“Pivotar o negócio” é uma expressão comum entre startups. Mas o que isso significa? Na prática, pivotar uma startup representa que o empreendedor precisou mudar de forma radical o seu modelo de negócio.
O termo em si vem da palavra “pivot”, em inglês, que pode significar mudar, girar ou rodar. Entre empreendedores, principalmente fundadores de startups, a expressão é usada quando um modelo de negócio não foi validado.
Ou seja, o empreendedor criou um MVP (mínimo produto viável), lançou no mercado, mas não obteve os resultados estimados. Com isso, precisou repensar a estrutura do negócio para buscar o chamado “market fit”, ou validação do mercado.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Pivotar é um termo que costuma ser mais usado entre fundadores de startups, porque são negócios inovadores que saem do papel com mais velocidade. Em razão disso, esses empreendedores se veem com uma necessidade maior de testar a validação do seu negócio. Uma startup que atuava no mercado B2B e agora trabalha com foco em B2C é um bom exemplo de empresa que pivotou.