Profissões vêm e vão, mas o mercado é eterno e está em constante evolução. No passado o cliente ia até o comerciante, hoje a marca precisa ir até o cliente. Foi-se a época da monopolização, hoje é preciso convencer que sua marca é a melhor. Mas não é todo mundo que irá entender todo o conceito de seu produto logo de cara, a partir deste ponto iniciamos nossa fala sobre o Customer Success para startups.
O que é o Customer Success?
Startups tem como base operacional serem tecnológicas e inovadoras, a ideia é sempre resolver um problema dentro da nossa sociedade através desses pilares.
Um exemplo é o Nubank, Fintech decacórnio (Empresa avaliada em US$ 10 bilhões) que revolucionou o modo de utilizarmos as agências bancárias. A empresa trabalha apenas de forma virtual, sua sede, em São Paulo, funciona apenas como escritório. Tudo é operado de forma online pelo app, por lá você tem o controle da sua vida financeira.
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Mas imagine que ao iniciar suas atividades, o Nubank entregue o aplicativo na mão dos usuários e pronto, sem explicação de nada, sem atendimento ou suporte, apenas um software. Qual a probabilidade de problemas acontecerem?
Essa resposta você já sabe.
Por esse motivo a empresa possui um time especializado de CS (Customer Success). Sua função é basicamente, reter o cliente. Através de ações que integram tecnologia, marketing, vendas, serviços, treinamentos e suportes.
A pessoa que está posicionada no cargo de Xpeer (Customer Success na linguagem NU) tem como responsabilidade manter a qualidade no atendimento e na satisfação dos clientes buscando melhorar o relacionamento do usuário com o software e a empresa.
Com isso, o CS ou CSM (Customer Success Management) precisa estar sempre atento à satisfação e “saúde” do usuário. Com essas práticas a empresa retorna o valor do investimento para o cliente, criando um laço com o mesmo.
Trabalhar com CS requer muita atenção, afinal, por mais que seja um benefício pensando no cliente, a ideia é gerar mais pontos positivos perante os olhos dos usuários e, ao mesmo tempo, identificar e indicar potenciais compras de novos produtos, estabelecendo o Cross-sell (venda de um serviço ou produto adicional a um cliente. O exemplo mais prático é a batata frita grande por mais R$ 1,00 no McDonalds).
Estar em dia com a área de Customer Success não é apenas melhorar o atendimento ao cliente, isso pode ser feito através de um SAC ou das redes sociais. A ideia do CS é ser um gerenciador de relacionamento com o público-alvo.
Como empresário (a), dono de startup, é preciso entender que Customer Success não é luxo, sim uma necessidade. É a essência do SaaS (Software-as-a-Service), afinal, você conhece seu sistema de ponta a ponta, mas alguém que nunca o viu não poderá adivinhar tudo, é impossível.
Com um CS bem trabalhado é possível adquirir grandes benefícios.
Os benefícios do Customer Success
Algumas Startups começam seus trabalhos de CS logo no início de sua operação, outras desenvolvem a necessidade durante o processo de amadurecimento.
Mas de onde vem essa necessidade?
Depois de tudo que citamos neste artigo, só nos resta mostrar quais os privilégios que um Customer Success bem trabalhado traz a uma empresa emergente.
Indicações
É impossível negar que, o boca-a-boca é a estratégia de marketing mais eficiente para uma startup.
Quando se é novo no mercado há uma grande necessidade que seus clientes propaguem a mensagem, conte o quão inovadora e diferente é sua empresa. Para que isso ocorra, é preciso fidelizar os já clientes. O aumento de indicações será consequência direta do cliente ter sucesso ou não com sua empresa.
Retenção
Falamos no começo que o mercado é eterno e está sempre evoluindo. Se antes quem tinha o poder de escolha era o comércio, hoje é o cliente.
Não existe marca no mundo que não procure reter clientes. Ter alguém conhecendo sua marca todos os dias é bom, mas mudar a vida de alguém e fazer com que essa pessoa se apaixone pelo produto ou serviço é ainda melhor.
Investimentos
Ninguém coloca dinheiro onde não confia, ao comprar algo pela primeira vez é sempre um teste de fogo, mas comprar de uma empresa conhecida e confiável é sinônimo de bom investimento.
Metrificação
Dados, a palavra que pode ser inserida como mais importante no meio digital. Imagine uma startup sem dados? Como sua ideia tecnologia e inovadora poderia surgir se ela não saberia o ponto de dor da sociedade.
Ao trabalhar seu Customer Success de maneira eficaz é possível metrificar:
- NPS (Net Promoter Score) – Métrica utilizada para mensurar o Grau de Lealdade do cliente;
- CSAT (Customer Satisfaction Score) – Metrifica a satisfação do cliente para com a empresa ou produto;
- CHURN – Métrica utilizada para mensurar a perda de clientes ou receita;
- LTV (Lifetime Value) – Utilizada para metrificar o lucro líquido da vida de cada cliente;
- MRR (Monthly Recurring Revenue) – Métrica criada para previsão de ganho mensal, muito utilizada em SaaS;
- ARR (Annual Recurring Revenue) – Metrifica a receita anual da startup, saúde de faturamento.
Um sonho de consumo para os(as) donos (as)de Startups, certo?
E é exatamente com vocês que estamos falando. A área de Customer Success precisa da aprovação do alto escalão da sua empresa emergente. Sem o apoio todo o trabalho tende a dar errado.
As decisões precisam ser sólidas, nada é trabalhado no achismo. É preciso que tudo funcione de forma proativa e não reativa.
Obter sucesso sendo uma empresa emergente não é fácil, as ideias são sempre incríveis, mas é preciso ter planejamento, dados concretos, ser assertivo em cada passo.
Hoje, praticamente, todas as empresas norte-americanas de base tecnológica possuem uma área dedicada ao Customer Success. Graças ao aumento do setor,foram disponibilizados 5 mil postos de trabalhos nos últimos anos.
Há necessidade de abrir esse setor? E se a empresa não tiver recursos financeiros para tal?
Comece realizando com a equipe presente, consiga as métricas e trabalhe a vida do cliente. Ao fazer isso conseguirá todos os benefícios citados acima, consequentemente, poderá contratar uma equipe especializa em manter o trabalho.
Startup é tecnologia e inovação, mas a regra de “O cliente sempre tem razão” não muda com o tempo, ela apenas se adapta, ou melhor, você adapta o cliente. Customer Success para startups Inovação ou reinvenção? Eis a questão.