A NFT Rural é uma forma inovadora pela qual você pode adquirir uma parte de um imóvel agrícola sem burocracia. Então, saiba como funciona essa novidade, e como aderir a esse novo mercado de transações digitais.
O que é NFT?
Esta é a sigla para em inglês para non-fungible token, ou seja, um token não fungível. Baseado na tecnologia do blockchain, um ativo, qualquer que seja o tipo, é convertido em formato digital, por meio de uma criptografia.
Qualquer artigo que tenha um valor monetário pode se tornar uma NFT e a partir daí ser negociado. De fato, para assegurar que o certificado é autêntico, o comprador recebe uma hash, similar a uma assinatura digital, que torna o título único.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Entenda o que é NFT Rural
Um dono de imóvel rural pode tokenizar, ou seja, gerar um token não fungível e negociar no todo ou em parte. Desse modo, quem compra a NFT Rural tem a vantagem de poder comprar uma parte da propriedade e ainda receber lucros com a produção agrícola.
Com essa opção, é possível se livrar da burocracia que envolve a compra de um imóvel físico, com gastos em tributos e taxas de cartório. Além disso, é uma alternativa para quem não dispõe do valor integral do bem.
Conheça a Goyas Fazendas
A empresa criou uma plataforma que une pessoas interessadas em comprar e vender imóveis rurais. No entanto, não se trata de um catálogo de terrenos e fazendas. Ao contrário, o interessado informa os seus interesses para busca de bens no seu perfil.
Para isso, a empresa faz a curadoria de propriedades rurais, a fim de garantir a compra segura. Nesse sentido, possui na plataforma imóveis localizados em diversos Estados do país, o que torna possível o acesso de forma prática, sem sair de casa.
Primeiro NFT do agro brasileiro
A startup foi pioneira em aderir à nova tecnologia e lançar o primeiro NFT rural no Brasil. Antes de tudo, a empresa fez uma pesquisa de mercado, para ver se havia interesse das pessoas em adquirir um imóvel agrícola nesse formato.
Diante da boa recepção, a Goyas Fazendas, em parceria com um empresa de tecnologia, expert em blockchain, criou a NFT de fazendas. A ideia, então, é unir sua expertise no setor a essa nova forma de investimento, para assessorar quem busca esse tipo de token.
Como funciona a NFT rural?
Da mesma maneira que em outros segmentos, é preciso primeiro registrar a NFT em um site de blockchain, para gerar o certificado digital daquele ativo. Por isso, veja a seguir os passos para fazer esse processo:
- Escolha um dos sites especializados em cadastros de NFTs;
- Conecte uma carteira de criptos, pois há algumas taxas para registro no blockchain;
- Inicie a criação da NFT rural;
- Será preciso anexar os documentos que comprovem que você é o dono do bem;
- Coloque os dados, como taxa de retorno sobre a produção agrícola, por exemplo;
- No último passo, para criar a NFT, vai aparecer o custo em criptos para isso.
Os valores para criação do token são calculados conforme as interações necessárias para criar o registro. Então, vale pesquisar a melhor plataforma, pois esse valor pode ir de 70 até 500 dólares.
Blockchain
Essa tecnologia confere muito mais segurança aos ativos comercializados, pois é um meio de registro de informações, tal qual um livro razão digital. Nesse sentido, é possível rastrear todas as negociações em uma cadeia de negócios, com dados confiáveis.
Como comprar a NFT rural?
Para adquirir um token não fungível, é preciso acessar os sites que disponibilizam as NFTs para venda. Toda a transação é feita em moedas digitais, então, você deve ter uma carteira de criptos e inserir os valores para conversão na moeda digital.
No caso da NFT rural, como envolve um investimento maior, o ideal é contar com o auxílio de uma empresa para assessorar nesse processo. Com isso, você tem mais garantia de que o token tem uma origem confiável.
Segurança nas transações
A fim de garantir a segurança nas compras, use sempre o site oficial da plataforma de comércio de blockchain. Por isso, desconfie de links e pop ups, pois estas são iscas comuns em golpes digitais.
Investir em NFT rural pode movimentar o mercado agropecuário
O uso da tecnologia para tokenização de ativos do agronegócio abre muitas possibilidades para o futuro. De fato, a venda de NFT rural pode ser uma alternativa aos produtores, para obter investimento na atividade, de forma segura e rápida.
Do lado de quem adquire um token de parte de uma fazenda é possível fazer negócios de forma global, com menos burocracia. Por isso, além de cotas de propriedades, já estão surgindo novas ideias de ativos passíveis de serem convertidos no formato digital:
- Direitos futuros de uma plantação;
- Rebanhos de animais;
- Créditos decorrentes de reflorestamento de uma região.
São diversas as formas de uso dessa inovação para financiar projetos voltados ao agronegócio. Com isso, inclusive, os produtores rurais podem evitar recorrer a empréstimos bancários para suas lavouras.
Mercado promissor
O percentual de pessoas que investe ou tem interesse na compra de NFT cresceu bastante. Por isso, o desafio atual é conseguir tokens de valor relevante e confiáveis para investimento. Logo, o setor agro tem tudo para ganhar espaço com a NFT rural.