O Gemini tem chamado atenção de muitos usuários bem antes do seu lançamento. Afinal, a sua proposta é bem interessante e promete balançar o universo da inteligência artificial. Dessa forma, entenda aqui o que é esse recurso e quais são as suas funções.
O que é o Gemini?
Esse é um novo modelo de linguagem criado pelo Google. Assim, ele é muito potente por ser multimodal. Dessa forma, é capaz de compreender interações, seja em:
- áudio;
- texto;
- imagem.
Inclusive, muitos profissionais de tecnologia comparam o Gemini ao GPT-4. Esse chatbot do Google é bem famoso e um grande rival da OpenAI.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O Google decidiu adotar esse nome para englobar todas as ferramentas de inteligência artificial da empresa. Assim, optou por deixar de lado a marca Bard, que por si só já estava conquistando muita fama.
A vice-presidente do Google, Sissie Hsiao, fez um pronunciamento sobre o assunto. Portanto, ela considerou essa transição uma das mais importantes na história da companhia.
O fim do Bard e início de diversas mudanças
De acordo com a empresa, o Bard agora muda de nome. Além disso, ganha um app dedicado para sistemas Android. Com isso, o serviço Google One oferece um plano exclusivo com inteligência artificial generativa.
O nome dele é IA Premium e terá um preço fixo de R$ 96,99 mensais em território nacional. Ainda mais, o Google Assistente será alimentado pelo novo modelo de linguagem.
O Duet AI agora ganha o nome de Gemini. Então, você poderá ver a mudança tanto no Google Workspace quanto no Cloud. Isso vale, inclusive, para o Docs e o Gmail. Em resumo, são muitas mudanças que visam impactar o mundo das IAs de forma positiva.
Em quantas versões o Gemini se divide?
Esse app se divide em 3 versões diferentes. Então, são elas: a tradicional, a Advanced (chamada antes de Ultra) e a Nano. Além disso, o legal é que cada uma conta com características próprias.
Mesmo assim, todas são capazes de encarar e executar tarefas complexas. Ainda mais, elas têm uma velocidade de processamento enorme.
Uma curiosidade, após 2 meses de lançamento, o Google optou por levar o app para vários outros produtos. Assim, agora ele é integrado as plataformas disponíveis para os usuários.
Versão Ultra vira agora Advanced
Quem fez o comunicado sobre essa mudança foi o CEO Sundar Pichai. Então, ele explicou que agora o modelo está ainda mais ágil. Dessa forma, consegue executar atividades que exigem:
- raciocínio;
- colaboração criativa;
- codificação;
- seguir instruções.
Vale deixar claro que o Gemini já opera também em português. Além disso, você consegue acessá-lo em mais de 150 territórios diferentes. Então, quem tem domínio em inglês, por exemplo, já pode aproveitar ao máximo esse recurso.
Por fim, a versão Advanced, lançada em fevereiro de 2024, é a mais poderosa do chatbot, por isso, é indicada para uso profissional, seja para criar texto ou para desenvolver códigos.
O Gemini vai disponibilizar um novo aplicativo?
Os usuários de Android terão acesso a um aplicativo dedicado à inteligência artificial. Assim, isso acontecerá nos mesmos parâmetros que a Microsoft fez há um tempo. Afinal, ela lançou o app chamado Copilot.
No dia 7 de fevereiro desse ano, houve uma entrevista com os executivos do Google. Assim, nela anunciaram-se mudanças para que se chegasse nesse modelo de linguagem.
Com esse app, você poderá interagir com imagens, por voz ou texto. Além disso, todo o processamento de dados acontece na nuvem. Dessa forma, já é possível perceber a preocupação com a segurança.
Celular Pixel 8 Pro
Esse é um modelo de smartphone da própria empresa. Portanto, é o único aparelho do mercado que vem com uma IA integrada de forma direta no seu sistema.
Agora, qualquer dispositivo Android 12 terá acesso a esse aplicativo sem problemas. No entanto, é necessário ter pelo menos uma memória RAM de 4 GB.
Usuários de iOS
Eles poderão ter acesso ao Gemini por meio do app oficial do Google. Portanto, o usuário não vai precisar instalar nenhum recurso novo no celular.
Isso é um ponto muito positivo, tendo em vista que quem usa iOS costuma conhecer esse aplicativo oficial. Além disso, a companhia prometeu ainda melhorar essa experiência com o passar do tempo.
Para usar essa ferramenta, o iOS precisa estar pelo menos na sua décima sexta versão. Caso contrário, o modelo de linguagem não irá funcionar.
O Gemini terá um site próprio?
A empresa decidiu lançar um site só para essa ferramenta. Assim, o endereço é gemini.com.br. Dessa forma, a página oficial do Bard é tirada do ar, dando continuidade as mudanças da marca.
Um site completo e intuitivo
Quem já testou o site garante que ele está bem intuitivo. Ainda mais, oferece respostas de forma bem rápida. Sua função é analisar a veracidade das informações. Além disso, ele oferece links que levam a conteúdos específicos sobre o tema. Assim, você pode se aprofundar ainda mais na sua pesquisa.
O próprio site deixa claro que há revisores humanos que usam as interações no chatbot para melhorar a qualidade do mesmo. Portanto, o objetivo é otimizar o Gemini cada vez mais. No entanto, a empresa ressalta que não se deve colocar dados pessoais na página.
Apesar de já se ter algo bem robusto, as perspectivas é que com o tempo isso se torne ainda mais poderoso. Afinal, o Google é famoso por ser uma companhia revolucionária em tudo o que se propõe.
Vale a pena usar o Gemini?
Sem dúvida, vale a pena usar o Gemini e explorar tudo o que ele pode oferecer. Assim, basta seguir as orientações com relação ao uso do site e aplicativo. Isso porque, sem os recursos mínimos não será possível curtir a ferramenta.
Esse modelo de linguagem promete dar ainda mais destaque para o mundo da inteligência artificial. Dessa forma, espera-se ter algo mais preciso, eficaz e prático de usar.
É provável que o Google ainda anuncie mudanças referentes ao aplicativo. Dessa forma, é legal ficar de olho nas possíveis novidades. No mais, veja como esse novo recurso pode tornar seu dia a dia mais prático e produtivo.