A discussão em cima da energia renovável só aumenta ao longo do tempo. Afinal, cada vez mais se entende a importância desse assunto para a atualidade. Então, a Microsoft resolveu tomar uma atitude com relação a isso, saiba mais.
A Microsoft fez um acordo de energia renovável?
É verdade, a Microsoft fez um acordo no campo da energia renovável. Inclusive, ele está sendo considerado o maior da história nesse setor. Então, este passo marca um compromisso claro da empresa em direção à sustentabilidade.
Este movimento faz parte da iniciativa da Microsoft de atingir suas metas ambientais ambiciosas. Assim, elas incluem ser carbono negativo até 2030 e eliminar todas as suas emissões históricas de carbono até 2050.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Quais são os detalhes do acordo?
Esse acordo envolve a aquisição de energia renovável em uma escala sem precedentes. Ela é destinada a alimentar os centros de dados da empresa e suas operações globais.
De modo mais específico, a Microsoft firmou contratos para a compra de mais de 5,5 gigawatts de energia limpa. Esta será fornecida por uma combinação de fontes eólicas e solares. Ainda mais, elas serão distribuídas em diversas regiões, incluindo:
- Estados Unidos;
- Europa;
- Ásia.
O acordo inclui não apenas a compra de energia, mas também investimentos em projetos na área. Dessa forma, ajuda a promover a inovação neste setor.
A ideia, portanto, é fazer parcerias com empresas locais. Juntas, elas irão construir novas infraestruturas de geração de fontes de energia renovável.
A estratégia da Microsoft também prevê o uso de tecnologias para melhorar sua eficiência energética. Então, é um projeto bem ousado, que vai gerar muitos benefícios.
IA x consumo de energia
O aumento no uso de inteligência artificial (IA) tem gerado preocupações sobre o aumento do consumo de energia. Os modelos de IA requerem uma abundância de recursos computacionais.
Isso se traduz em um alto consumo de energia. Dessa forma, isso pode gerar impactos ambientais graves, isso, no entanto, no caso do uso de fontes não renováveis.
A Microsoft está bem ciente desse desafio. Portanto, está direcionando seus esforços para que o aumento no uso de IA seja seguido por uma transição para fontes de energia limpa.
Com isso, a empresa busca mitigar o impacto ambiental associado ao uso intensivo de tecnologia.
Vale a pena investir em energia renovável hoje em dia?
Sem dúvida, pois essa é uma decisão cada vez mais vantajosa. Isso tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Um bom exemplo de energia renovável é a solar ou eólica.
Inclusive, seu baixo custo tornou essas opções competitivas em relação às fontes de energia tradicionais. Além disso, elas contribuem muito para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Logo, são armas poderosas para combater as mudanças climáticas. Dessa forma, espera-se que não só a Microsoft, mas outras empresas também invistam em projetos parecidos.
O avanço da tecnologia e o aquecimento global exigem esse tipo de mudança. Por fim, espera-se que muitas novidades nesse setor surjam nos próximos anos.