As baterias da empresa CATL terão um maior tempo de carga para os veículos elétricos e outros dispositivos eletrônicos e uma vida útil mais longa. Então, conheça mais sobre essa nova tecnologia e o que ela promete para o futuro.
Qual é a tecnologia que promete baterias com zero desgaste por 5 anos?
A empresa chinesa de baterias CATL desenvolveu o sistema chamado TENER que promete zero degradação nos seus primeiros 5 anos de uso. Em suma, a empresa se destaca como a maior fabricante desse componente no mundo.
Isso explica que ela tenha chegado a tanto, uma vez que empresas do setor de dispositivos eletrônicos e de carros autônomos elétricos visam tal feito. Afinal, o desgaste é algo que diminui a vida útil de uma bateria ao longo do seu período de utilização e afeta o:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- desempenho dos aparelhos, bem como, dos carros elétricos;
- reduz o tempo de duração dos produtos;
- torna eles menos populares.
Ao pensar nisso, as empresas buscam novas soluções para criar um componente que seja capaz de durar mais tempo. Em suma, a meta é chegar ao nível de zero degradação da bateria.
Nos primeiros 5 anos, o produto da CATL com o seu sistema que armazena energia, o TENER, conseguiu chegar a tal ponto. Ao passo que aumentou a vida útil do componente para 20 anos.
Como funcionam as baterias com sistema TENER?
As baterias com sistema TENER da CATL funcionam com uma camada de eletrólito sólido interfásico, bem como, tecnologias de eletrólitos automontadas. Em suma, é por meio disso que os íons de lítio irão se mover no interior do componente sem perder a sua potência e:
- diminuir a fuga térmica;
- reduzir a degradação da bateria.
Vale lembrar que isso também gera uma vida útil de até 20 anos para a bateria, ou um total de 15 mil cargas. Ao passo que só os seus 5 anos iniciais é que não possuem degradação.
O que torna as baterias com o sistema TENER inovadoras?
As baterias da CATL com o sistema TENER de armazenamento de energia, se destacam por não degradarem nos seus primeiros 5 anos. Em suma, isso já é algo que impressiona muito, uma vez que muitas empresas buscam tal resultado há vários anos.
Este componente vai ainda mais longe, ao passo que ele também consegue guardar até 6,25 MWh de baterias de fosfato de ferro de lítio. Do mesmo modo, o sistema é capaz de armazenar energia limpa intermitente, por exemplo:
- eólica;
- solar.
As características da invenção fazem com que ela tenha um ganho de 30% na sua densidade de energia, assim, reduz o tempo de carga. Contudo, a bateria da CATL com o TENER tem um sistema de gerenciamento avançado.
Esse recurso, em síntese, é para monitorar, bem como, otimizar o seu desempenho, o que permite um desgaste mais uniforme que prolonga sua vida útil. Além disso, toda a parte de arquitetura foi feita com a ideia de reduzir a sua degradação em cada ciclo de carga.
O que isso significa na prática?
Na prática, os usuários podem esperar uma bateria cujos primeiros cinco anos de sua vida útil não irão afetar o seu armazenamento. Em outras palavras, isso quer dizer que essa tecnologia terá o mesmo desempenho no seu veículo por muito mais tempo e:
- sem precisar trocar a bateria;
- reduzir os custos com a manutenção;
- minimizar os impactos ambientais ao usar uma tecnologia sustentável.
A tecnologia continua em fase de implantação
É importante frisar que essa tecnologia continua em fase de implantação, ao passo que novos testes irão acontecer até a sua comercialização. Contudo, vale citar que os modelos TENER tendem a ser mais caros, mas que pode valer a pena pelo tempo de duração.
Quais são as aplicações do sistema TENER de baterias?
As baterias com sistema TENER é ideal para qualquer tipo de aplicação que precisa de armazenamento de energia eficiente e de alta duração, por exemplo:
- carros elétricos, pois ajuda o veículo a ter um maior tempo de duração;
- armazenar energia em rede, como energia solar e eólica;
- sistemas de backups de energia, bem como, ferramentas elétricas;
- dispositivos portáteis de qualquer aplicação que demandam uma boa bateria.
O futuro para esse sistema é bem promissor, uma vez que isso promete revolucionar o mercado ao gerar um maior tempo de duração. Além disso, o TENER tende a se tornar cada vez mais popular no mundo, ao passo que irá contribuir para a sustentabilidade.
Qual é a importância dessa nova tecnologia de baterias de carro?
As baterias automotivas com o sistema TENER serão mais duráveis, o que significa que os veículos elétricos terão mais tempo de carga. Do mesmo modo que a sua vida útil será bem maior, diferente dos modelos de componentes de lítio comum que se usa atualmente.
Também vale frisar que elas tendem a ser mais seguras, uma vez que a degradação só irá acontecer após 5 anos de uso. Por fim, é um forte incentivo para criar um futuro sustentável com tecnologias que ajudam a reduzir os impactos no meio ambiente.