responsivo e antecipar as necessidades da sua persona.
2 – Influenciadores e conteúdos em alta
Como empresário, é comum ser forçado pelo tempo. Sendo assim, nem sempre se tem o prazo necessário para ler todos os artigos que interessam ao setor de suas respectivas empresas.
Nesse sentido, é mais prático se manter informado pelas mídias sociais, que hoje são ferramentas poderosas para seguir os influencers do seu mercado e ouvir seus pontos de vista.
É sempre bom estar ativo nas redes sociais, a fim de mostrar que você quer estar por dentro do seu negócio e do que interessa o seu público-consumidor.
3 – Comunicação e redes sociais
Quem conhece a ideia de Big Data, sabe a grande variedade de recursos analíticos ao seu dispor. Pois, isso é ótimo porque você pode deixá-lo fazer grande parte do trabalho que o ajudará a entender sua situação geral no mercado de forma clara e rápida.
A análise de dados pode ajudar a descobrir tendências de mercado cada vez mais procuradas pelos clientes online. Por exemplo, o Google Trends mostra uma visão geral de longo prazo das direções do nicho.
Também no Google, o planejador de palavras-chave permite que encontre os termos mais populares usados por seu público-alvo e uma variedade de uso potencial, bem como o nível de lance em uma futura campanha publicitária.
4 – Manter o foco dentro do seu nicho de mercado
Para obter uma imagem precisa do seu setor e determinar a direção que ela irá tomar, você deve se informar regularmente sobre a multiplicidade de relatórios publicados sobre ele, que são acessíveis a você. Isso ajudará a ver como seu nicho evoluirá.
A análise de tendências de mercado também pode dar alertas antecipados sobre mudanças na área. Por exemplo, detectar a tempo a pandemia global e os vários confinamentos pelo mundo, poderia ter incentivado um lojista de bairro a criar um site.
5 – Benchmarking
Em termos concretos, o benchmarking permite comparar os métodos da própria estrutura com os das organizações líderes. A empresa pode ver os processos decisórios, comerciais ou gerenciais dos líderes, a fim de medir os desvios.
Após a fase de estudo, o benchmarking revela o nível de atuação a ser obtido. Permite a execução de ações tangíveis para melhorar as ações com forte impacto no negócio. Já que, o objetivo é transformar uma ideia em um sucesso comercial.
6 – Analisar a concorrência
A maioria das empresas de sucesso não seguem um padrão, pois, eles inovam para se destacar. Isso não significa que você não deva observar seus concorrentes.
Isso pode dar uma ideia do posicionamento deles no mercado e informar se (e como) eles reagem ao que pode ser considerado uma tendência emergente.
Muitas vezes, basta olhar para o site, avaliações de clientes e canais de mídia social para entender como a sua marca se compara aos seus concorrentes.
Quais as ferramentas para identificar as tendências de mercado?
As análises de tendências de mercado permitem dar passos importantes, além disso, reduz o nível de incerteza. Então, você precisa de ferramentas para fazer pesquisas cada vez mais refinadas.
Mais dados disponíveis podem reduzir a margem de erro. Mas para obter números úteis para o seu trabalho, você precisa de recursos específicos:
- Google Alertas: mostra os assuntos que interessam e os contextos que são usados;
- Google Adwords Keyword Tool: dispõe das palavras-chave mais buscadas;
- CRM: programa de gestão de relacionamento com o cliente;
- Google Trends: estuda as tendências de mercado pela pesquisa de termos-chave e assuntos relevantes.
As tendências de mercado podem ajudar a revolucionar um negócio?
Você nunca saberá o quão eficiente as tendências de mercado podem ser, de fato, se não tentar inovar. Não se prive da oportunidade de alcançar ainda mais sucesso ao aderir à ideia de implementar algo novo.
Como tudo no mundo muda, então, é crucial mudar com ele. Embora possa ser difícil, ainda mais quando tudo vai bem, isso significa evolução, portanto, é essencial para quem deseja crescer de forma constante.