A inteligência artificial na educação é um assunto que ainda gera muita discussão, mas o fato é que o seu uso já é uma realidade. Por isso, você vai conferir aqui quais são os reais impactos da IA na forma de ensino, bem como, quais são as suas vantagens.
Quais são os impactos da inteligência artificial na educação?
A inteligência artificial na educação causa uma série de impactos, um deles é a personalização de ensino ao aluno. Ou seja, é possível adaptar a aprendizagem de um estudante conforme sua necessidade, o que o ajuda a progredir com mais rapidez.
Isso é crucial para aquela pessoa que não consegue se concentrar e tem dificuldade em alguma matéria específica. Além disso, há muitos outros impactos, por exemplo:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- suporte individual ao aluno com a ajuda de um tutor virtual de IA;
- analisar dados de educação para ajudar professores a otimizarem os seus métodos;
- tornar processos de gestão mais fáceis, como testes e correção de provas;
- maior acesso ao ensino para pessoas que moram em locais remotos.
Esses são alguns dos grandes impactos que a aplicação da inteligência artificial traz para a educação e o sistema de ensino atual. No entanto, esse é um tema que ainda gera muita discussão, levando a um grande debate sobre a questão ética desse recurso.
O debate da IA na educação
A IA na educação gera uma discussão ética, uma vez que o acesso a essa tecnologia afeta a privacidade dos dados do estudante. Por isso, é vital que a integração da ferramenta seja feita de forma responsável.
Um ponto comum no debate é que isso pode tirar o emprego de profissionais que trabalham na área. O ChatGPT, da OpenAI, por exemplo, auxilia o aluno de uma maneira mais personalizada, eximindo a presença do tutor na operação.
Quais são os benefícios da inteligência artificial na educação?
A inteligência artificial na educação tem vários benefícios, sendo um deles a melhora na aprendizagem. Em suma, com o auxílio desse recurso, o aluno obtém um feedback na hora, bem como, dicas que irão ajudar na sua evolução.
Isso permite que o estudante trabalhe de forma ativa em cima da sua maior carência. De modo que em cada caso, há as orientações corretas para o progresso individual. Contudo, vale mencionar outros pontos do uso de IA na educação, como:
- acesso a uma série de conteúdos digitais;
- aprende-se com materiais de alta qualidade;
- estuda-se em qualquer lugar e hora;
- ajuda na correção de tarefas com maior rapidez e na elaboração de testes;
- recurso de tutoria customizada com chatbot para tirar as dúvidas dos alunos;
- dicas de materiais extras de estudo, como vídeo-aula, bem como cursos e tarefas;
- permite que o aluno desenvolva habilidades, como o senso crítico e comunicação.
Essas são algumas das vantagens que o aluno, professor e a instituição de ensino tem com o uso de IA como parte do processo de educação. Todavia, isso não é tudo, há ainda mais pontos nos quais a ferramenta pode ser útil.
Suporte para os professores
O suporte para os professores é uma das grandes vantagens da IA, uma vez que ela dá insights de alto valor sobre os alunos. Em síntese, o tutor saberá tudo sobre o progresso do estudante, assim como quais são as suas maiores dúvidas e dificuldades.
Isso ajuda a oferecer um suporte mais eficaz a quem precisa de ajuda, o que é vital para a sua evolução. Além disso, a ferramenta também é precisa quando se trata de automatizar tarefas, pois ela pode auxiliar na correção de provas e a elaborar testes.
Educação remota
Outro ponto que merece destaque é o acesso ao ensino para os alunos que precisam de conteúdo extra para estudar em casa. Em suma, ele pode assistir aulas em vídeo, entrar em discussões e atividades online.
A inteligência artificial na educação é um inimigo ou aliado?
O uso da inteligência artificial na educação já é um fato, no entanto, o que define ser aliado ou inimigo é a incorporação ao sistema. De modo que, é vital que todos tenham acesso à ferramenta, como o aluno que mora em locais remotos.
Vale citar, por outro lado, alguns desafios como:
- a coleta dos dados dos alunos para criar um ensino personalizado;
- perda de interação humana, mesmo que os riscos sejam baixos;
- alguns algoritmos podem ter vieses;
- causar dependência da IA.
Isso pode ser um desafio que a educação pode enfrentar com a IA. Mas, ao superar todos eles, o uso de IA é um grande aliado no auxílio ao ensino. Contudo, para concluir, o trabalho em conjunto é vital para o sucesso da ferramenta.