Android Auto é o nome do sistema automotivo do Google, que insere a experiência do celular em carros compatíveis. Dessa forma, ele permite que se transmita alguns recursos do smartphone para o painel do veículo, entenda mais sobre ele a seguir.
O que é Android Auto?
Android Auto é um sistema que surgiu como rival ao Apple CarPlay para atender outros donos de montadoras de automóveis. Assim, sua função é integrar o celular Android e os seus aplicativos para o recurso com o painel inteligente, para ficarem mais acessíveis.
Ele funciona ao espelhar a tela do seu smartphone para a central multimídia do carro. Por isso, a partir dele, é possível usar vários aplicativos sem a necessidade de pegar no seu dispositivo móvel enquanto dirige, o que deve evitar distrações e acidentes no trajeto.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Quando e por que surgiu?
A solução surgiu em 2015 e, de acordo, com o Google, funciona com um sistema que está em mais de 500 modelos de carros de diferentes marcas e categorias. Então, se trata de um modo de usar o próprio celular para ter acesso a mapas, ouvir músicas, ou receber notificações.
A opção por integrar o aparelho no painel é útil porque se trata de uma tela maior e com poucas distrações. Dessa forma, o Android Auto, tem a missão de evitar tirar a concentração do motorista, o que pode causar acidentes.
Como é sua interface e conexão?
O sistema permite que o motorista tenha uma interface bem intuitiva, simples e adaptada para o dia a dia. Por isso, seus ícones bem são maiores do que na tela do seu smartphone, o que torna os textos mais fáceis de ler e só mostra o que importa.
Seu modelo é bem similar ao que já havia na companhia holandesa Tom Tom, mas com melhorias. Assim, ele muda o layout e as funções de alguns aplicativos para ficar mais simples e seguros para uso pelo motorista que está ao volante.
Para se conectar ao celular, ele pode usar cabo USB, o que garante mais velocidade na hora de passar os dados. Mas, a maioria dos usuários prefere a função sem fio e para usá-la basta manter o Bluetooth do aparelho ligado.
Quais são os benefícios do Android Auto?
Uma das principais vantagens do Android Auto sobre os rivais é que ele pode se conectar ao painel por um cabo, o que diminui a perda de dados. Além disso, realiza todo o processo no celular, o que dispensa um software muito caro no seu carro.
Compatibilidade
Esse recurso já possui aplicativos de navegação integrados, como os tradicionais GPS, Google Maps e Waze. No entanto, ele também aceita vários aplicativos, em versões adaptadas, ou seja, com menos contexto visual. Assim, alguns exemplos do que funciona nele são:
- Google Play Music;
- Telegram;
- Spotify;
- Youtube Music;
- Skype;
- WhatsApp;
- Amazon Music.
Um bom diferencial é o recurso ser compatível com vários carros. Por isso, o usuário pode adquirir um painel por conta própria e instalar em seu veículo. Isso porque, ele requer apenas um bom sistema de conexão e um processador leve para espelhar seus dados.
Assistente virtual integrada
Para quem gosta de usar uma assistente virtual, o recurso oferece a opção de chamar o Google Assistente, assim como no celular. Assim, essa é uma função ótima para quem dirige, já que serve para obter informações sem nem ao menos olhar para a tela.
O Auto também guarda todos os lembretes e anotações que você fizer enquanto dirige e os leva direto para o smartphone. Dessa forma, se torna um meio de aproveitar ao máximo o tempo usado na direção, sem perder a atenção necessária.
Qual é a diferença entre Android Auto e Android Automotive?
Apesar do nome similar, o Android Auto e o Android Automotive são bem diferentes entre si. Isso porque, enquanto o primeiro é uma ferramenta para o seu celular funcionar na multimídia do carro, o segundo se refere a um sistema de veículo que a plataforma criou.
Nesse sentido, o primeiro exige que você tenha um telefone com Android para realizar a conexão e usar os recursos que lhe oferece. Enquanto isso, no segundo trata-se de um veículo, que até pode se conectar ao aparelho, mas funciona de modo independente.
A diferença entre eles não se dá apenas no modo como o sistema se integra ao carro, mas, é bem notável no preço. Isso porque, o primeiro tem um valor acessível que você pode instalar em vários automóveis, já o segundo só se insere em carros de luxo, como o BYD Dolphin.
Qual é a nova versão do Android Auto?
A atual versão do Android Auto é a 11.0, que traz uma grande mudança para os usuários, por mudar seus ícones de apps e status. Assim, isso fica ainda mais claro para quem usa celular da Samsung, que tem uma estética mais única.
Seu grande diferencial teve como foco resolver alguns problemas de conexão que a versão antiga apresentava. Além disso, a experiência para ouvir músicas também deve melhorar com esse novo sistema.
O que ele oferece para usuários Samsung?
Ao se conectar a um Samsung Galaxy, os usuários têm uma transição nos ícones de aplicativos. Isso porque, ele abandona as formas circulares padrão em favor do “squircle”, algo similar a um quadrado com as bordas arredondadas, tão comum na interface One UI da Samsung.
Essa alteração não se trata apenas de um visual, mas, também, envolve trocar ícones específicos. Por isso, o acesso a recursos como os de telefone e configurações, para refletir a estética já comum nos aparelhos da marca.
O que esperar do futuro do Android Auto?
A plataforma ainda não introduziu, mas o Google promete que as próximas versões do Android Auto, devem incluir suporte para vídeos chamadas. Assim, a intenção é que funcione com a maioria dos softwares, mas ainda não há data para a mudança.
Outro desejo de quem usa o sistema é que haja a opção de desconexão direta ou ainda a chance de sincronizar papéis de parede entre os dois aparelhos. No entanto, ainda não há nenhuma previsão para que isso ocorra nas próximas versões.