Black Friday 2021: Tudo o que você precisa saber

 Black Friday 2021: Tudo o que você precisa saber

(Imagem: Thiago Pontes)

Nesta sexta-feira (26) temos a oportunidade de fazer boas compras, afinal é Black Friday. Apesar do mês todo ser repleto de ofertas, o dia é celebrado após a quarta quinta-feira de novembro, logo depois do Dia de Ação de Graças – feriado celebrado nos Estados Unidos. 

A Black Friday é super importante para os varejistas, por representar grandes oportunidades de vendas antes do Natal. Neste ano (2021) é ainda mais importante devido a baixa no consumo durante a pandemia em 2020. 

A pergunta que fica é, quando surgiu a Black Friday? E porque black (preto)? Antes das ofertas, vamos ler a história dessa data tão famosa. 

A história da Black Friday

Existem dois acontecimentos na história americana que remetem a Black Friday. Uma é do ano de 1869, ano de crise no país graças a ações que caíram vertiginosamente na corrida de monopolizar o mercado do ouro. 

Em razão disso, o mercado colapsou em uma sexta-feira a qual ficou marcada como Black Friday.

Já o segundo acontecimento possui mais de uma data, na verdade é quase uma evolução da Black Friday que conhecemos hoje. 

Começou nos anos 1966 quando o termo passou a ser utilizado com maior frequência ao redor do mundo, mas caiu nas graças das pessoas apenas em 1975 quando foi utilizado pelos jornais da época. 

Em 1980 uma teoria foi criada, deixando um pouco de lado o século XIX. O nome Black Friday fazia referência às canetas utilizadas pelos lojistas, onde as vermelhas significavam valores negativos nas finanças e a preta lucro.

Por fim, nos anos 90, os policiais da Philadelphia chamavam a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças de Black Friday devido às pessoas irem fazer suas compras de Natal nessa data. O trânsito da cidade ficava um caos e as lojas cheias.

Unindo todas as essas histórias, nós temos a data mais famosa do varejo. 

As compras online no Brasil

Nem só de Black Friday vive o brasileiro, as compras online no nosso país já são uma realidade. Tanto que 86% dos brasileiros presentes na internet – cerca de 51 milhões de pessoas – já efetuaram ao menos uma compra online. 

E qual a principal preocupação dos consumidores na hora de comprar online? 16% colocam confiança na loja e preço como principais motivos para fazer uma compra, logo em seguida com 14% vem o frete grátis e com 13% o prazo de entrega. Confira uma pesquisa completa falando sobre compras online no Brasil clicando aqui.

Por que estamos falando isso?

Infelizmente, no Brasil, nós temos lojas que acreditam ser mais espertas que os consumidores. E isso faz nascer a famosa “Black Fraude”.

Pouco antes da famosa sexta-feira, as lojas aumentam os preços e no dia baixam para o valor original da peça e alegam desconto. 

Como aproveitar a Black Friday?

Para você não ficar na mão nessa Black Friday, nós temos um show para fazer. Sendo mais precisamente um show de ofertas, e por quê? Comprar online não é tão simples quanto parece, ainda mais em um dia repleto de promoções. 

Por isso, deixamos aqui o link do Rapadura Ofertas, um canal no Telegram onde nossa comunidade nossos robôs mapeiam as melhores promoções da internet. Não importa o que você precise, você irá encontrar por lá, sempre com o menor preço.

Aproveite sua Black Friday, porque nós aqui do Rapadura vamos curtir muito!

Redação