10 livros de empreendedorismo que os CEOs indicam para ler em 2021

 10 livros de empreendedorismo que os CEOs indicam para ler em 2021

O ano de 2020 foi um verdadeiro desafio, muito trabalho para manter os objetivos. Em meio a luta vem sempre o aprendizado, apesar dos problemas, o grande ano de 2020 nos trouxe diversas reflexões. Em buscas de respostas, muitas pessoas se debruçaram na leitura e alguns gêneros se destacaram, como, por exemplo, os livros de empreendedorismo.

A inovação está no sangue do brasileiro, as idéias mais criativas são vistas  até nas áreas mais remotas do país. A verdade é que nosso povo tem como principal característica a resiliência. Aprender a lidar com os problemas dentro do mundo dos negócios é uma necessidade, sendo assim, separamos uma lista de 10 livros de empreendedorismo para você ler em 2021. 

Muitos desses conteúdos foram consumidos e, obviamente, escritos pelas maiores mentes empreendedoras do Brasil e do mundo. Absorvê-los fará com que você desenvolva cada vez mais a mentalidade empreendedora, o espírito de liderança e muitas características que são necessárias no mundo dos negócios. 

*Lembrando que a ordem dos fatores não altera o produto, todos os conteúdos irão mudar sua maneira de ver o mundo, não existe o melhor, a ordem escolhida para esta lista foi a alfabética. 

Sua lista de livros de empreendedorismo em 2021 👇

 

A startup enxuta – Eric Ries 

Escrito por Eric Ries, nascido nos Estados Unidos, Eric é um empresário do Vale do Silício e possui apenas 42 anos de idade. O autor é conhecido pelo seu blog de empreendedorismo Startup Lessons Learned e por seu livro “A startup enxuta” do inglês “Lean Startup”, lançado em 2011.

Sendo o criador dessa teoria, Eric demonstra como a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado é mais eficiente, com isso é utilizado o feedback dos clientes para desenvolver os produtos mais celeremente. Isso faz com que técnicas tradicionais como, Modelo em Cascata,fiquem obsoletas.

A intenção do autor é mostrar como o desenvolvimento de uma startup pode ser feito com “menos” e render ainda “mais”. 

 

Avalie o que importa – John Doerr (2018)

Nascido em St. Louis Estados Unidos, John Doerr é um investidor americano de alto risco, possui um patrimônio acumulado é de US$7,7 milhões, e em 2018 lançou o livro “Avalie o que importa” do inglês “Measure what metters”. 

Este livro  mostra como algumas das maiores empresas do mundo conseguiram um crescimento exponencial em sua trajetória e como essas mesmas organizações podem ajudar qualquer outra existente apenas mostrando o caminho que seguiram. 

O autor tem como foco o sistema de Objetivos e Resultados-chaves, originando a sigla inglesa OKRs. 

 

Comece pelo porquê – Simon Sinek 

Saindo dos Estados Unidos e indo direto para o Reino Unido. Por lá nasceu Simon Sinek, mais precisamente na cidade de Londres. 

Com apenas 47 anos, o autor britânico já lançou 5 livros, incluindo “Comece pelo porquê” do inglês “Start with why”.

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

O autor mostra neste livro como o porquê é a resposta de todo o sucesso conquistado por empresas e, principalmente, por pessoas.

 

Como fazer amigos e influenciar pessoas  – Dale Carnegie 

Influenciar pessoas é, definitivamente, um mandamento para o mundo dos negócios. O escritor americano Dale Carnegie sabia muito bem sobre essa informação, tanto que, em 1936 lançara “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do inglês “How to win friends and influence people” 

Em seus 85 anos de vida, recebeu a honra de ser considerado uma referência no assunto de relações humanas.

Se você quer entender as pessoas e com isso alcançar o sucesso profissional, então você precisa de Dale Carnegie.

 

Grandes empreendedores enriquecem mais – Gustavo Cerbasi (2016)

Escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador brasileiro, aqui estão as excelentes características de Gustavo Cerbasi. Brasileiro, nascido em Caxias do Sul, o autor mostra em seu livro “Grande empreendedores enriquecem mais” que ser grande está além do dinheiro. 

É ter visão, é saber utilizar as técnicas, é ter inteligência sobre a teoria, isso sim são negócios. Empreender é investir. 

O exemplar mostra que é preciso entender as finanças do próprio negócio, sem isso não será possível evoluir.  

Entre os tópicos abordados em Empreendedores inteligentes enriquecem mais estão:

  • Empreender como forma de investimento;
  • Como separar a pessoa física da jurídica mesmo quando as contas se misturam;
  • As finanças de um plano de negócios;
  • Como aproveitar melhor o serviço de seu contador;
  • O perigo de fazer empréstimos em vez de financiamentos;
  • Como interpretar a situação da empresa por meio dos números;
  • Os principais indicadores financeiros: rentabilidade, atividade, liquidez;
  • Como quantificar o ponto de equilíbrio da empresa.

 

Grande Potencial – Shawn Achor

Shawn Achor é um defensor da felicidade, algo que todos nós deveríamos ser, certo?! Porém, o autor e palestrante norte americano tem uma maneira particular de enxergar esse sentimento tão positivo.

Em “O Grande Potencial” do inglês “Big Potential” Shawn mostra a importância da colaboração, onde as pessoas alcançam mais sucesso quando estão juntas e não competindo entre si

 

O mito do Empreendedor – Michael E. Gerber 

Escrito pelo norte americano Michael E. Gerber, “O mito do Empreendedor” do inglês “The E-Mythmostra ao leitor métodos eficazes de como ser mais positivo, produtivo e como estar preparado para os desafios de empreender.

Um livro de empreendedorismo para ter na cabeceira da cama. 

 

O monge e o executivo – James C. Hunter 

Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida.” – Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana

Uma declaração de uma dos executivos mais poderosos do mundo seria o suficiente para você comprar esse livro, mas não podemos deixar de citar que o autor James C. Hunter criou uma das histórias mais fascinantes do mundo executivo. 

Leonard Hoffman é um empresário de sucesso que largou sua brilhante carreira para virar monge. 

Uma história perfeita para quem quer saber como lidar com a equipe de trabalho e até mesmo melhorar o relacionamento com a família. Além de obter ensinamentos de liderança e de como tratar as pessoas com inteligência e sabedoria. 

 

O poder do hábito – Charles Duhigg 

Fumar é um ato que faz mal à saúde, isso todo mundo sabe. Então, porque as pessoas continuam fazendo? Porque a nicotina vicia? Ou porque tornou-se hábito? 

Não é segredo que muitos atos que nós reproduzimos em nosso dia a dia são hábitos, mesmo que nocivos a nossa saúde e não conseguimos parar. 

Agora imagine transformar coisas boas e habituais, como ler um livro, tomar chá ou fazer exercícios? 

É exatamente dessa maneira que Charles Duhigg nos ensina “O poder do hábito” 

 

A Única coisa – Gary Keller

Você é uma pessoa focada? Tudo que te move está em uma única coisa? Aquela coisa que irá fazer com que sua vida mude completamente? 

Em seu livro, Gary Keller irá ajudar você a trilhar o caminho que você mais deseja, nada de desvios, a direção é a mesma e o objetivo serão suas metas. 

 

Já dizia Mario QuintanaLivros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas.Os livros só mudam as pessoas.”

Os livros acima possuem links de referência, ao comprar por eles você estará ajudando o Rapadura Tech a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. Atualmente lidera um time de desenvolvimento e marketing no Insight Lab. É usuário ativo do Telegram e entusiasta de Inovações e Marketing Digital.

Posts relacionados