A tecnologia OLED é um dos principais recursos de tela que temos hoje, visto que ela está presente nos mais diversos tipos de dispositivos. Em suma, este artigo irá mostrar mais detalhes sobre ela, bem como, quais são as suas vantagens e desvantagens.
O que é a tecnologia OLED?
A tecnologia OLED é um recurso que está presente nas telas de dispositivos eletrônicos. Em suma, a sigla é a representação de Organic Light-Emitting Diode, cuja tradução literal é Diodo Orgânico Emissor de luz, existente em aparelhos, como:
- celulares;
- TVs;
- painéis de informação;
- smartwatches.
O maior destaque fica por conta de que cada pixel emite a sua própria luz quando há a aplicação de uma corrente elétrica. Ao passo que, nos modelos de tela mais tradicionais, como o LCD, exige-se uma luz de fundo separada para funcionar.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Isso faz com que os visores com a tecnologia OLED tenham alguns aspectos interessantes, como:
- cores mais vibrantes;
- pretos profundos;
- ângulos bem amplos.
Visto que ela conta com camadas de materiais orgânicos que emitem luz quando estimulados eletricamente.
A tecnologia se destaca ainda por criar imagens bem claras e nítidas, graças a emissão de cada pixel que tem luminosidade própria. Dessa forma, causa um impacto mais realista nas telas dos dispositivos que têm esse recurso.
Como funciona a tecnologia OLED?
O OLED funciona com base na emissão de luz de cada pixel, uma vez que eles não precisam de uma iluminação de fundo. Assim, quando há a corrente elétrica sobre eles, ocorre a fluorescência, contudo, há alguns destaques básicos sobre essa tecnologia, como:
- camadas de materiais orgânicos postos entre dois substratos;
- os substratos possuem camadas condutoras cujo nome é catodo e anodo;
- entre o catodo e o anodo, há uma camada que emite fótons quando estimulada;
- a corrente elétrica se aplica nessas camadas orgânicas e agita os elétrons;
- os elétrons, ao voltar para o seu estado natural, emitem fótons, ou luz;
- cada camada emite uma luz de uma cor diferente;
- há a combinação de camadas para formar cores diferentes em níveis intensos;
- cada pixel se controla de forma individual, o que emite uma luz mais intensa.
Essa é a forma básica que se explica como essa tecnologia de tela funciona. Em síntese, por ser capaz de controlar um pixel de maneira individual, esse recurso é ainda mais vantajoso em comparação com outras, como o LCD.
Quais são as vantagens da tecnologia OLED?
As telas OLED se destacam por algumas vantagens bem interessantes, como as cores vibrantes e os pretos mais intensos e profundos. Dessa forma, faz com que o usuário tenha uma experiência de display completa.
Isso significa dizer que a qualidade da imagem à sua frente será muito superior do que as de LCD. Afinal, cada pixel presente na tecnologia emite a sua própria luz, o que resulta em um visor bem nítido e vibrante.
Por não depender da iluminação de fundo, os ângulos de visão de tela são excelentes. Ou seja, mesmo que você mude o ponto de vista do seu dispositivo, a imagem ainda vai estar com a qualidade intacta.
Tempo de resposta
O tempo de resposta que esse tipo de tela tem é muito menor do que as do modelo LCD, o que é uma grande vantagem. Principalmente para quem gosta de usar aplicativos que exigem uma transição intensa entre as imagens, uma vez que elas precisam ser rápidas.
Um exemplo claro disso são os jogos cuja resolução é de alta qualidade, do mesmo modo que os vídeos de ação. Ou seja, todo conteúdo que você consome e que demanda um grande poder de tela do seu celular, TV, tablet ou outro aparelho do cotidiano.
Eficiência energética
A eficiência energética das telas que usam essa tecnologia tendem a ser mais econômicas, ou seja, consumir menos energia que as de LCD. Principalmente quando se exibe algum tipo de conteúdo onde há áreas muito escuras.
Isso acontece porque as regiões escuras de um vídeo no display do seu aparelho não acionam os pixels para emitir luz. Assim, os tons de preto ficam aparentes na tela, que é a cor verdadeira, logo, não se consome energia para gerar iluminação.
Dinamismo no contraste
Essa é outra vantagem de uma tela com esse recurso tecnológico, pois ela é capaz de desligar os pixels individualmente em partes escuras. Em suma, isso ajuda a dar uma dinâmica maior nos ajustes de display, como no caso do contraste para torná-lo melhor.
O ponto é que irá otimizar a qualidade do visor do seu aparelho, o que permite uma experiência de tela incrível e de alta precisão. Por isso, muitos aparelhos já vem com esse recurso como um grande trunfo.
Design leve e fino
O design das telas com essa tecnologia são mais leves e finos, uma vez que a ausência de luz de fundo contribui para tal vantagem. Por isso, é um recurso de display ideal para dispositivos móveis, ao passo que pesa menos e é mais compacto.
Por falar nisso, outro fator que vale citar é que, ao contrário dos modelos de LCD, o OLED não permite que a luz vaze. Em síntese, é muito comum que as telas que não possuem tal tecnologia tenham fuga de iluminação, o que causa deformação nas cores do display.
Fabricação diversa
A fabricação desse tipo de tela é mais versátil, o que se torna uma grande vantagem, afinal, pode-se usar diferentes substratos para criá-la. Em síntese, os mais comuns são os materiais flexíveis e transparentes, ao passo que se produzem displays em formas diversas.
Quais são as desvantagens da tecnologia OLED?
A tecnologia OLED se destaca também pelas suas desvantagens, ao passo que, uma delas é que a sua vida útil é menor. Em síntese, a camada orgânica se desgasta de uma forma natural, porém, mais rápida, que gera o efeito burn-in nos pixels e reduz sua qualidade.
Isso significa que, além de afetar a retenção das imagens estáticas, pode causar um dano permanente no aparelho que conta com essa tecnologia.
Sem contar também que, quando o brilho está em seu máximo, tende a desgastar ainda mais a tela do seu dispositivo. Por esse motivo, as empresas que fabricam TVs põem limites na emissão de luz branca de forma contínua nos seus produtos.