A mobilidade urbana tem sido impulsionada por startups que trazem soluções para o setor, que mudam como as pessoas se deslocam na cidade. O texto a seguir explora as principais empresas desse ramo, bem como, as tecnologias usadas neste propósito.
O que é mobilidade urbana?
Mobilidade urbana se refere ao deslocamento de pessoas e mercadorias dentro da cidade ou em regiões metropolitanas. Sendo assim, tem a ver com o uso de vários modos de transporte, como:
- público (ônibus, metrô e trem);
- transporte privado (carros, motos e bicicletas);
- caminhadas.
O objetivo é garantir que as pessoas se desloquem de forma eficiente, segura e sustentável no espaço. Para isso, deve-se levar em conta não apenas as demandas da população, mas também a infraestrutura e a preservação do meio ambiente.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Quais startups estão revolucionando o setor de mobilidade urbana?
As startups de mobilidade urbana mais ativas no setor são a Uber, bem como, a 99, a Bird, a Tesla, Waymo e Sygic. Veja a seguir em quais áreas cada uma delas operam.
Uber
Vista como pioneira no serviço de transporte compartilhado, a Uber traz uma opção prática de transporte. Isso porque, ela possui motoristas parceiros que fazem viagens por um preço mais acessível que os táxis, com várias opções de pagamento, como:
- dinheiro;
- cartão;
- PIX.
99
Assim como a Uber, a 99 conta com um serviço de viagens de baixo custo, em veículos que vão desde motocicletas, até carros mais sofisticados. O sistema de paradas, aliás, presente também na sua principal concorrente, é muito útil para reduzir o volume de carros nas ruas.
Bird
A Bird é famosa por sua abordagem inovadora com patinetes elétricos, assim, oferece uma opção de transporte alternativa, ágil e sustentável para transitar na cidade. Seu impacto na mobilidade pode ser visto, sobretudo, em áreas urbanas densas e com mais tráfego.
Tesla
Embora seja mais conhecida como líder no setor de veículos elétricos de alta performance, o diferencial da Tesla está na criação de tecnologias avançadas, como a Autopilot, que caminha em direção a um futuro com transporte 100% autônomo.
Waymo
Como líder no mercado de veículos autônomos e subsidiária da Alphabet, a Waymo está na vanguarda da revolução da mobilidade urbana no Brasil. Os seus avanços em sistemas de direção autônoma buscam por soluções seguras e eficientes para o futuro do trânsito.
Sygic
Destaca-se pela praticidade do seu app de navegação GPS, pois conta com recursos como mapas offline, alerta de tráfego em tempo real e dados sobre pontos de interesse. Tudo isso, aliás, em uma interface amigável e fácil de usar.
Quais são as tecnologias disruptivas usadas pelas startups de mobilidade urbana?
As tecnologias usadas pelas startups de mobilidade urbana são os veículos autônomos, a inteligência artificial, a Internet das Coisas, entre outros. Veja mais detalhes abaixo.
Veículos autônomos
Os carros autônomos são a promessa de um trânsito mais ágil no futuro, uma vez que eles não precisam de um motorista humano para operar. Desse modo, flui de forma mais contínua e consistente, o que reduz os congestionamentos, acidentes e tempos de viagem.
Inteligência artificial (IA)
A IA permite não só a criação de um plano de rotas mais eficiente, mas também a previsão da demanda por transporte e a gestão eficaz da frota de veículos. Tudo isso ajuda a gerar uma mobilidade mais fluida e que se adapta ao que os usuários precisam no dia a dia.
Internet das coisas (IoT)
A junção de sensores e dispositivos IoT nos veículos e na área urbana fornecem uma abundância de dados em tempo real sobre o tráfego, bem como:
- condições das estradas;
- vagas para estacionar;
- previsão do tempo;
- qualidade do ar.
Big Data e Analytics
A análise de grandes volumes de dados ajuda as startups a não só entenderem os padrões de comportamento dos usuários, mas também avaliarem os pontos de melhoria e tomarem decisões com base em informações concretas.
Quais são os principais desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades?
Os desafios da mobilidade urbana são os congestionamentos, assim como a poluição e a segurança viária nas grandes cidades. Saiba mais nos tópicos a seguir.
Congestionamento
O alto volume de veículos nas ruas resulta em congestionamentos frequentes, dessa forma, causa atrasos, poluição do ar e estresse para os usuários.
Poluição ambiental
O grande número de carros e motos pela cidade contribui para a poluição do ar, o que afeta não só qualidade de vida de quem transita, mas também a saúde pública como um todo.
Segurança viária
Os acidentes de trânsito são muito comuns em áreas urbanas e a maior causa, aliás, é o aumento do número de veículos e a interação complexa entre vários modos de transporte.
Acesso desigual
Em certos pontos da cidade é mais difícil achar uma opção de transporte público acessível, seja por conta de um baixo número de linhas de ônibus, por exemplo, ou por questões sociais, como:
- baixa renda;
- idosos;
- pessoas com deficiência.
Quais são os benefícios da revolução das startups na mobilidade urbana?
As startups de mobilidade urbana podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e otimizar as rotas. Além disso, atuam para uma menor emissão de carbono. Confira esses e outros benefícios logo abaixo.
Trânsito mais fluido
Ao usar um app como Uber ou 99, por exemplo, em vez de sair de casa em um veículo próprio, você reduz o volume de carros na rua e evita trânsito intenso. Além disso, as opções como patinetes e bicicletas tornam as vias mais fluidas.
Melhoria na qualidade do ar
O uso de veículos elétricos e a redução de carros movidos a combustíveis fósseis ajudam a reduzir a poluição do ar. Esta é uma vantagem, de fato, para quem transita pela cidade, pois ajuda a cuidar da saúde dos habitantes por meio de uma mobilidade urbana sustentável.
Otimização de rotas
Tecnologias como IA, IoT e análise de big data ajudam a otimizar as rotas, ao passo que dá a opção de fazer um plano de viagem e prever o volume de demandas do dia. Sendo assim, melhora a eficácia do sistema como um todo.
Redução de emissões de carbono
Os veículos elétricos reduzem a emissão de carbono ligado ao transporte e, assim, ajudam a combater a poluição do ar. Essa visão se alinha com os esforços globais para levar a uma economia de baixo carbono, bem como, para promover um espaço mais sustentável.
Economia de custos
Um veículo próprio traz custos com a compra, combustível, IPVA e outros gastos pontuais, por isso, usar um app como Uber ou 99, por exemplo, permite poupar dinheiro.
Vale lembrar, aliás, que a maioria deles oferece valores mais baixos até mesmo em viagens mais longas, assim como pontos que podem se tornar descontos em corridas futuras.
Incentivo à inovação
Quanto mais se investe em tecnologias para tornar o trânsito mais fluido, mais se estimula criar novos modelos de negócio nessa área e a noção sobre o que é mobilidade urbana.
A ampla gama de ideias dentro do ecossistema de startups cria, então, um espaço propício para testar, colaborar e gerar valor para os usuários e para a sociedade como um todo.
Como as tecnologias emergentes podem impactar a mobilidade urbana?
As novas tecnologias de mobilidade urbana têm o potencial de melhorar a segurança, bem como, a eficiência e a sustentabilidade. A IA, por exemplo, oferece uma gestão mais integrada e sóbria dos sistemas viários.
Ao adotar veículos elétricos e promover o MaaS, as cidades podem, então, oferecer opções de deslocamento mais acessíveis e amigáveis ao meio ambiente.