A Electronic Arts, gigante do mundo dos games e do universo virtual, em geral, revelou uma nova patente que chamou atenção de todo o mundo. Por isso, saiba detalhes sobre essa novidade, veja como funciona e quando ela estará disponível ao público.
Como funciona a nova patente da Electronic Arts?
De acordo com notícias, a Electronic Arts divulgou a patente de uma tecnologia capaz de adicionar sua voz a personagens de jogos. Nesse sentido, a novidade é um avanço interessante para o universo dos jogos.
Mais interação
Registrada em 2020 e divulgada apenas há pouco tempo, a patente da EA representa um avanço notável no campo da dublagem e da interação em jogos eletrônicos.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Ao contrário dos métodos comuns de escolha de vozes predefinidas ao criar personagens, essa tecnologia permite que os jogadores usem suas vozes reais, dando um toque pessoal e autêntico à experiência de jogo.
O processo descrito na patente envolve a captação da voz do jogador por meio de um sistema de gravação que, por sua vez, é processado por um módulo sintetizador, um conversor de voz e um “vocoder”.
Desse modo, a combinação de tecnologias resulta na geração de diálogos baseados nas amostras vocais do usuário, criando uma representação virtual única e personalizada.
Uma experiência diferente
Com a nova patente, os usuários podem ter acesso a uma experiência 100% única, com mais:
- imersão;
- emoção;
- sensação de participar da criação.
Além disso, essa patente pode trazer diversos outros avanços, que pode tornar ainda mais ricas as interações entre máquina e humano, como nos casos de softwares com inteligência artificial.
Porém, mesmo com o entusiasmo em torno da patente, é crucial destacar que o seu uso em futuros lançamentos da EA permanece incerta.
Afinal, a indústria de jogos é dinâmica e sujeita a mudanças. Desse modo, a adoção dessa tecnologia dependerá de vários fatores, que incluem:
- aceitação do público;
- considerações éticas;
- superar desafios técnicos.
A Electronic Arts já lançou a nova patente?
A patente da Electronic Arts ainda não foi lançada de forma oficial e não se sabe quando isso vai acontecer. Isso porque, o fato de ter uma patente não quer dizer que ela já esteja em pleno uso, mas sim uma forma de proteger a sua ideia e/ou propriedade intelectual.
Quais são suas vantagens?
Entre as principais vantagens dessa nova patente está a opção de criar uma experiência de jogo mais imersiva e personalizada. Da mesma forma, a tecnologia pode ter implicações enormes na indústria de dublagem.
Afinal, pode alterar de forma potencial o papel tradicional de atores profissionais, por exemplo. Contudo, ainda é preciso testar como vai ser a recepção das pessoas para com a nova opção.
Participação ativa dos gamers
Com a opção dos gamers contribuírem de forma direta para a criação de conteúdo nos jogos, a marca promove uma forma mais ativa de criar uma narrativa ao longo do game.
Mas, por enquanto, isso fica apenas no campo das ideias, já que a marca não falou nada sobre como será na prática.
Isso pode aumentar os laços na relação entre os criadores de jogos e a comunidade de gamers, em geral, ao criar uma sensação de coautoria na experiência de jogo.
Enfim, a EA terá o desafio de comunicar de forma efetiva os prós dessa nova tecnologia e superar possíveis resistências que possam existir por parte dos gamers.
Qual é a importância da patente da Electronic Arts?
A nova patente da Electronic Arts é de grande importância por diversas razões, que vão desde os aspectos tecnológicos à experiência do usuário.
Da mesma forma, a ética na indústria de jogos e possíveis impactos econômicos também estão entre os pontos que merecem destaque no tema.
Uma visão do que pode vir por aí
Com alguns dados já conhecidos, o anúncio pode dar um sabor a mais ao lançamento, que deve causar uma forte expectativa do que pode vir ou não nas próximas novidades da empresa.
A Electronic Arts teve uma boa ideia?
Embora a patente seja de 2020, a Electronic Arts teve sim uma grande ideia ao registrar a mesma e pela iniciativa. Afinal, tal ideia promete mudar como os usuários se conectam com os jogos.
Dessa forma, pode oferecer aos gamers uma sensação inédita ao adicionar ainda mais realismo. Com isso, essa inovação em conjunto ao avanço constante de outras tecnologias, como as de imagem e som, os jogos devem ficar muito mais imersivos.
Com base no que se conhece até então, a ideia é algo 100% distinto do que se vê nos games atuais de outras empresas do mercado.
Quais são os principais jogos da EA?
A EA já lançou diversos jogos em várias plataformas ao longo de sua história e alguns deles estão entre os mais jogados até hoje. Nesse sentido, pode-se destacar:
- Battlefield;
- Dead Space;
- FIFA;
- The Sims;
- Need for Speed.
Só com esses nomes, você já consegue entender o tamanho e a força que a marca tem no mercado. Então, assim como os fãs da empresa, não é difícil se empolgar ao pensar em um jogo com a sua voz nos seus personagens favoritos.
Por exemplo, ao criar um avatar no The Sims, além dos aspectos visuais, também deve ser possível editar sua voz em gravações diversas. Contudo, ainda não se sabe se tal função vai estar disponível para o jogo em questão, ou outros da franquia.
A patente deve sair em todos os jogos?
A marca ainda não informou nada sobre o lançamento desse recurso, nem muito menos em quais jogos ou plataforma deve sair primeiro. Mas, fica a expectativa para a inclusão dessa novidade no futuro dos games da empresa.
Do mesmo modo, com a notícia em alta ao redor do mundo, não será incomum se alguma outra gigante do segmento anunciar algo que possa competir de forma direita com a Electronic Arts.