Inteligência Artificial Humilde é uma tendência que cresce no mundo inteiro e tem chamado cada vez mais atenção. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem como ela funciona. Daí a necessidade de se falar mais sobre o tema.
Por ser uma área ampla, a IA criou ramificações com suas especializações, por exemplo, a Humilde. Com isso, os profissionais conseguem aplicar os objetivos e técnicas visando um segmento de atuação e um propósito.
O que é Inteligência Artificial?
Também chamada de IA (Inteligência Artificial), é uma tendência da tecnologia no mundo, com formas de análise e trabalho de dados. Nesse sentido, ela trabalha para processar dados por meio de software, similar à humana.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Inteligência Artificial Humilde
Existem várias categorias, dentre elas está a IA Humilde, que busca soluções para as mais variadas áreas do mercado. A princípio, é uma forma de inteligência baseada na incerteza.
A incerteza da decisão, aquela que não sabe ao certo a resposta correta, é abordada pela Inteligência Artificial Humilde. Assim, ela trabalha medindo o nível de confiança do usuário e faz análise da decisão.
Em outras palavras, a IA Humilde é um método que permite saber quando um modelo é eficaz ou não. Por exemplo, isso se aplica às TVs Smart, que processam dados e oferecem ao usuário algo relacionado com seu perfil.
IA Auditável é a mesma coisa?
Ao contrário da IA Humilde, a Auditável trabalha com a produção de uma trilha detalhada sobre si mesma. Dessa forma, ela se constrói com base nos itens relacionados a:
- Algoritmos;
- Dados;
- Variáveis;
- Transformações;
- Processos de modelo;
- Lógica de modelo.
Outras tendências da IA
No mundo atual, a IA tem relação íntima com todas as ações que envolvem tecnologia. Portanto, uma tendência é o aumento na aplicação desse tipo de processo ao longo dos anos.
É preciso, dessa forma, criar uma IA que seja segura, estável e confiável. Assim, hoje diversas empresas e organizações trabalham para desenvolver e aperfeiçoar isso. Algumas das principais IA’s são a Explicável, a Ética e a Responsável.
IA Explicável
A princípio tem como função a predição, ou seja, deduzir informações de forma antecipada. Essa IA se caracteriza pela formação de redes neurais não lineares, e apresentar essa informação aos humanos pode ser complicada.
IA Ética
Ela tem como objetivo relacionar os dados para alinhar com um fim específico. Nessa opção, os dados são analisados de forma contínua, de acordo com o ambiente de mudança.
IA Responsável
Tem o fim de garantir que a organização seja capaz de entender e executar os modelos de conformidade. Assim, ela possui um padrão para se tornar confiável, segura e imparcial, com o objetivo de atender ao IA e Machine Learning.
Foto: A IA humilde é tendência no mundo inteiro.
Pesquisa aponta IA como tendência do mercado
De acordo com uma pesquisa da PwC, 86% das empresas que foram consultadas consideram que a IA é uma tendência tecnológica. Dessa forma, isso só comprova o quão presente esse instrumento será no mercado de vários nichos diferentes.
Como aplicar a Inteligência Artificial Humilde no dia a dia?
A Inteligência Artificial Humilde está presente todos os dias na rotina de qualquer pessoa, da atividade simples até a mais complexa. Assim, é uma tecnologia acessível e difundida, sendo encontrada com facilidade. Portanto, algumas opções são:
- Câmeras de vigilância;
- Aparelhos de TV;
- Aplicativos de mapa e de rotas;
- Controle de estoque em empresas.
Um grande exemplo são as TVa, como a smart. Elas processam dados e os apresentam de acordo com o perfil do usuário.
Isso também se aplica aos assistentes digitais, como Alexa, dispositivo da Amazon. Além de serem capazes de analisar e processar dados, também conectam vários dispositivos, criando uma rede de conexão.
Neste caso, elas fazem uso da IA Humilde porque não possuem conteúdos fixos. Ou seja, precisam de informações dos usuários para construir seu banco de dados e melhorar a experiência.
Uma nova era
Sem dúvidas o futuro do mundo está na tecnologia, resta ao homem aperfeiçoar cada vez mais sua aplicação e melhorar seu dia a dia. Para assim, conviver com a IA e aproveitá-la o máximo possível.