Conheça a região de Portugal exemplo de tecnologia

 Conheça a região de Portugal exemplo de tecnologia

O município português com cerca de 30 mil habitantes, o Fundão, localizado perto do distrito de Castelo Branco, se torna polo de inovação no setor agrotech. A região foi idealizada para o desenvolvimento turístico e tecnológico com inovação para uma agricultura inteligente. Sendo assim,  um lugar voltado para novas tecnologias e oportunidades de emprego. A região é composta por uma uma miscigenação com mais de 67 países, em sua grande maioria do Brasil, Reino Unido e Índia. Cerca de 85% são de fora da União Europeia. 

Fundão possui benefícios e incentivos na educação, fiscais e tecnológicos

Atualmente, conta com 70 startups e projetos voltados para os novos empreendimentos. Sendo assim, o Fundão ganha investimento por ter uma ambientação moderna e funcional para o desenvolvimento de projetos, além de ter uma terra fértil para a produção de importantes produtos para o País, como a cereja. 

A região foca na educação como um dos pilares. Sendo assim, ela está situada perto de dois Institutos Tecnológicos, possui cursos de línguas gratuitos e conta com a Universidade da Beira Interior (UBI) com 10 mil estudantes. 

Do Brasil para Portugal

Leonardo Nascimento é team leader da empresa Capgemini Engineering. Entretanto, ele se mudou para Portugal junto com a família, em 2018, após receber uma proposta para morar no Fundão. Após, largou o cargo de professor universitário e engenheiro de software, na cidade do Rio de Janeiro, para viver a nova experiência. ‘’Era um lugar que justamente eu buscava, uma cidade no interior com uma proposta que é difícil encontrar no Brasil, uma carreira que concilia o trabalho de engenheiro de software em uma cidade interiorana. No Fundão, consegui as duas coisas’’, destaca.

(Imagem: Thiago Pontes)

Nascimento considera a diferença na rotina grande em relação à vida na cidade grande. Ele mora a cinco minutos a pé do escritório e da escola. “Faço tudo andando. As crianças possuem uma liberdade muito grande de andar pela cidade, que é cheia de parques e áreas de lazer. Aqui, possui todos os serviços que preciso’’, cita.

Ele veio como engenheiro sênior e hoje gerencia uma equipe de 60 pessoas.  Dessa forma, o engenheiro se organizou financeiramente e teve a terceira filha em Portugal.

O Rapadura Tech vai trazer um especial sobre o Fundão com entrevistas de brasileiros que vivem lá e com os representantes do município.

Bruno Saviotti

Bruno Saviotti é psicanalista e jornalista e exerce atividades com temáticas como startups e novos empreendimentos. Utiliza as duas áreas como forma de auxiliar as pessoas a se conhecerem melhor para empreender e lidar com suas dores financeiras. Atende também terapeuticamente empreendedores com foco em desenvolver suas habilidades. Escreve para sites e para o Rapadura Tech sobre as questões psicológicas que costumam afetar os empresários, inclusive, sobre julgamento social e autoconhecimento. Ele aborda os tema por meio do Podcast, Youtube e Instagram @mejulgueoficial.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.