Rapadura Tech
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
    quais tecnologias s o indispens veis para empreend

    Quais tecnologias são indispensáveis para empreender em 2025?

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    Ai dr 10000 patients hoz 002 v1

    Médico IA Trata 10.000 Pacientes em Questão de Dias

    capa empreendedorismo digital min

    Como o empreendedorismo digital contribui para o surgimento de novas startups?

    capa homenagem rapadura tech criatividade inovacao min

    Rapadura Tech será homenageado no dia mundial da Criatividade e Inovação

    Ilustração minimalista de uma mulher concentrada utilizando um notebook em um ambiente tranquilo e isolado, simbolizando a abordagem low profile no trabalho e na vida pessoal

    O que é low profile e qual sua relação com o empreendedorismo

    Mulheres na tecnologia

    Mulheres na Tecnologia: Rompendo Barreiras e Construindo o Futuro

    capa tempo de qualidade scaled e1705531331426

    Como ter tempo de qualidade mesmo empreendendo?

    Uma televisão com a frase "SHARK TANK BRASIL" e sombras de tubarões em volta da TV.

    7 episódios de Shark Tank Brasil que todo empreendedor precisa ver

  • Tecnologia
    um ambiente futurista e surreal onde um fone de ou min

    Como funciona o cancelamento de ruído ativo em fones de ouvido​?

    capa tecnologia arte

    Como a tecnologia na arte está revolucionando o mundo?

    capa jota 1

    Empresário cearense revoluciona gestão de PMEs com IA e WhatsApp

    generate an ethereal cyberpunk scene depicting a v min

    O que é M2M e como usar essa tecnologia?

    a hyper realistic 3d printed heart emerging from a min

    Impressão 3D de órgãos humanos: avanços e desafios para o futuro da medicina

    capa nanotecnologia min

    Nanotecnologia: aplicações e impactos em diversos setores

    capa earbuds samsung 1

    Conheça as tecnologias dos modelos de earbuds da Samsung

    DALL·E 2024 12 17 19.05.20 An educational and visually engaging image illustrating Pesquisa de imagens Image Search showcasing its process and advantages. The image include

    Pesquisa de imagens: entenda o que é, como funciona e suas principais vantagens

    duas pessoas conversando em linguas diferentes e u

    Quais são os avanços recentes na tradução em tempo real?

  • Startup
    cofundadores fire banking 1 e1740490415854

    Do Ceará para o Brasil: Como a API PIX da Fire Banking revolucionou pagamentos digitais em apenas 2 anos

    socios healthtech soffia 1

    Healthtech Soffia disputa Prêmio Otimista de Inovação 2024 em duas categorias

    image

    Startup cristã cearense revoluciona mercado de recomendações

    capa startup falhar

    10 erros comuns que podem levar uma startup ao fracasso

    capa 704apps

    704 Apps é destaque no Google Cloud Summit em São Paulo como palestrante convidada

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    704 Apps SP

    Diretoria da 704 Apps se reúne com executivos da Google Brasil e Amazon durante agenda em São Paulo

    capa icc biolabs

    ICC Biolabs abre seleção para novas startups até o dia 17 de maio

    capa crowdsourcing startup

    Como o crowdsourcing ajuda no crescimento de uma startup?

  • Podcast
  • Ofertas
No Result
View All Result
Rapadura Tech
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
    quais tecnologias s o indispens veis para empreend

    Quais tecnologias são indispensáveis para empreender em 2025?

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    Ai dr 10000 patients hoz 002 v1

    Médico IA Trata 10.000 Pacientes em Questão de Dias

    capa empreendedorismo digital min

    Como o empreendedorismo digital contribui para o surgimento de novas startups?

    capa homenagem rapadura tech criatividade inovacao min

    Rapadura Tech será homenageado no dia mundial da Criatividade e Inovação

    Ilustração minimalista de uma mulher concentrada utilizando um notebook em um ambiente tranquilo e isolado, simbolizando a abordagem low profile no trabalho e na vida pessoal

    O que é low profile e qual sua relação com o empreendedorismo

    Mulheres na tecnologia

    Mulheres na Tecnologia: Rompendo Barreiras e Construindo o Futuro

    capa tempo de qualidade scaled e1705531331426

    Como ter tempo de qualidade mesmo empreendendo?

    Uma televisão com a frase "SHARK TANK BRASIL" e sombras de tubarões em volta da TV.

    7 episódios de Shark Tank Brasil que todo empreendedor precisa ver

  • Tecnologia
    um ambiente futurista e surreal onde um fone de ou min

    Como funciona o cancelamento de ruído ativo em fones de ouvido​?

    capa tecnologia arte

    Como a tecnologia na arte está revolucionando o mundo?

    capa jota 1

    Empresário cearense revoluciona gestão de PMEs com IA e WhatsApp

    generate an ethereal cyberpunk scene depicting a v min

    O que é M2M e como usar essa tecnologia?

    a hyper realistic 3d printed heart emerging from a min

    Impressão 3D de órgãos humanos: avanços e desafios para o futuro da medicina

    capa nanotecnologia min

    Nanotecnologia: aplicações e impactos em diversos setores

    capa earbuds samsung 1

    Conheça as tecnologias dos modelos de earbuds da Samsung

    DALL·E 2024 12 17 19.05.20 An educational and visually engaging image illustrating Pesquisa de imagens Image Search showcasing its process and advantages. The image include

    Pesquisa de imagens: entenda o que é, como funciona e suas principais vantagens

    duas pessoas conversando em linguas diferentes e u

    Quais são os avanços recentes na tradução em tempo real?

  • Startup
    cofundadores fire banking 1 e1740490415854

    Do Ceará para o Brasil: Como a API PIX da Fire Banking revolucionou pagamentos digitais em apenas 2 anos

    socios healthtech soffia 1

    Healthtech Soffia disputa Prêmio Otimista de Inovação 2024 em duas categorias

    image

    Startup cristã cearense revoluciona mercado de recomendações

    capa startup falhar

    10 erros comuns que podem levar uma startup ao fracasso

    capa 704apps

    704 Apps é destaque no Google Cloud Summit em São Paulo como palestrante convidada

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    704 Apps SP

    Diretoria da 704 Apps se reúne com executivos da Google Brasil e Amazon durante agenda em São Paulo

    capa icc biolabs

    ICC Biolabs abre seleção para novas startups até o dia 17 de maio

    capa crowdsourcing startup

    Como o crowdsourcing ajuda no crescimento de uma startup?

  • Podcast
  • Ofertas
No Result
View All Result
Rapadura Tech
No Result
View All Result

Newsletter: o que é e quais os benefícios para sua marca

Flávio Carneiro by Flávio Carneiro
24 de maio de 2022
in Destaque, Marketing
Reading Time: 6 mins read
(Imagem: Thiago Pontes)

(Imagem: Thiago Pontes)

Faça parte da nossa Comunidade

WhatsApp
Telegram

Para muitos, a newsletter foi um estilo de criar conteúdo no início da era dos blogs, em meados dos anos 2000. Com a evolução da internet e a chegada das redes sociais, passou-se a ignorar o potencial do e-mail dentro das estratégias de marketing de conteúdo. É quase como acreditar que o correio eletrônico não é mais necessário e que já o superemos. Difícil levar isso em consideração, já que o utilizamos todos os dias – principalmente quem iniciou no home office durantes os últimos anos. 

Anos esses que foram responsáveis por um novo boom das newsletters, que, segundo o Ghost Interview, é um mercado que poderá ser avaliado em R$22 bilhões até 2024. Se você busca ter um melhor engajamento de conteúdo e ainda participar desse mercado bilionário, é hora de começar. Por isso, vamos mostrar o quão precioso pode ser um e-mail aberto em pleno 2022. 

O que é uma newsletter?

Em uma tradução para português, o termo significa “carta de notícias” e possui como meio de divulgação o e-mail. A intenção é criar um canal fixo de comunicação entre empresa/produtor de conteúdo com o público. 

Continua depois da publicidade

🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!

Garantir vaga agora

Da mesma forma que as redes sociais fazem ao adotar o marketing de conteúdo como guia. A diferença está em dois aspectos que irão servir de base para este artigo. 

email marketing and newsletter conceptcontact us by newsletter email and protect your personal information from spam mail conceptscheme of direct sales in business list of clients for mailing scaled

Tudo nas redes sociais precisa ser bem rápido e resolutivo, ou seja, precisa-se enxergar um problema e naquele mesmo post resolvê-lo sem aprofundar-se demais. Algo bem diferente do que é possível fazer dentro de uma newsletter. Neste caso temos dois pilares que regem o conteúdo por e-mail: entrega e profundidade

E será a partir desses dois que este artigo irá construir sua base.

Continua depois da publicidade

Por que produzir uma newsletter?

A seguir é possível visualizar as vantagens de produzir uma newsletter. Então, todos estarão diretamente relacionados aos pilares que citados no parágrafo anterior. 

VEJATAMBÉM

O papel da tecnologia em marketing de conteúdo

Líderes cearenses participam da Edição Especial do Programa Marketing do Futuro no Porto Digital, em Recife (PE)

Dicas e truques de marketing de conteúdo para um crescimento explosivo dos negócios

Clientes bem nutridos

Dentre os conceitos do marketing de conteúdo, tem-se uma estratégia importante conhecida como nutrição de leads, que se baseia em educar os usuários de uma marca sobre determinado assunto. É cada dia mais comum visualizar marcas produzindo conteúdos.

Porém, a produção desse mesmo conteúdo não pode ser vaga, como dito, precisa ser feito para leads – pessoas interessadas em comprar algo vendido pela marca –, de modo a retê-los fiel a marca.

Só recebe quem quer

Um dos melhores poderes que a internet trouxe para a humanidade foi a possibilidade de escolha. Hoje nem mesmo um canal de TV pode ditar o que uma pessoa assiste, por que deveria ser diferente com o conteúdo na internet? Newsletter só recebe quem escolheu por recebê-la.  

Da mesma forma que, para cancelar, basta clicar em um botão ao final de cada e-mail — geralmente é lá onde eles ficam

Simples e rápido. A forma ideal que todo usuário busca dentro da internet. 

Continua depois da publicidade

Marca forte e respeitada

Aqui é possível entender outro pilar citado neste artigo, o que fala sobre a questão da profundidade do conteúdo. A técnica RRR é famosa nas mídias, principalmente hoje com uma vida tão agitada dentro da internet. Os famosos três “R’s” são aplicados nos conteúdos e significam: rápido, raso e resolutivo. 

Agora, se a marca busca respeito, é preciso buscar profundidade em seus conteúdos. Para isso existem diversas possibilidades, como os ebooks, podcasts, cursos e a melhor em questão a custo benefício, sem dúvida, a newsletter.

Diversas news — vamos apelidá-la assim, carinhosamente — são feitas em formato de um post de blog. Alguns preferem separar por tópicos e escrever sobre diversos assuntos, outros têm como opção um texto mais corrido com apenas um tópico para aprofundar-se. O importante é seguir com temas ligados à marca e/ou pessoa, e ter qualidade no texto. Isso significa que, se a marca sabe o que está falando, consequentemente irá fazer com que o possível cliente entenda melhor o que de fato essa mesma marca pode acrescentar em sua vida. 

Toda boa newsletter precisa ter

Até aqui foi possível entender o que uma newsletter pode agregar ao branding, seja ela representando uma empresa ou uma pessoa. Agora, chegou a hora de elevar o patamar e descobrir o que toda boa news precisa ter para se destacar. 

Conteúdos de acordo com a persona

Mais importante que obter um layout personalizado e textos extremamente elaborados, é preciso ter a certeza de que a mensagem está chegando às pessoas certas. Por isso, a elaboração de uma persona é fundamental. 

Para garantir que a atenção seja despertada existe a necessidade de estar muito bem alinhado com os desejos, objetivos e comportamento dessa persona. Assim é possível saber os melhores horários para envio dos textos, quais assuntos serão mais consumidos e o que de fato irá fazer com que este consumidor de conteúdo vire, potencialmente, um cliente fiel à marca.

Continua depois da publicidade

Personalização 

Apesar de não ser mais importante do que a definição de persona, criar um layout personalizado é fundamental para captar a atenção do público. O conceito de personalizado não se limita ao design, também é aplicado ao contato da newsletter com o usuário. 

Algumas automações permitem o envio de e-mail com o nome do leitor, isso torna o conteúdo mais pessoal, quase como uma conversa entre marca e cliente. Os assuntos também podem ser escolhidos pelo grande público, fazendo com que o destinatário sinta-se cada vez mais valorizado e confiante na marca. 

Pluralidade midiática 

Permitir que o grande público escolha alguns temas ou interaja melhor com a news passa diretamente por este tema. 

Sendo assim, é necessário um trabalho bem sincronizado de marketing de conteúdo utilizando as melhores mídias para transmitir a mensagem. É válido ressaltar que as redes sociais não são um desperdício de tempo, mas sim complementos de uma boa estratégia. 

Indicadores de sucesso

A magia de trabalhar na internet está em conseguir dados de quase tudo. Com as newsletters não poderia ser diferente. Por isso, separamos quais indicadores precisam estar positivos para que seja possível obter sucesso com os conteúdos.  

Conversões

Assim como na física, toda ação dentro da internet gera uma reação.

Continua depois da publicidade

Por isso é fundamental separar os indicadores. Aqui é possível visualizar os mais importantes. 

Taxa de acesso

Também conhecido como taxa de abertura,  é uma métrica que permite identificar a quantidade de e-mails que foram abertos em relação aos que foram enviados. Através dele é possível identificar o engajamento de determinados usuários e até mesmo como anda a criatividade dos títulos dos e-mails. 

Taxa de permanência no e-mail

Após a abertura do e-mail é preciso contar o tempo no qual o usuário permanece nele, um indicador que mostra a atenção dada ao conteúdo da news. Esse indicador é extremamente relevante, já que demonstra o nível de interesse da lista de usuários nos conteúdos apresentados. 

Hora de brilhar

Agora que as principais dicas para ter uma newsletter foram apresentadas, é hora de brilhar. O Rapadura Tech, por exemplo, produz semanalmente o Rapadura News, nossa newsletter de notícias ligadas ao mundo da tecnologia, empreendedorismo e negócios. 

Mais de 500 usuários recebem, toda sexta-feira, tudo o que precisam para ficar bem informados no fim de semana. 

Então, se a pergunta é: vale a pena ter uma newsletter? Nossa resposta sempre será sim, ainda mais agora que você já sabe o que é, como produzir e quais indicadores considerar. 

Continua depois da publicidade
Tags: email marketingnewsletterresumo
Flávio Carneiro

Flávio Carneiro

Apaixonado por Rapadura e Tecnologia desde criança, resolveu unir os dois e criar o Rapadura Tech, uma plataforma de conteúdo que tem como propósito fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento do ambiente de negócios e inovação, a começar pelo Ceará, depois Nordeste e Brasil. Entusiasta da automação e inteligência artificial, busca constantemente integrar essas tecnologias para potencializar negócios por meio do Empreendedorismo. Por onde anda leva consigo a rapadura, a cultura nordestina e a irreverência do humor cearense.

LEIA TAMBÉM

o papel da tecnologia em marketing de conte dono c
Marketing

O papel da tecnologia em marketing de conteúdo

3 de abril de 2025
Socorro Macedo Silvio Meira e Rosario Pompeia 1
Marketing

Líderes cearenses participam da Edição Especial do Programa Marketing do Futuro no Porto Digital, em Recife (PE)

1 de novembro de 2024
crescimento explosivo
Marketing

Dicas e truques de marketing de conteúdo para um crescimento explosivo dos negócios

17 de fevereiro de 2024
e possivel utilizar o google trends
Marketing

É possível usar o Google Trends a favor do seu negócio?

19 de janeiro de 2023
faturamento leads clientes dinheiro
Marketing

Dicas de como gerar leads e aumentar o faturamento da sua empresa

28 de novembro de 2022
aprenda a usar os gatilhos mentais de mandeira estrategica
Marketing

Gatilhos mentais: saiba como essa estratégia pode ajudar o seu negócio

3 de novembro de 2022
Load More

CANAIS EXCLUSIVOS

Banner Rapadura Ofertas Banner Artificial Valley Banner Rapadura Invest Banner Rapadura Flights Banner Google News
Adoçando seu dia com os melhores conteúdos em:
🚀 Tecnologia
🧑‍💻 Empreendedorismo
🤝 Negócios

Categorias

  • Tecnologia
  • Inovação
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Startup
  • Brasil
  • Investimentos

Links úteis

  • Quem somos
  • Aviso de privacidade
  • Política de Cookies
  • LGPD
  • Ofertas
  • Anuncie
  • Rapadura Valley
  • Contato
  • Quem somos
  • Aviso de privacidade
  • Política de Cookies
  • LGPD
  • Ofertas
  • Anuncie
  • Rapadura Valley
  • Contato

Newsletter

Receba no seu e-mail, semanalmente, as principais notícias de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios. 💌

© 2017 – 2025 Rapadura Tech. Todos os direitos reservados
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
  • Tecnologia
  • Startup
  • Podcast
  • Ofertas
Usamos rapaduras cookies próprios e de terceiros para melhorar a experiência de navegação em nosso site.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Rapadura, sim. Spam, não! Leia nosso aviso de privacidade para mais informações.