Como o medo de falar em público atrapalha seus negócios

 Como o medo de falar em público atrapalha seus negócios

(Imagem: Thiago Pontes)

Você se lembra quando tinha que apresentar um trabalho na escola e a mão suava, a voz gaguejava, sentia um gelo no estômago e um desespero dominava a situação? Esse é um dos maiores sintomas que a grande maioria das pessoas carregam ainda na vida adulta: o medo de falar em público.

Expressar a opinião para outras pessoas, enfrentar a vergonha e lidar com o que os outros pensam, esses estão entre os  grandes desafios para quem quer empreender. Nesse processo, aprender a lidar com essa situação constrangedora pode ser fundamental para ter sucesso para um líder de uma startup ou quem vai começar um novo empreendimento. Os grandes empresários e milionários entenderam a importância de lidar com essa vergonha e conseguiram se livrar desse medo e ter os benefícios de se expressar para muitas pessoas..  

Melhor ficar sem dinheiro ou morrer do que falar em público

Em 2015, o jornal inglês, Sunday Times, fez um levantamento que destacou que as pessoas possuem mais fobia de se apresentar em público do que morrer ou de passar por problemas financeiros. Ao todo, o periódico entrevistou 3 mil pessoas, em que 41% preferem enfrentar uma crise financeira ou passar dessa para outra vida. Esse medo é tão forte e comum em muitos, que originou a palavra glossofobia.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos destaca que a glossofobia atinge 73% da população do País. O receio das críticas sociais e ter uma avaliação negativa integram esse quadro.

No mundo dos negócios e com a força do marketing digital e as redes sociais, saber se comunicar e aparecer em público se torna um diferencial para quem quer empreender. Perder a vergonha ao apresentar uma palestra, expressar uma opinião sobre seu negócio nas redes sociais ou dar uma entrevista para a imprensa sem medo do que irão pensar, faz um grande diferencial para o marketing pessoal e para o futuro. Além disso, é um diferencial quando for apresentar o projeto para possíveis parceiros.   

Dica para lidar com essa fobia

Saber receber críticas e lidar com a pressão é uma ferramenta importante nesse processo. Ao falar em público, entenda que boa parte de quem está te escutando passou por uma situação parecida. Pode ser um grande desafio, mas toda vez que passar por essa situação e enfrentar esse medo ela vai diminuindo. Resumindo, quanto menos importância dar sobre o que falam de você mais sucesso pode alcançar. 

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Bruno Saviotti

Bruno Saviotti é psicanalista e jornalista e exerce atividades com temáticas como startups e novos empreendimentos. Utiliza as duas áreas como forma de auxiliar as pessoas a se conhecerem melhor para empreender e lidar com suas dores financeiras. Atende também terapeuticamente empreendedores com foco em desenvolver suas habilidades. Escreve para sites e para o Rapadura Tech sobre as questões psicológicas que costumam afetar os empresários, inclusive, sobre julgamento social e autoconhecimento. Ele aborda os tema por meio do Podcast, Youtube e Instagram @mejulgueoficial.

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.