Conheça os hubs de inovação do Rapadura Valley

 Conheça os hubs de inovação do Rapadura Valley

(Imagem: Thiago Pontes)

Reinventar-se e gerar soluções originais para problemas na sociedade são as principais premissas das startups. Em um cenário tão dinâmico, trazido pelas transformações digitais, a necessidade de agilizar os processos junto a habilidade de somar conhecimentos é fundamental. 

Como resultado dessa mudança de mercado, temos o aumento significativo de empresas que investem em inovação. Existem diversas maneiras de se fazer este investimento, porém a que mais vem crescendo no Brasil é a criação dos hubs de inovação.

Um hub de inovação é um espaço – físico ou não físico – que tem como principal fundamento estimular diferentes agentes para fomentar o surgimento de ideias inovadoras e proporcionar para as startups um ambiente para testar sua tecnologia e fazer networking.

Diante disso, decidimos destacar alguns hubs inseridos no Rapadura Valley, uma comunidade da capital do estado do Ceará que recebeu o prêmio de “comunidade do ano”, pela ABSTARTUPS no ano de 2020. Antes de citarmos os hubs, conheça todo o ecossistema de inovação cearense por meio do mapeamento feito pelo Ambiente Local de Empreendedorismo (ALE).

Hubs presentes no ecossistema do Rapadura Valley

(Imagem: BS Innovation Hub/Reprodução)

BS Innovation Hub

Utilizando as próprias palavras da BS: “O hub nasceu de uma parceria ‘irada’ entre três grandes empresas cearenses: BSPAR, Cordel Ventures e Gomes de Matos Consultoria”.  Aqui, a intenção é elevar empresas a outros patamares de mercado, fazendo todo o acompanhamento e desenvolvimentos dos empreendedores ao longo da jornada. 

A BS, assim como o Rapadura Valley, tem uma intenção bem clara de colocar o Ceará como protagonista no mercado de startups brasileiras. Para isso a empresa vem, constantemente, produzindo eventos e editais de aceleração. O objetivo é evoluir junto a uma galera ‘braba’ e trazer cada vez mais inovação ao estado. 

 

(Imagem: Casa Azul/Reprodução)

Casa Azul Ventures

A Casa Azul Ventures é uma aceleradora do grupo O POVO de Comunicação, que investe em empreendedores, resolvendo grandes problemas em mercados muito relevantes. A empresa aporta capital financeiro e alavancas estratégicas para fazer com que essas startups cresçam ainda mais rápido. Sua intenção é dar oportunidades para as pessoas moldarem um futuro melhor.

O modelo de aceleração tem como foco startups B2B (Business to Business) e B2B2C (Business to Business to Consumer). A qual foram investidos 250 mil reais em mídia por 7% de equity (mútuo conversível) mais preferência de 3% (follow on).

 

(Imagem: Rayane Mainara/Reprodução)

Habitat de Inovação SENAI

Sendo uma das entidades mais respeitadas quando o assunto é investimento em inovação, educação e qualificação, o SENAI não poderia ficar de fora da era das startups. Com a intenção de inovar e avançar o cenário tecnológico do Ceará, o Habitat de Inovação é um ambiente colaborativo voltado a desenvolver ideias científicas.

A ideia foi criar um ambiente colaborativo totalmente voltado para o desenvolvimento de ideias científicas. O Habitat tem foco na interação e conexão entre startups, empreendedores, investidores, alunos e indústrias no estado do Ceará. 

 

(Imagem: Hub Cumbuco/Reprodução)

Hub Cumbuco

Inovação e sustentabilidade, essas são as palavras-chave para o Hub Cumbuco. A intenção aqui vai além de grandes investimentos em startups, a ideia é ser aberto ao público e até mesmo aos turistas. Através da inovação e de exercitar o empreendedorismo, há espaço para criar a atmosfera perfeita para cultivar novos negócios. 

Além de ter uma localização privilegiada, na praia do Cumbuco, próxima à cidade de Fortaleza, conta com uma ampla e diversificada rede de serviços e opções de lazer, como restaurantes, bares e espaços culturais. Um exemplo claro do ambiente proporcionado pelo hub é o evento Winds for Future que acontecerá pela terceira vez entre os dias 22 a 25 de setembro e prega o esporte, sustentabilidade e inovação. 

 

Hub de Inovação do IEL

Este hub veio para impulsionar a inovação na indústria cearense, além de desenvolver o setor. O IEL é um espaço voltado para ideias inovadoras e foi lançado em 2020 sendo parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC.

A intenção é que empreendedores criem negócios, troquem conhecimento e acelerem o aperfeiçoamento das ideias em produtos e processos inovadores na indústria e, consequentemente, no mercado. 

 

(Imagem: Reprodução)

Hub de Inovação Banco do Nordeste

Criada com objetivo de facilitar a gestão da inovação no Banco do Nordeste e de incentivar o empreendedorismo inovador no estado, o hub fomenta o protagonismo criativo e inovador na região. 

Através de dois pilares, ecossistema de inovação e gestão da inovação para o Banco do Nordeste, o hub foca no desenvolvimento do empreendedor, não apenas no investimento direto na startup. Sendo um agente do governo, a instituição possui um relacionamento sociopolítico e acredita que isso é extremamente importante para estruturação de parcerias estratégicas com lideranças e atores locais. 

(Imagem: Maracanet/Reprodução)

ICC Biolabs

“Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa” poderia ser tranquilamente o lema da ICC Biolabs. Sendo um hub de inovação e tecnologia focado em soluções para todo o mercado da área da saúde. 

O foco da empresa é identificar problemas e transformar em negócios. Eles atendem o mercado da saúde de forma integrada, trabalhando no desenvolvimento de startups,  inovação aberta e educação para o futuro da saúde. 

 

(Imagem: Secitece/Reprodução)

Instituto Atlântico (Programa Praia)

Bora para a praia? Ou melhor, bora para O Praia? Sendo um programa de aceleração em rede, formado por profissionais que acreditam no empreendedorismo audacioso e que se uniram para potencializar as ações empreendedoras, acelerar a inovação e maximizar o retorno para a sociedade. 

Uma das crenças da empresa é que coisas incríveis acontecem quando se constrói em conjunto. Poderiam utilizar então aquele antigo provérbio africano que diz “Quando se quer ir rápido, vá sozinho, mas quando quiser ir longe, vá acompanhado.”

 

(Imagem: Ninna Hub/Reprodução)

NINNA Hub

O Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados, NINNA Hub, é uma iniciativa da visão de futuro de dois empreendedores brasileiros de sucesso, Deusmar Queirós e Paulo Baquit. Sendo o primeiro hub de inovação do Ceará, com foco em inovação aberta e transformação digital ao lado dos quatros atores do ecossistema de inovação: grandes empresas, startups, investidores e academia. 

Tem hub de inovação para todos os gostos

Apesar de existir de forma digital, um hub de inovação com espaço físico favorece o contato entre as diferentes instituições ligadas à inovação, startups, investidores, universidades e grandes corporações, sendo elas as principais responsáveis pela criação desses hubs.

Ao falarmos do estado do Ceará, não é segredo para ninguém que é conhecido por suas belezas naturais, porém, vem se tornando um grande polo de inovação. O Rapadura Valley se torna cada vez mais importante, pois reúne um grupo heterogêneo de pessoas interessadas em amadurecer o ecossistema e, consequentemente, o mercado. 

Se você busca fazer parte da comunidade que promete mudar o cenário de startups no estado do Ceará, clique aqui. Você irá direto para um formulário de adesão ao Rapadura Valley.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech (RT), portal de comunicação com conteúdos sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Negócios. Além de ser Editor-chefe do RT, atua também como Community Manager na Confraria do Empreendedor, um hub de empreendedores que potencializa conexões, colaboração e aprendizados. Adota o Telegram como app de comunicação principal.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.