O Android 15, futura versão do sistema operacional móvel da Google, promete trazer uma série de melhorias em privacidade, desempenho e novas ferramentas para os usuários. Por isso, o texto a seguir explora os seus recursos e como será o processo de atualização.
O que foi lançado na primeira versão do Android 15 para desenvolvedores?
A primeira versão do Android 15 conta com melhorias de privacidade e desempenho, bem como recursos de proteção contra malwares. Além disso, novidades Privacy Sandbox e o suporte para a gravação parcial da tela. Veja esses e outros recursos a seguir.
Melhorias de privacidade e desempenho no sistema Android
Essas melhorias têm a função de tornar o sistema mais seguro e eficiente para os usuários. Sendo assim, ela inclui recursos que visam proteger o seu aparelho de malwares, além de melhorar a experiência do usuário.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Com o aumento das ameaças online, é crucial que os dispositivos tenham recursos de alto padrão de segurança para proteger os dados sensíveis. Com essa nova versão, então, os usuários ficam livres da ameaça de hackers e roubo de dados.
Recursos de proteção contra malwares
O Android 15 melhora a verificação de aplicativos por meio do Google Play Protect, que os avalia em busca de comportamento malicioso antes e após o download. Isto ajuda a garantir, aliás, que eles sejam seguros e confiáveis.
O sistema também aprimora a detecção de ações maliciosas nos aplicativos, ao passo que indica e bloqueia as atividades suspeitas que possam trazer danos a longo prazo, ou até mesmo ameaçar os dados do usuário.
Do mesmo modo, conta com proteção de dados em tempo real, uma vez que avalia todos os arquivos em busca de vírus, mesmo quando o aparelho está offline.
Novidades no Privacy Sandbox
Uma das principais mudanças é a troca de cookies de terceiros por tecnologias que mantém a privacidade, como, por exemplo, o Federated Learning of Cohorts (FLoC). Ela agrupa os usuários em “coortes” anônimas com interesses parecidos, em vez de rastrear indivíduos.
Apesar da mudança, o Privacy Sandbox visa manter a eficácia dos anúncios online, desse modo, os anunciantes podem alcançar o seu público-alvo de forma eficaz, mas sem arriscar a privacidade dos usuários.
Otimização do desempenho térmico e da CPU
Com essa melhoria, a CPU é capaz de gerir melhor o consumo de energia do aparelho, ao passo que garante que ele funcione de forma mais eficiente e econômica. Isso significa que os usuários podem ter uma bateria com maior duração, mesmo em tarefas mais intensas.
Além de uma melhor energia, isso também eleva o desempenho geral do aparelho, ou seja, os aplicativos e jogos podem rodar de forma mais suave e responsiva. Dessa forma, o usuário pode ter uma experiência mais fluida.
Por fim, ele é capaz de fazer uma gestão mais eficaz dos recursos, visto que prioriza tarefas importantes e reduz o uso desnecessário de recursos.
Suporte para gravação parcial de tela
Com o suporte para gravação parcial de tela, os usuários podem gravar apenas uma parte da imagem, em vez de todo o display. Essa função é útil em várias situações, como:
- tutoriais;
- gameplays;
- apresentações;
- preparação de aulas.
Uma das vantagens deste recurso é que o usuário pode poupar espaço de memória interna, o que é muito útil, aliás, para quem tem um baixo limite de armazenamento.
Vale lembrar que a função se integra ao sistema geral, o que torna o processo de gravação não só mais simples, mas também acessível para todos os usuários.
Melhorias da câmera em aplicativos de terceiros
O Android 15 oferece aos apps de câmera de terceiros a aptidão de controlar a intensidade do flash, desse modo, permite fazer ajustes na quantidade de luz que o flash emite para obter o efeito ideal na foto.
Além do flash, esses apps podem ter acesso a controles avançados de luz para evitar que a imagem fique muita clara e sem nitidez, como, por exemplo:
- ajuste de brilho;
- contraste;
- saturação.
Outro benefício é o suporte para arquivos de mídia mais intensos, como RAW, que traz uma melhor qualidade para fotos. Ideal, aliás, para quem atua na área de fotografia.
Função Notification Cooldown
Com o Notification Cooldown, ao receber várias notificações ao mesmo tempo e do mesmo app, o sistema as agrupa em um único alerta. Como efeito, reduz o volume de alerta sonoros e visuais.
Essa função ajuda a evitar interrupções que as notificações repetitivas podem causar, uma vez que permite que os usuários foquem melhor em suas tarefas sem distrações.
Os usuários também podem ajustar a função para cada app, ou seja, escolher o tempo de “resfriamento” entre as notificações e definir quais aplicativos podem usar essa função.
Quando o Android 15 será lançado?
O Android 15 tem previsão de ser lançado pelo Google com a versão beta pública entre os meses de março e abril de 2024. Em seguida, a empresa vai trabalhar para buscar a estabilidade do sistema operacional.
Segundo o cronograma da companhia, a última versão beta será liberada entre julho e agosto de 2024. Após esse período, então, as marcas levam alguns meses para ajustar o novo Android na interface dos seus sistemas.
Quais recursos devem ser lançados no Android 15?
O Android 15 já anunciou novidades que farão parte do novo sistema, mas também há recursos que são especulados, como mudanças na interface. Veja a seguir algumas das apostas para o novo sistema.
Novidades já testadas na nova versão do Android
Os widgets na tela de bloqueio são a principal mudança, pois eles oferecem acesso rápido a informações e funções. Além disso, os demais recursos incluem:
- exibição da saúde da bateria;
- Private Space;
- Easy Mode;
- salvamento de abas abertas na tela dividida;
- Auracast Bluetooth.
Recursos esperados para a 15ª geração Android
Uma possível adição seria o modo de uso com uma mão, o que facilitaria interagir com telas grandes em dispositivos maiores. Da mesma forma, pode incluir mais controles de privacidade, o que dá aos usuários maior controle sobre como seus dados são usados.
Espera-se também que o Android 15 traga uma ampla gama de opções de personalização da interface do usuário, como, por exemplo:
- temas;
- ícones;
- estilos de fonte.
Como será o processo de atualização para o Android 15?0
O processo de atualização para o Android 15 pode variar conforme o fabricante do aparelho e do modelo específico. Porém, o processo segue um padrão parecido e envolve as etapas a seguir:
- anúncio;
- notificação;
- download;
- instalação;
- configuração;
- verificação.
Recomenda-se que os usuários façam backup de seus dados importantes antes de iniciar o processo para, assim, evitar a perda de dados.