O bootcamp é um formato diferente de formação, que consiste em uma imersão sobre o tema. Por ter uma proposta mais prática e com foco na inovação, além do networking, esse se tornou um ambiente favorável para surgirem novas startups no mercado.
O que é um bootcamp?
O bootcamp é um formato de curso de curta duração, cujo foco é desenvolver habilidades e competências para preparar o aluno para a carreira. Para isso, aposta em um formato imersivo, em encontros semanais ou com espaço menor.
Cada curso tem sua própria metodologia, mas no geral, além dos encontros, os alunos também recebem materiais extras para estudo. Mesmo com o foco mais prático, também há um fundo teórico, que usa também casos reais de mercado conforme a área.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Em alguns casos, a candidatura é livre e aberta para o público, mas há algumas formações que fazem uma seleção prévia dos participantes. Isso porque, conseguem formar turmas menores, com perfis similares ou que atuam em áreas complementares.
Qual é a origem do termo?
Na tradução literal, bootcamp significa campo de treinamento, por isso, o conceito foi adaptado para a área da educação. De fato, nesse tipo de formação, os alunos passam por um treinamento intensivo que envolve:
- mudança de mindset;
- preparação para disputar o mercado de trabalho;
- exercícios para desenvolver as habilidades.
Qual é a duração da formação?
A duração desse tipo de curso pode variar de 4 a 12 semanas, em média. Tudo depende do tipo de carreira e a ementa definida pela instituição.
Cada encontro costuma durar entre 3 e 4 horas e pode se dividir em uma primeira parte na qual o professor insere o tema e na sequência, abre-se para discussão e exemplos práticos.
Logo, essa pode ser uma boa opção para quem deseja se atualizar em um ramo em que já atua, mas não quer iniciar um curso mais longo, como uma pós ou MBA. A depender da área, aliás, é possível aprender as habilidades básicas para iniciar uma nova carreira.
Quais são as vantagens de fazer um bootcamp?
Uma das vantagens do bootcamp é o fato de ter tutores com experiência prática na área que ensinam. Dessa forma, eles próprios podem dividir suas experiências, o que enriquece muito a formação para os alunos.
Esse fator também contribui para que os conteúdos sejam sempre atuais, com as tendências mais recentes do mercado. Afinal, quem vive a prática pode trazer uma visão única, que serve de guia para a carreira.
Outro ponto que vale citar é que este é um curso livre, portanto, não se exige uma formação prévia. Portanto, diferente de uma pós-graduação, por exemplo, ele é acessível mesmo para quem não fez o ensino superior ou até vem de outra área.
Aplicação prática
Um dos focos desse tipo de formação é propor aos alunos que apliquem as lições que aprenderam ainda durante o curso. Isso pode servir, aliás, para montar um portfólio ao final, que vai servir para apresentar em futuras propostas de trabalho.
Esse modelo também tem um foco em métodos ágeis, por isso, pode ensinar aos alunos novos conceitos e metodologias para a tomada de decisão em alta no mercado.
Quais são as principais áreas para fazer um bootcamp?
É possível encontrar várias opções de bootcamp, em áreas como programação, marketing, empreendedorismo, entre muitas outras.
Em geral, pode-se notar que a maioria é de carreiras ligadas à tecnologia. Isso ocorre por uma série de fatores, sendo um deles a alta demanda por esses profissionais. Por isso, muitas empresas não exigem uma graduação na área e valorizam as habilidades práticas.
Devido ao sucesso, no entanto, o modelo se expandiu e passou a ser aplicado a outros ramos, tais como:
- recursos humanos;
- vendas;
- finanças.
Programação
Há muitas opções de bootcamp programação para quem quer trabalhar com desenvolvimento para web, em nichos como:
- front-end;
- back-end;
- softwares e aplicativos web.
Durante o curso, o aluno pode aprender sobre as principais linguagens que se utiliza, como Java, SQL, inteligência artificial, além de conceitos sobre experiência do usuário.
Empreendedorismo
Essa opção se destina ao público que já empreende ou que deseja abrir um negócio, uma vez que oferece lições sobre gestão, como, por exemplo:
- produto e mercado;
- mínimo produto viável;
- canais de vendas;
- inovação.
Nesse contexto, serve tanto para quem quer desenhar um negócio bem estruturado como para aqueles que querem se manter no mercado. Além disso, permite uma troca de experiências entre pessoas de nichos variados, de onde podem surgir novas ideias.
Marketing
Há opções de formações com foco apenas no marketing, bem como, aquelas que combinam também conceitos da área de vendas. Entre os temas que podem constar na ementa desse tipo de curso estão:
- neuromarketing;
- negociação;
- branding;
- análise de dados em campanhas.
Quais habilidades o aluno aprende em um bootcamp?
No bootcamp, além de aprender técnicas que vai usar no dia a dia da profissão, há também algumas soft skills que são úteis, tais como:
- comunicação;
- planejamento;
- liderança;
- relacionamento interpessoal.
Para quem é um bootcamp?
O bootcamp pode ter um público muito variado, mas uma característica comum é o interesse em uma abordagem prática e voltada à inovação.
Nesse contexto, pode servir tanto para quem quer empreender, como para pessoas em transição de carreira, ou ainda aquelas que apenas buscam se atualizar em uma área em que já atuam.
Muitas companhias, aliás, oferecem esse tipo de formação como forma de preparar seus colaboradores. Em especial, aquelas que têm uma cultura ágil e voltada à inovação, podem aproveitar o fato desse tipo de formação ser mais curta.
Como um bootcamp pode ajudar a desenvolver novas startups?
Um bootcamp reúne vários elementos, como inovação, networking e a prática, que favorecem o surgimento de startups. Dessa forma, um projeto criado dentro do curso pode se mostrar como uma opção de negócio viável.
Outro ponto que vale destacar é a presença de professores com uma vasta experiência de mercado, assim, podem orientar os alunos na melhoria de uma ideia e até mesmo ajudar a elaborar um pitch de sucesso.