4 filmes/documentários sobre Inteligência Artificial para ver na Netflix

 4 filmes/documentários sobre Inteligência Artificial para ver na Netflix

Inteligência artificial, por definição, é um tipo de tecnologia que possui a função de representar a inteligência humana através de computadores e softwares. Mas, quem nunca viu um filme onde robôs adquirem inteligência suficiente a ponto de criar um levante contra a humanidade, que atire a primeira pedra.

Isso com certeza nos faz refletir sobre os caminhos que podemos alcançar através da Inteligência Artificial. Para esclarecer um pouco mais sobre essa tecnologia, criamos uma pequena lista com 4 filmes/documentários disponíveis na Netflix, assim será possível entender melhor e mais simplificada como funciona a inteligência artificial e como ela está presente no nosso dia a dia. 

Filmes e Documentários sobre Inteligência Artificial

(Imagem: Reprodução)

Coded Bias

Sendo dirigido por Shalina Kantayya o documentário americano estreou no Festival de Cinema de Sundance em 2020. A ideia foi mostrar que os mesmos algoritmos que facilitam a vida do ser humano podem ter comportamentos racistas, machistas e até mesmo fortalecer sistemas autoritários.  

O documentário baseia-se na vida pessoal e profissional de Joy Buolamwini, pesquisadora ganense-americana do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Seu reconhecimento veio através da comprovação que os sistemas de IA não são precisos, principalmente na identificação de mulheres negras. Um assunto forte, com um propósito muito bem definido e, principalmente, necessário. 

(Imagem: Reprodução)

Dilema das Redes Sociais

Dirigido por Jeff Orlowski e lançado também em 2020, ‘O dilema das redes’ é um alerta dos especialistas em tecnologia de como as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a humanidade. 

Pode não parecer, mas as redes sociais utilizam-se puramente de inteligência artificial para aprender o que o usuário quer ver. Também conhecido como Machine Learning, onde a máquina aprende de acordo com o que é pesquisado pelo usuário. A ideia é fazer com que as pessoas sempre estejam vendo o que as agrada. Além do sistema de envio de anuncios para o usuário, a fim de despertar o poder de compra deles.

O problema? Isso pode criar bolhas, mexer com sistemas políticos e trazer graves consequências para a humanidade.

Vale a pena ver, mas como um olhar mais cético. A verdade é que existe uma dramatização neste documentário e nem tudo está perdido.  

(Imagem: Reprodução)

Ex Machina

Aqui temos um verdadeiro filme de ficção científica, para quem gosta é um prato cheio. Ex_Machina é um drama de 2015, foi escrito e dirigido por Alex Garland, sendo o primeiro filme dele como diretor. 

A película venceu o Oscar de melhores efeitos visuais e foi indicado a Melhor roteiro original. A história conta como um programador do “Bluebook” (ferramenta de busca mais utilizada no mundo dentro do filme), chamado Caleb Smith, foi recrutado pelo CEO da empresa Nathan Bateman para fazer o Teste de Turing em uma robô humanoide com inteligência artificial chamada Ava. 

É daqui que a trama se desenrola e as coisas ficam bem complicadas. Mas, nada de spoilers por aqui. Coloque Ex_Machina na sua lista da Netflix, você não vai se arrepender. 

(Imagem: Reprodução)

Direto ao Assunto – Robots

Se você gosta de história, mas não tem muito tempo para leitura de artigos e livros, a série “Direto ao Assunto” é perfeita para você. Sendo uma série documental a ideia é mostrar imagens e infográficos sobre avanços científicos, movimentos sociais e descobertas que mudaram o mundo. 

No episódio 6 da 1ª temporada o assunto abordado é: robôs. Consequentemente, o segmento de inteligência artificial está inserido neste incrível episódio de 21 minutos. 

Conforme o documentário, o planeta conta com 9 milhões de robôs, dentre eles carros, braços para fazer cirurgia, limpadores, etc. A pergunta que fica é, um dia esses mesmos robôs substituirão o ser humano?  

Nós do Rapadura Tech duvidamos muito, robôs são incríveis e sem sombra de dúvida estarão presentes em nosso dia a dia. Mas nada pode superar nossa “humanidade”. A mistura entre a nossa capacidade cerebral junto aos sentimentos fazem o ser humano ser superior às máquinas, e nem com toda IA do mundo isso poderá ser superado. Sua função será apenas de agilizar processos manuais e repetitivos, nada mais, nos libertando deste fardo. 

Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. Atualmente lidera um time de desenvolvimento e marketing no Insight Lab. É usuário ativo do Telegram e entusiasta de Inovações e Marketing Digital.