Para muitos, a newsletter foi um estilo de criar conteúdo no início da era dos blogs, em meados dos anos 2000. Com a evolução da internet e a chegada das redes sociais, passou-se a ignorar o potencial do e-mail dentro das estratégias de marketing de conteúdo. É quase como acreditar que o correio eletrônico não é mais necessário e que já o superemos. Difícil levar isso em consideração, já que o utilizamos todos os dias – principalmente quem iniciou no home office durantes os últimos anos.
Anos esses que foram responsáveis por um novo boom das newsletters, que, segundo o Ghost Interview, é um mercado que poderá ser avaliado em R$22 bilhões até 2024. Se você busca ter um melhor engajamento de conteúdo e ainda participar desse mercado bilionário, é hora de começar. Por isso, vamos mostrar o quão precioso pode ser um e-mail aberto em pleno 2022.
O que é uma newsletter?
Em uma tradução para português, o termo significa “carta de notícias” e possui como meio de divulgação o e-mail. A intenção é criar um canal fixo de comunicação entre empresa/produtor de conteúdo com o público.
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Da mesma forma que as redes sociais fazem ao adotar o marketing de conteúdo como guia. A diferença está em dois aspectos que irão servir de base para este artigo.
Tudo nas redes sociais precisa ser bem rápido e resolutivo, ou seja, precisa-se enxergar um problema e naquele mesmo post resolvê-lo sem aprofundar-se demais. Algo bem diferente do que é possível fazer dentro de uma newsletter. Neste caso temos dois pilares que regem o conteúdo por e-mail: entrega e profundidade
E será a partir desses dois que este artigo irá construir sua base.
Por que produzir uma newsletter?
A seguir é possível visualizar as vantagens de produzir uma newsletter. Então, todos estarão diretamente relacionados aos pilares que citados no parágrafo anterior.
Clientes bem nutridos
Dentre os conceitos do marketing de conteúdo, tem-se uma estratégia importante conhecida como nutrição de leads, que se baseia em educar os usuários de uma marca sobre determinado assunto. É cada dia mais comum visualizar marcas produzindo conteúdos.
Porém, a produção desse mesmo conteúdo não pode ser vaga, como dito, precisa ser feito para leads – pessoas interessadas em comprar algo vendido pela marca –, de modo a retê-los fiel a marca.
Só recebe quem quer
Um dos melhores poderes que a internet trouxe para a humanidade foi a possibilidade de escolha. Hoje nem mesmo um canal de TV pode ditar o que uma pessoa assiste, por que deveria ser diferente com o conteúdo na internet? Newsletter só recebe quem escolheu por recebê-la.
Da mesma forma que, para cancelar, basta clicar em um botão ao final de cada e-mail — geralmente é lá onde eles ficam
Simples e rápido. A forma ideal que todo usuário busca dentro da internet.
Marca forte e respeitada
Aqui é possível entender outro pilar citado neste artigo, o que fala sobre a questão da profundidade do conteúdo. A técnica RRR é famosa nas mídias, principalmente hoje com uma vida tão agitada dentro da internet. Os famosos três “R’s” são aplicados nos conteúdos e significam: rápido, raso e resolutivo.
Agora, se a marca busca respeito, é preciso buscar profundidade em seus conteúdos. Para isso existem diversas possibilidades, como os ebooks, podcasts, cursos e a melhor em questão a custo benefício, sem dúvida, a newsletter.
Diversas news — vamos apelidá-la assim, carinhosamente — são feitas em formato de um post de blog. Alguns preferem separar por tópicos e escrever sobre diversos assuntos, outros têm como opção um texto mais corrido com apenas um tópico para aprofundar-se. O importante é seguir com temas ligados à marca e/ou pessoa, e ter qualidade no texto. Isso significa que, se a marca sabe o que está falando, consequentemente irá fazer com que o possível cliente entenda melhor o que de fato essa mesma marca pode acrescentar em sua vida.
Toda boa newsletter precisa ter
Até aqui foi possível entender o que uma newsletter pode agregar ao branding, seja ela representando uma empresa ou uma pessoa. Agora, chegou a hora de elevar o patamar e descobrir o que toda boa news precisa ter para se destacar.
Conteúdos de acordo com a persona
Mais importante que obter um layout personalizado e textos extremamente elaborados, é preciso ter a certeza de que a mensagem está chegando às pessoas certas. Por isso, a elaboração de uma persona é fundamental.
Para garantir que a atenção seja despertada existe a necessidade de estar muito bem alinhado com os desejos, objetivos e comportamento dessa persona. Assim é possível saber os melhores horários para envio dos textos, quais assuntos serão mais consumidos e o que de fato irá fazer com que este consumidor de conteúdo vire, potencialmente, um cliente fiel à marca.
Personalização
Apesar de não ser mais importante do que a definição de persona, criar um layout personalizado é fundamental para captar a atenção do público. O conceito de personalizado não se limita ao design, também é aplicado ao contato da newsletter com o usuário.
Algumas automações permitem o envio de e-mail com o nome do leitor, isso torna o conteúdo mais pessoal, quase como uma conversa entre marca e cliente. Os assuntos também podem ser escolhidos pelo grande público, fazendo com que o destinatário sinta-se cada vez mais valorizado e confiante na marca.
Pluralidade midiática
Permitir que o grande público escolha alguns temas ou interaja melhor com a news passa diretamente por este tema.
Sendo assim, é necessário um trabalho bem sincronizado de marketing de conteúdo utilizando as melhores mídias para transmitir a mensagem. É válido ressaltar que as redes sociais não são um desperdício de tempo, mas sim complementos de uma boa estratégia.
Indicadores de sucesso
A magia de trabalhar na internet está em conseguir dados de quase tudo. Com as newsletters não poderia ser diferente. Por isso, separamos quais indicadores precisam estar positivos para que seja possível obter sucesso com os conteúdos.
Conversões
Assim como na física, toda ação dentro da internet gera uma reação.
Por isso é fundamental separar os indicadores. Aqui é possível visualizar os mais importantes.
Taxa de acesso
Também conhecido como taxa de abertura, é uma métrica que permite identificar a quantidade de e-mails que foram abertos em relação aos que foram enviados. Através dele é possível identificar o engajamento de determinados usuários e até mesmo como anda a criatividade dos títulos dos e-mails.
Taxa de permanência no e-mail
Após a abertura do e-mail é preciso contar o tempo no qual o usuário permanece nele, um indicador que mostra a atenção dada ao conteúdo da news. Esse indicador é extremamente relevante, já que demonstra o nível de interesse da lista de usuários nos conteúdos apresentados.
Hora de brilhar
Agora que as principais dicas para ter uma newsletter foram apresentadas, é hora de brilhar. O Rapadura Tech, por exemplo, produz semanalmente o Rapadura News, nossa newsletter de notícias ligadas ao mundo da tecnologia, empreendedorismo e negócios.
Mais de 500 usuários recebem, toda sexta-feira, tudo o que precisam para ficar bem informados no fim de semana.
Então, se a pergunta é: vale a pena ter uma newsletter? Nossa resposta sempre será sim, ainda mais agora que você já sabe o que é, como produzir e quais indicadores considerar.