A Loft Imobiliária é uma empresa do ramo de compra e venda de imóveis que atua em alguns estados do Brasil. Todavia, é uma startup nova, que surgiu em 2018, mas já tem um grande impacto no setor, então, conheça mais sobre a sua história.
Qual é a história da Loft Imobiliária?
A Loft Imobiliária é uma startup brasileira fundada em 2018 por Mate Pencz e Florian Hagenbuch que se conheceram quando trabalharam juntos em 2008. O dois tiveram outros negócios antes de ir para o setor de imóveis, por exemplo:
- a Printi, em 2012 que foi vendida em 2020;
- Canary, em 2014.
Ao fundar a Loft, em agosto de 2018, o foco dos empreendedores era ser uma marca em bairros de baixa demanda em São Paulo. Mas, com o tempo, buscou se estabelecer em áreas de maior procura para mostrar que o negócio dava certo e era lucrativo.
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Isso porque, os seus fundadores estavam atentos às tendências tecnológicas e de mercado, logo, viram uma oportunidade de inovar o setor imobiliário.
A Loft, portanto, é uma empresa que comprava imóveis, reformava todos eles com a adição de um design mais moderno e revendia os mesmos por um preço maior.
No ano de 2020, depois de um aporte de 175 milhões de dólares de 3 fundos de investimentos, a startup se tornou um unicórnio. Ou seja, ela atingiu a marca de US$ 1 bilhão na avaliação de mercado.
Como atua a Loft Imobiliária?
A Loft Imobiliária atua como uma agência de venda de imóveis pelo seu site. Em suma, os usuários podem consultar os preços de apartamentos e casas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros estados do Brasil.
O objetivo da startup é facilitar o processo de compra por meio de um algoritmo que faz análises e fornece valores mais justos. Além disso, a Loft avalia outros pontos importantes para precificar o imóvel, como:
- histórico de compra e venda;
- escrituras em cartórios;
- vagas em garagem;
- andar do imóvel;
- vista.
A empresa veio para inovar o setor imobiliário do Brasil, o que aconteceu, já que 95% das operações de compra e venda são digitais. Contudo, vale citar que os preços dos apartamentos são fixos, não há negociação, por outro lado, facilita o processo de venda.
A Loft também faz o uso de tecnologia e de dados para avaliar um imóvel, bem como projetar as reformas. Dessa forma, a experiência para o usuário que busca adquirir um novo lar é mais otimizada.
Como funciona o site?
O site da Loft para imóveis funciona com qualquer outra página de vendas, ou seja, você escolhe o apartamento do seu gosto. Aliás, é possível filtrar as buscas pelo número de quartos, vagas no estacionamento, faixa de preço, entre outros.
Como a Loft Imobiliária cresceu no mercado?
A Loft Imobiliária cresceu no mercado ao inovar o serviço de compra e venda de apartamentos em vários estados do Brasil. Nesse sentido, a startup se destaca por fazer um processo de análise de preço com base no histórico de um imóvel.
As reformas que ela promove são de alta qualidade, visto que a empresa visa deixá-los mais atrativos para a revenda. Contudo, a Loft, que antes não comprava casas, agora conta com várias opções no seu site.
Expansão para outras cidades
No início, a Loft atuava apenas em São Paulo, depois no Rio de Janeiro. Mas, ao fazer um bom plano de expansão empresarial, ela consegue se fazer presente em mais de 40 cidades do Brasil.
Nome forte no mercado
A Loft investiu muito em marketing para criar um nome forte no mercado, mesmo que com poucos anos de atuação no mundo imobiliário. Todavia, graças às estratégias, a marca ganhou muita visibilidade e destaque com sua proposta inovadora.
Quais foram os principais desafios que a Loft Imobiliária enfrentou?
A Loft Imobiliária teve como um dos seus principais desafios a concorrência de outras empresas. Em síntese, o setor de imóveis é um mercado onde só as melhores tem grande destaque, além disso, a startup teve que:
- investir muito capital na compra, reforma e venda dos imóveis;
- traçar estratégias eficazes para vender os imóveis, mesmo com concorrência;
- lidar com a burocracia;
- o desafio de fazer dar certo um conceito novo de venda de imóveis;
- expandir o negócio para outras cidades.
Foram vários os desafios que a Loft teve que superar, além do período de pandemia que também afetou a empresa. Contudo, a startup suportou a pressão e se mantém forte no mercado de imóveis do Brasil.