A Starship fará um novo lançamento e o maior foguete do mundo tem uma nova missão. Então, fique por dentro das novidades que envolvem a SpaceX e suas criações. Além disso, conheça um pouco mais sobre essa nave e o motivo de ela ser tão famosa hoje em dia.
A Starship SpaceX fez algum lançamento em 2024?
No dia 14 de março, o foguete fez o seu terceiro voo, mas teve perda de sinal. No entanto, mesmo assim, os cientistas consideraram o feito um sucesso. Isso porque nas duas últimas vezes que foi lançado, ele durou apenas alguns minutos no espaço.
Nesse dia, a nave conseguiu ficar mais de uma hora navegando. Dessa forma, os pesquisadores da SpaceX já se preparam para um novo voo.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Muito estudo antes de fazer a decolagem
Antes de qualquer coisa, os profissionais estão analisando cada detalhe do último voo. Assim, a ideia é entender o que houve com os estágios da nave ao reentrar na Terra. Mesmo assim, as notícias são animadoras.
Isso porque Gwynne Shotwell, diretora de operações da empresa, divulgou dados na Conferência Satélite de 2024. Então, segundo ela, o novo Starship lançamento ocorrerá no mês de maio.
Tudo depende da SpaceX nesse projeto?
O sistema de lançamento é algo muito nebuloso para muitas pessoas. Dessa forma, vale deixar claro que para alçar voo, não é só a SpaceX que se envolve nesse processo. Assim, a empresa deve ter uma permissão da FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA.
Inclusive, a instituição também está investigando tudo sobre o último voo. Mesmo assim, a empresa segue esperançosa. Afinal, apenas a última fase do lançamento mostrou problemas.
Com isso, acredita-se que o processo acontecerá de modo mais rápido. Ainda mais, vale ressaltar que o primeiro voo do foguete Starship aconteceu em abril do ano passado. Já o segundo aconteceu em novembro de 2023.
Seguindo esse ritmo, não vai demorar muito para que a nave entre em ação pela quarta vez. Então, em breve a própria SpaceX deve divulgar novas informações.
O que significa o termo Starship?
Starship é o nome do sistema de transporte reutilizável criado pela empresa de Elon Musk, também CEO da Tesla. Assim, ele conta com mais de 30 motores e tem 120 metros de altura. Dessa forma, é o maior foguete e mais poderoso que já existiu no mundo.
Ele possui dois estágios, a espaçonave em si e o propulsor chamado Super Heavy. Além disso, esse veículo é uma inovação gigante, visto que ele é todo reutilizável. O feito chamou a atenção da NASA.
Inclusive, ela escolheu o foguete para fazer parte da missão Artemis 3. Assim, ele será um módulo de pouso lunar. Ainda mais, o foco de tudo é levar astronautas para a Lua até o ano de 2026.
A própria NASA construiu um veículo potente chamado Saturn V. Ele foi usado nos lançamentos do programa Apollo. No entanto, mesmo assim, a empresa optou por usar a grande aposta da SpaceX.
Nomenclatura oficial do foguete
Ao contrário do que muitos pensam, esse foguete foi pensado há muitos anos. Inclusive, o projeto começou lá em 2005. Então, foi onde Elon Musk falou que a nave seria capaz de descarregar mais de 100 toneladas de cargas na órbita da Terra.
Muitas pessoas não acreditaram logo de cara. Mesmo assim, o primeiro protótipo foi construído e chamado de Starhopper. Além disso, em 2019 fez um voo curto, apenas para fins de testes.
Uma curiosidade é que desde desse momento, o foguete foi chamado de vários nomes, como:
- Mars Colonial Transporter;
- Interplanetary Transport System;
- Big Falcon Rocket ou BFR.
O nome Starship só se tornou oficial no ano de 2018. Ainda mais, muitos testes foram feitos com os protótipos da nave. No entanto, a maioria deles explodiu na decolagem ou logo após o pouso.
A virada veio em 2021, com o protótipo SN15. Afinal, ele conseguiu atingir 10 km de altitude. Além disso, foi capaz de descer e pousar de modo seguro. Isso foi um grande alerta para os pesquisadores de que estavam no caminho certo.
Mesmo assim, para que o foguete chegasse ao espaço, alguns pontos precisavam ser acertados. Então, o mais importante deles era testar o seu sistema integrado.
Como foi o primeiro lançamento da Starship?
Ele aconteceu no dia 20 de abril de 2023. Assim, após 4 minutos do seu lançamento, o foguete explodiu no céu. Sem dúvidas não era o que os cientistas esperavam.
A explosão ocorreu porque houve um erro no processo de separação dos dois estágios. Dessa forma, isso foi há 35 km de altitude, o que ativou o sistema de autodestruição da nave.
Ela foi perdendo altitude e finalmente explodiu quando estava a 29 km da terra. Depois disso, muitos estudos foram feitos para tentar entender como reparar o erro.
O segundo lançamento da Starship foi um sucesso?
Sete meses após o primeiro evento, em 18 de novembro, a nave foi lançada de novo. Então, ela entrou em órbita em 8 minutos e 30 segundos. No entanto, logo após perdeu comunicação com a sede.
Mesmo assim, isso entrou para a história dos eventos espaciais. Portanto, foi tido como um lançamento bem-sucedido.
Vale deixar claro que a SpaceX falou que não pretendia recuperar o veículo após o teste. Dessa forma, o esperado é que ele fizesse uma espécie de pouso forçado.
A ideia era reunir mais dados para ajudar os engenheiros do projeto. Afinal, com novas informações eles podem trabalhar na nave e otimizá-la ainda mais.
Velocidades orbitais
Musk disse que esses primeiros voos são para testar também a velocidade do veículo. Isso porque o intuito é que ele chegue a um nível orbital, ou seja, rápido como nunca se viu antes.
Para que uma nave entre em órbita ao redor da Terra é necessário atingir cerca de 28 mil km/h. Assim, esse segundo lançamento mostrou que ela de fato chegou nessa velocidade.
Qual é o grande objetivo da Starship?
Musk sempre deixou claro que o objetivo da nave é levar pessoas até Marte. Além disso, um dos planos iniciais era transportar indivíduos pela Terra mesmo. Inclusive, a companhia divulgou um vídeo muito interessante em 2018.
Ele mostrava como seria sair de Nova York e ir até Xangai em um período de 40 minutos. Ainda mais, no vídeo a empresa prometeu que com o foguete seria possível ir para qualquer lugar do mundo. Tudo isso em menos de 60 minutos.
Yusaku Maezawa, um grande bilionário, tem planos para a Starship também. Assim, ele deseja orbitar a lua, com 8 artistas, na famosa missão dearMoon. Essa última estava marcada para 2023, mas foi adiada.
Isso porque o foguete ainda não se encontra pronto para tal feito. Em resumo, os profissionais ainda vão analisar e executar muita coisa, com cuidado. Afinal, qualquer erro pode resultar em uma tragédia enorme.
O que esperar para os próximos anos?
Os 3 lançamentos foram importantes para a evolução do projeto. Com eles, foi possível otimizar muito o veículo e torná-lo mais estável.
Acredita-se que em 2024 o projeto avance ainda mais. Dessa forma, o lançamento de maio será muito importante para se ter uma noção do que já pode ser feito. No mais, antes de levar humanos para Marte, a nave pode ser usadas em outras missões terrestres.