O C6 Bank é uma instituição bancária que funciona digitalmente, desse modo, atende contas físicas e jurídicas. Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre a sua história e entender como ela se tornou uma das grandes potências neste setor.
O que é C6 Bank?
C6 Bank é um banco digital com permissão do Banco Central que hoje atua como referência em sua área. Assim, ele surgiu em março de 2018 e se tornou aberto ao público no dia 5 de agosto de 2019, sob a liderança do presidente Marcelo Kalim.
Para se distinguir das instituições tradicionais, todas as suas operações são digitais, feitas via aplicativo. Por isso, dispensa a necessidade de agências físicas e ainda oferece vários serviços básicos, assim como outros bancos, como, por exemplo:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- contas corrente, poupança, global, de pagamentos e para menores de 18 anos;
- tag de pedágio;
- plataforma de investimento própria.
Em 2021, o JPMorgan Chase, líder global em serviços financeiros, adquiriu 40% do banco e se tornou sócio no negócio brasileiro. Então, nesse ano, o C6 atingiu a marca de 10 milhões de clientes e divulgou a notícia por meio de uma campanha com Gisele Bündchen.
A modelo foi escolhida de novo para anunciar a conquista de 20 milhões de clientes em agosto de 2022. Aliás, o C6 recebeu o prêmio de melhor banco digital do Brasil pelo Canaltech em 2021, 2022 e 2023. Além disso, ele tem boas avaliações dos seus clientes.
Qual é a história do C6 Bank?
O C6 Bank é obra do empresário Marcelo Kalim e de mais 25 executivos com experiência em mercado financeiro e tecnologia. Então, no início do projeto, em março de 2018, eles apresentaram o pedido de licença ao Banco Central do Brasil.
Em outubro do mesmo ano, realizou a compra da NTK Solutions, que desenvolve soluções para meios de pagamentos. Assim, desde então, passou a se chamar PayGo e adquiriu a Besser Partners, plataforma de câmbio.
No ano de 2019, o Banco Central do Brasil concedeu a ele a licença para operar como banco múltiplo. Portanto, em março do mesmo ano, a corretora dele também recebeu a licença para operar, com o nome de C6 Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.
Quando foi lançado ao público?
Em 5 de agosto de 2019, o C6 se tornou acessível para o público. Desse modo, a partir dessa data, o banco passou a oferecer seus serviços de abertura de contas para pessoas físicas, jurídicas e microempreendedores individuais (MEIs) por meio da plataforma para celulares.
No final de 2019, o banco fez duas aquisições, das empresas IDEA9 e Som.us. Assim, a IDEA9 oferece cursos em diversas áreas de ensino, como, por exemplo:
- finanças pessoais;
- liderança e gestão de negócios.
Após a aquisição, o negócio passou a se chamar C6 Institute. Além disso, a Som.us é uma empresa que presta assessoria e consultoria em seguros às corretoras do Brasil e passou a se chamar C6 Seg.
Como o banco atuou no seu primeiro ano?
No seu primeiro ano de operação, o idwall reconheceu o C6 Bank como o banco digital brasileiro com a melhor experiência para abrir a conta. Dessa forma, no mês de dezembro, atingiu a marca de 1 milhão de contas abertas.
A plataforma foi o banco digital que atingiu a marca de 1 milhão de clientes de forma mais rápida entre as opções sem agências físicas lançados entre 2014 e 2019. Isso, aliás, levou apenas seis meses desde o seu lançamento.
Como foi a atuação do C6 bank em 2020?
No ano de 2020, a UBS Evidence Lab mostrou que o C6 cresceu cerca de 48% na base de clientes do 2º para o 3º trimestre de 2020. Essa, portanto, foi a maior expansão registrada entre os bancos digitais.
Foi eleito de novo o banco digital do Brasil com a melhor experiência em abertura de conta. Então, ao final do ano, atingiu o número de 4 milhões de contas abertas e anunciou a captação de recursos de R$ 1,3 bilhões na sua holding. Assim, se tornou um dos unicórnios brasileiros.
Como foram os anos seguintes?
Em agosto de 2021, o banco anunciou que ultrapassou a marca de 10 milhões de contas abertas. Além disso, no mesmo ano, se classificou em primeiro lugar no ranking LinkedIn Top Startups 2021.
Nos anos de 2022 e de 2023, foi eleito de novo o melhor banco digital pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Canaltech. Aliás, ele também recebeu destaque como uma das melhores empresas brasileiras para profissionais LGBTQIA+.
Como é o setor de Tecnologia e Segurança do C6 Bank?
O C6 Bank é o único banco brasileiro que integra o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por isso, a cada ano, realiza mais de 35 mil testes de segurança cibernética no aplicativo.
A instituição também tem várias outras iniciativas, como a autenticação de transações financeiras por biometria facial. Mas, se difere dos outros bancos, porque atua de modo independente ao sistema operacional do celular.
Em agosto de 2022, lançou uma ferramenta de segurança para restringir a visão de seus investimentos fora de lugares cadastrados como seguras. Dessa forma, em 2023, criou-se a chance de configurar limites diferentes para Pix, TEDs e TEFs em vários locais.
Mais segurança
Outro fator de segurança é dispor do cartão virtual para compras online, já que é possível fazer compras sem estar com o cartão físico. Além disso, o código de segurança do C6 se atualiza de tempos em tempos.
Para casos de perda ou roubo de um cartão físico, é possível bloqueá-lo na própria plataforma. Assim, também dá para desbloquear e ter um atendimento rápido e seguro em poucos cliques, direto do seu celular.
De onde vem o sucesso do C6 Bank?
O C6 Bank conquistou o sucesso ao propor ideias novas, práticas e seguras em uma plataforma simples e intuitiva. Portanto, chama a atenção do púbico ao oferecer serviços necessários de modo rápido e confiável.