A energia solar é cada vez mais comum nas casas de todo o Brasil, uma vez que é um tipo de energia limpa e sustentável. Do mesmo modo, promete reduzir os custos a longo prazo, portanto, conheça mais sobre ela e veja quais são suas vantagens e desvantagens.
O que é a energia solar?
A energia solar nada mais é do que energia que provém do calor, bem como, da luz do sol, sendo uma fonte renovável e sustentável. Em suma, essa alternativa ganha cada vez mais força conforme os anos passam, uma vez que a sua aplicação é diversa, por exemplo:
- gera eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos que faz a conversão em energia;
- aquece a água com coletores solares, seja para uso doméstico ou industrial;
- gera vapor, a fim de fazer funcionar turbinas e eletricidade.
O ponto é que esse tipo de energia tem um grande potencial para revolucionar o consumo de eletricidade no mundo todo. Ao passo que já é uma adoção comum, pois substitui o uso convencional vindo de usinas termelétricas por ser mais sustentável.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como a energia solar funciona?
A energia solar funciona, a princípio, com a utilização de coletores que capturam o calor e a luz do sol. Em síntese, vai depender da finalidade, pois pode ser tanto para eletricidade com o uso de um painel solar fotovoltaico, quanto para energia térmica.
Painéis fotovoltaicos
A energia solar fotovoltaica se dá pelo uso de painéis solares, ao passo que eles são compostos por células de silício. Em suma, quando os fótons, ou a luz que vem do sol, bate nas placas, há a liberação de elétrons e com isso, gera-se uma corrente elétrica.
Os fios que estão conectados a elas recebem essa carga que vão para um inversor solar, que é responsável pela conversão de corrente. Ou seja, há a troca de corrente contínua (CC) para a alternada (CA).
A CA é o tipo de eletricidade que está presente nas redes elétricas residenciais. Assim, é vital ter essa alternância, a fim de obter o seu consumo.
Energia térmica
Na energia térmica, usam-se coletores que capturam a luz do sol e converte em calor, que será transferido para um fluido que circula pelos coletores. A princípio, esse fluido é aquecido para, então, ser útil em várias finalidades, como:
- aquecer a água para uso doméstico;
- fazer o aquecimento de ambientes;
- alimentar sistemas de refrigeração;
- turbinas a vapor para gerar eletricidade.
Vale frisar que tanto o uso de placa de energia solar quanto coletores térmicos são de aplicação comum em empresas, bem como, em residências. Ao passo que é uma fonte sustentável e limpa para se usar para várias utilidades.
Quais são as vantagens do uso de energia solar?
A energia solar se destaca por ser uma fonte limpa e renovável para se produzir e converter em outras formas de energia. Do mesmo modo, é inesgotável, o que significa dizer que não será preciso usar recursos da terra para a sua produção, pois é natural.
Ela também exige pouca manutenção, o que a torna ainda mais conveniente. Além disso, esse tipo de energia tende a se tornar viável e fácil de aplicar, uma vez que os custos tendem a diminuir, assim como:
- usa tecnologia sustentável;
- viável para lugares distantes onde é difícil chegar a eletricidade convencional;
- não precisa de áreas extensas para suas instalações;
- é flexível para aplicar em vários tipos de sistemas, desde pequenos a grandes;
- traz economia financeira a longo prazo.
Outro fator é que o seu uso nos países tropicais, onde o verão é muito intenso, é uma ótima fonte de energia, como no Brasil. Isso porque, nesse período, a radiação do sol é muito forte durante grande parte do ano.
Qual é a desvantagem da energia solar?
A energia solar tem como a sua maior desvantagem o custo de fabricação. Em suma, as placas que fazem a captação, no geral, são bem caras para, além de consumir um alto nível de energia para tal.
Isso sem contar que, a depender das condições de clima e atmosfera, pode não ser uma boa ideia a sua adoção. Afinal, é necessário que a luz do sol bata nos painéis para a sua absorção, além disso, vale citar outros fatores, como:
- não há produção de energia durante a noite;
- locais de latitude médias e altas produzem energia em baixa quantidade;
- o seu nível de armazenamento é mais baixo, em relação as hidrelétricas;
- é preciso um sistema de armazenamento eficaz para guardar energia;
- custo inicial para aplicação é muito alto, embora traga economia a longo prazo;
- há um grande impacto ambiental na produção dos painéis solares.
Um alto custo de produção
O ponto principal sobre esse tipo de energia é a questão da sua produção, principalmente em grande escala. Ao passo que gera gastos no investimento inicial muito altos, bem como, na geração de resíduos ao fabricar os painéis e demais materiais.
É vantajoso adotar a energia solar em casa?
A energia solar pode ser muito vantajosa para se ter em casa, de modo geral. Todavia, isso envolve uma série de fatores que você deve considerar antes de optar por esse tipo de energia, como o seu custo inicial.
Isso porque, o investimento tende a ser muito caro, o que requer um grande planejamento, bem como, uma análise do seu consumo mensal. Em suma, a ideia é saber quantos Watts em média você utiliza em casa.
Uma residência cujo aproveitamento chega a 680 kWh por mês, precisa em torno de 7 painéis para instalar um sistema fotovoltaico. Dessa forma, a economia de gastos com a conta de energia convencional pode chegar a 95%, o que é ótimo, além de:
- gera economia de gastos a longo prazo;
- valoriza o seu imóvel, caso queira vender no futuro;
- não irá sofrer com o aumento das taxas de eletricidade;
- contribui para o meio ambiente, pois irá usar uma fonte de energia limpa;
- menor dependência da energia convencional.
Fatores essenciais para a instalação dessa energia em casa
Muitos fatores afetam os custos de um sistema desse tipo, como a capacidade do sistema e a quantidade de painéis necessários, além de:
- tipo de equipamento;
- mão de obra;
- subsídios e custos fiscais.
Isso sem contar a empresa que você contratar para realizar o serviço. Então, considere cada ponto e pesquise bem para saber o quanto irá custar a instalação.