A nova tecnologia de ouvir eclipses é um dos novos recursos que chegam em 2024 e que trazem muitas curiosidades sobre como funciona. Por isso, este artigo mostra os detalhes sobre essa novidade, bem como os objetivos que o projeto quer atingir, então leia e confira.
Qual é a nova tecnologia que permite que as pessoas com cegueira ouçam eclipses?
Os cientistas do laboratório da universidade de Harvard, nos EUA, criaram uma tecnologia cujo nome é LightSound, que permite que pessoas cegas ouçam eclipses. Em suma, ela permite que uma pessoa com deficiência visual ouça sons através da luz.
A ideia é estimular os olhos para criar sensações auditivas, a fim de que o indivíduo possa escutar o fenômeno natural e ter sua experiência. O dispositivo que é usado tem o tamanho de um aparelho celular e traduz a luz de uma ambiente para o formato de áudio.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Isso tem potencial de causar um impacto positivo na vida de quem tem deficiência visual. Uma vez que lhe proporcionará uma experiência que muitos jamais imaginaram ser possível, além de ajudar na inclusão e diversidade.
Quando surgiu a tecnologia?
A tecnologia LightSound teve o seu estágio inicial de desenvolvimento em 2017, antes de ocorrer o eclipse total daquele ano. Em suma, a cientista Allyson Bieryla se juntou com a astrônoma Wanda Diaz Merced, que é cega, para criar o projeto e fazê-lo dar certo.
Eles criaram uma parceria para analisar dados de explosões dos raios gamas. Contudo, a equipe se formou com Sóley Hyman, um estudante e músico, cuja função era redesenhar o LightSound e os seus sons.
Como funciona a tecnologia para ouvir eclipses?
A tecnologia para ouvir eclipses funciona de forma simples, ao passo que se usa um aparelho do tamanho de um celular no ambiente. Assim, quando a luz preenche o local, como em um dia de sol, o dispositivo traduz a iluminação para sons de flauta.
Conforme a lua irá cobrir a estrela, um clarinete dita o tom conforme o eclipse e o seu trajeto gradual. Dessa forma, quando ele está no seu estágio total, há estalidos suaves que marcam que o fenômeno chegou ao seu ápice.
Vale lembrar que os sons calmos que o dispositivo gera são para complementar e não para encobrir a experiência multissensorial. Uma vez que, ao observar o acontecimento, as pessoas escutam vários tipos de barulhos, como:
- animais;
- corujas;
- grilos;
- aplausos das pessoas;
- e muitos gritos de efusão.
A ideia é que todos possam desfrutar da noite súbita que ocorre sem tirar a beleza do que se vê. Do mesmo modo, é comum sentir uma queda na temperatura por conta do fenômeno, o que torna tudo ainda mais incrível.
O funcionamento técnico
A tecnologia LightSound tem como base os princípios da neurociência, bem como a optogenética, que permite o controle de células nervosas por meio da luz.
No caso deste dispositivo, no entanto, a iluminação tem a função de estimular as retinas dos olhos que possuem relação com a percepção auditiva.
Quais são os desafios que a tecnologia para cegos ouvirem eclipses enfrenta?
A tecnologia para cegos ouvir eclipses ainda deve enfrentar uma série de desafios, como usar métodos eficazes de estímulo das células da retina. Isso porque, a ideia é fazer isso de uma forma segura e eficiente, sem prejudicar os olhos da pessoa com deficiência.
Sem contar que o projeto também visa realizar estudos clínicos cada vez mais precisos a fim de avaliar o efeito do LightSound. Além disso, há outros desafios que a tecnologia pode enfrentar, por exemplo:
- aumentar a conscientização do uso desse aparelho;
- distribuir o dispositivo;
- criar dispositivos portáteis;
- se tornar uma grande peça para a inclusão e diversidade.
O projeto tem como meta tornar a vida de uma pessoa com deficiência com o uso de uma tecnologia de voz eficaz, como o LightSound. No entanto, mesmo que haja muitos desafios a superar, ela tem um grande potencial para ser uma ferramenta muito útil no futuro.
Qual é o objetivo da tecnologia de ouvir eclipses para pessoas cegas?
O objetivo da tecnologia para cegos ouvirem eclipses é tornar a astronomia mais acessível, o que inclui pessoas com deficiência visual. Ao passo que o dispositivo LightSound é uma ferramenta de acessibilidade para este público.
Isso, no entanto, vai muito além do que só levar uma experiência sensorial, mas também ser um complemento em sons ao evento. Ou seja, quando ocorrer o fenômeno, as pessoas podem ter uma noção auditiva do que é ouvir a cada momento do eclipse.
O site do projeto permite que você tenha uma amostra grátis do som que o seu dispositivo gera para se ter uma ideia clara. Dessa forma, os usuários podem imergir na experiência do evento antes que ele aconteça.
Também vale frisar que o código da iniciativa é aberto, ou seja, a ideia é que qualquer um crie o seu dispositivo a partir dele. Assim, cada indivíduo pode verificar a ferramenta para saber como ela funciona, bem como otimizar a sua própria experiência de uso.
Distribuição do LightSound
A ideia do projeto é criar e distribuir cerca de 700 unidades do LightSound para todas as instituições que promovem sessões de eclipse, como:
- museus;
- faculdades;
- parques;
- escolas;
- instituições com foco em pessoas com deficiência visual;
- entre outras.
Você pode encontrar os locais exatos, bem como mais detalhes em seu site oficial, ao passo que qualquer organização pode pedir um dispositivo, tudo grátis. Além disso, o código do projeto é aberto para quem quiser personalizar os seus sons.
Qual é a importância da tecnologia de ouvir eclipses para pessoas cegas?
A tecnologia para ouvir eclipses é vital para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e ajudá-las a ter uma ótima experiência com o evento. Do mesmo modo, fazer com que a astronomia se torne mais acessível para todos.
Isso quer dizer que as pessoas podem ter uma sensação única ao observar o fenômeno natural de uma forma mais atrativa. Contudo, é só uma questão de tempo para que a tecnologia chegue ao público geral.