O município português com cerca de 30 mil habitantes, o Fundão, localizado perto do distrito de Castelo Branco, se torna polo de inovação no setor agrotech. A região foi idealizada para o desenvolvimento turístico e tecnológico com inovação para uma agricultura inteligente. Sendo assim, um lugar voltado para novas tecnologias e oportunidades de emprego. A região é composta por uma uma miscigenação com mais de 67 países, em sua grande maioria do Brasil, Reino Unido e Índia. Cerca de 85% são de fora da União Europeia.
Fundão possui benefícios e incentivos na educação, fiscais e tecnológicos
Atualmente, conta com 70 startups e projetos voltados para os novos empreendimentos. Sendo assim, o Fundão ganha investimento por ter uma ambientação moderna e funcional para o desenvolvimento de projetos, além de ter uma terra fértil para a produção de importantes produtos para o País, como a cereja.
A região foca na educação como um dos pilares. Sendo assim, ela está situada perto de dois Institutos Tecnológicos, possui cursos de línguas gratuitos e conta com a Universidade da Beira Interior (UBI) com 10 mil estudantes.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Do Brasil para Portugal
Leonardo Nascimento é team leader da empresa Capgemini Engineering. Entretanto, ele se mudou para Portugal junto com a família, em 2018, após receber uma proposta para morar no Fundão. Após, largou o cargo de professor universitário e engenheiro de software, na cidade do Rio de Janeiro, para viver a nova experiência. ‘’Era um lugar que justamente eu buscava, uma cidade no interior com uma proposta que é difícil encontrar no Brasil, uma carreira que concilia o trabalho de engenheiro de software em uma cidade interiorana. No Fundão, consegui as duas coisas’’, destaca.
Nascimento considera a diferença na rotina grande em relação à vida na cidade grande. Ele mora a cinco minutos a pé do escritório e da escola. “Faço tudo andando. As crianças possuem uma liberdade muito grande de andar pela cidade, que é cheia de parques e áreas de lazer. Aqui, possui todos os serviços que preciso’’, cita.
Ele veio como engenheiro sênior e hoje gerencia uma equipe de 60 pessoas. Dessa forma, o engenheiro se organizou financeiramente e teve a terceira filha em Portugal.
O Rapadura Tech vai trazer um especial sobre o Fundão com entrevistas de brasileiros que vivem lá e com os representantes do município.