Muitas pessoas não têm ideia o que é um neurocirurgião e nem o que ele faz, tampouco a sua importância para lidar com doenças cerebrais. Por isso, este artigo traz os detalhes sobre este profissional e como o uso de IA pode ajudar nas suas cirurgias cerebrais.
O que é neurocirurgião?
Neurocirurgião é o médico especialista no diagnóstico, bem como, no tratamento de doenças do sistema nervoso periférico e central, por exemplo:
- os nervos periféricos;
- nervos cranianos;
- medula espinhal;
- cérebro.
É uma das profissões mais desafiadoras, uma vez que é preciso ter muito conhecimento e habilidade para fazer uma cirurgia. Do mesmo modo, é o tipo de médico de extrema importância.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O especialista vai de encontro com outro profissional que também é crucial para estudar e curar essas questões de saúde, o médico neurologista. Aliás, muitas pessoas não sabem quais deles procurar para ter um diagnóstico.
Médico neurologista
O neurologista fica mais na parte clínica dessa área médica, ou seja, ele irá passar remédios e exames para o paciente. Também faz a análise dos exames e indica vários tipos de terapias segundo o tipo de grau da doença e o seu tratamento.
Este profissional atua na prevenção e cuidados de doenças degenerativas, bem como, em distúrbios que afetam os movimentos do corpo, entre outros. Contudo, o neurologista para se formar e se tornar um especialista, deve passar por:
- graduação em medicina;
- três anos de residência em neurologia;
- ter o título de um especialista na SBN.
O profissional, muitas vezes, irá trabalhar com o neurocirurgião, a fim de ter um diagnóstico mais completo sobre o paciente. Ao passo que há casos em que a pessoa deve contar com os dois tipos médicos para cuidar melhor da sua saúde.
O que faz o neurocirurgião?
O neurocirurgião, para resumir, é quem irá realizar a cirurgia em um paciente, ao passo que isso pode envolver alguns tipos de tratamentos, como:
- trauma craniano, bem como, espinhais e outras lesões com danos no cérebro;
- um tumor no sistema nervoso ou no cérebro, seja ele benigno ou maligno;
- lidar com algum tipo de doença degenerativa que afeta o cérebro e o sistema nervoso;
- tratar doenças vasculares, como AVC e aneurisma cerebral;
- lidar com dor de cabeça e outros tipos de dores crônicas.
Tudo isso engloba as áreas de atuação deste médico, o que mostra o quão vital é a sua função para lidar com a saúde. Uma vez que a profissão pode fazer a diferença na vida das pessoas que sofrem com os mais diversos tipos de problemas no sistema nervoso.
Qual é a formação desse profissional?
Esse profissional deve se graduar, a princípio, em medicina, bem como, fazer residência em neurocirurgia que, em geral, dura entre 5 a 7 anos.
Nesta fase, a princípio, o médico vai receber treinamento em diagnóstico de forma prática para tratar o seu paciente. Contudo, ele também irá precisar do título da SBN para exercer a sua profissão.
O que o neurocirurgião deve ter?
Este profissional também deve ser capaz de realizar uma série de procedimentos de alto nível de delicadeza com muita atenção. Além disso, ele deve ter um raciocínio rápido na tomada de decisão em uma cirurgia e saber se comunicar bem e trabalhar em equipe.
A IA pode ajudar o neurocirurgião em cirurgias cerebrais?
Um neurocirurgião pode contar com a ajuda da inteligência artificial para lidar com tumores no cérebro. Em suma, uma equipe de pesquisadores de Harvard criaram uma IA que visa auxiliar o médico-cirurgião a traçar o perfil molecular de um tumor.
Para resumir, isso é um dos principais desafios que há no campo das doenças cerebrais e do sistema nervoso que afetam as pessoas. Ao passo que, ter tal informação, ajuda o profissional a tomar várias decisões vitais enquanto ainda está em cirurgia com o paciente.
Um exemplo disso é o quanto de tecido do cérebro ele deve retirar, a fim de colocar uma medicação que mate o tumor. No entanto, isso é algo muito difícil de fazer, uma vez que remover muito tecido, pode causar sérios danos à pessoa.
Mesmo com os recursos clínicos atuais de ponta, ter uma noção exata sobre o perfil molecular de um cisto é super difícil. No entanto, a IA de Harvard supera tal barreira ao extrair sinais biomédicos inexplorados das lâminas de patologia que estão congeladas.
Por que é vital que o neurocirurgião saiba o perfil molecular de um tumor?
O neurocirurgião irá remediar o paciente na dose certa na operação, a fim de tratar o tumor e evitar outro tipo de lesão no cérebro. Por isso, a IA é vital para fornecer tais dados ao médico em cirurgia.
Ter acesso a esse tipo de informação dá pistas sobre o quão agressivo é o cisto, como ele se comporta e a resposta aos tratamentos. Vale citar também que ela é capaz de tornar o diagnóstico molecular mais ágil para realizar uma sequência genética rápida do câncer.