Hoje em dia, o marketing de conteúdo é um componente crucial do plano de marketing de qualquer empresa. É um excelente método para alcançar clientes em potencial, interagir com seu público existente e construir a reputação de sua marca.
No entanto, pode ser difícil para novas empresas descobrir por onde começar quando se trata de marketing de conteúdo. Para ajudá-lo a ter sucesso em seus esforços de marketing de conteúdo, sugerimos algumas dicas e truques úteis para um crescimento explosivo. Mas antes disso, vamos entender o que é marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma forma de marketing digital que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo valioso e relevante para o usuário para atrair e interagir com o público. O marketing de conteúdo envolve a criação e distribuição de conteúdo como:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- Postagens no blog.
- e-books.
- Podcasts.
- Vídeos.
O marketing de conteúdo é diferente da publicidade tradicional porque não está totalmente focado em promover um produto ou serviço, mas sim em fornecer conteúdo valioso que educa e diverte o público.
Nesta postagem, explicaremos de forma abrangente algumas dicas e truques de marketing de conteúdo que serão úteis para o crescimento explosivo do seu negócio.
Dicas de marketing de conteúdo para um melhor crescimento
Mantenha a exclusividade do conteúdo
O segredo do marketing de conteúdo para desenvolvimento rápido é a originalidade do conteúdo. Não é apenas importante criar um conteúdo valioso e informativo, mas também que seja único e se destaque da concorrência.
A exclusividade do conteúdo refere-se ao fornecimento de material ou informação que não corresponde a outras fontes na Internet. Deve fornecer algo novo e algo que seus leitores não encontrarão em outro lugar. A exclusividade do conteúdo é importante por vários motivos.
- No início, ajuda a construir a confiança do público. se você estiver escrevendo conteúdo criativo. Será visto como mais oficial e confiável do que o conteúdo já publicado por outros.
- Segundo, vai te ajudar a se destacar no mercado e tornar seu conteúdo mais visível nos resultados dos buscadores.
- Terceiro, isso o ajudará a construir um público engajado, pois os leitores terão maior probabilidade de retornar ao seu site para obter novo conteúdo se ele for único.
- Quarto, o conteúdo plagiado é tratado severamente pelos motores de busca, que são mais ou menos as principais plataformas de otimização de conteúdo hoje em dia.
Portanto, é necessário que você sempre garanta que seu conteúdo seja 100% exclusivo
Aumente a legibilidade do seu conteúdo
A legibilidade do conteúdo é a medida de quão fácil é para o leitor compreender o que está escrito. Depende de uma série de coisas, incluindo escolha de palavras, estrutura de frases e comprimento. O conteúdo mal escrito pode dificultar a compreensão dos leitores sobre a mensagem que o escritor está tentando transmitir. Isso resultará em falta de engajamento e menos conversões.
Uma boa legibilidade aumenta o envolvimento do usuário, que é um elemento-chave para o sucesso do marketing de conteúdo. Quando o conteúdo é fácil de ler e entender, os leitores têm mais chances de permanecer engajados e agir.
Por exemplo, se você usar esses tipos de palavras para suas necessidades de marketing, não será muito eficaz:
A suculência das iguarias culinárias provoca salivação nas cavidades orais.
Mas, se você pegar essa mesma frase e facilitar o entendimento, vai ficar bem melhor… assim:
Nossa saborosa comida vai te deixar com água na boca.
Para manter seu conteúdo legível, há várias coisas diferentes que você pode fazer. Para começar, você pode apenas manter as frases curtas e as palavras fáceis de entender ao escrever o rascunho.
Para algumas pessoas, pode ser um pouco desafiador manter a brevidade nas frases e a simplicidade nas palavras desde o início. Mas, mesmo que o primeiro rascunho pareça muito difícil de ler, você pode fazer alterações posteriormente para torná-lo mais compreensível.
Você pode simplesmente parafrasear o conteúdo sozinho e corrigir todas as palavras difíceis com sinônimos mais fáceis e simplesmente separar as frases. Se você achar que tudo isso é árduo de fazer manualmente, você também pode contar com a ajuda de um parafrasear online. Uma ferramenta de paráfrase o ajudará a transformar automaticamente conteúdo complexo ou difícil de entender em um conteúdo simples.
Por Exemplo
“Usamos uma ferramenta online para parafrasear um texto difícil. A ferramenta substituiu instantaneamente todos os termos de jargão por outros mais fáceis de entender.”
Como você pode ver na imagem abaixo:
Como você pode ver na imagem, a ferramenta processou muito bem a entrada. O resultado não foi exatamente igual ao dado no exemplo do manual acima, mas ainda mostra a eficácia das ferramentas de paráfrase para melhorar a legibilidade.
Adicionar recursos visuais
Adicionar recursos visuais ao seu conteúdo também é uma ótima maneira de melhorar sua qualidade, o que pode levar ainda mais a um melhor crescimento da marca. O que são recursos visuais exatamente? Eles geralmente incluem:
- Imagens
- Infográficos
- Tabelas
- Gráficos
Os recursos visuais podem ajudar a tornar o conteúdo mais atraente visualmente, o que pode torná-lo mais fácil de entender e lembrar. Eles também podem atuar como uma forma memorável de comunicar mensagens e podem ser usados para ilustrar tópicos ou processos complexos. Além disso, os recursos visuais podem ajudar a chamar a atenção para aspectos importantes do conteúdo, facilitando a digestão das informações pelos leitores.
Quando se trata de adicionar recursos visuais ao seu conteúdo para um marketing de conteúdo bem-sucedido, você pode usar imagens/infográficos existentes ou criar os seus próprios. Muitas pessoas optam por este último, pois permite ao visual um toque único.
Você pode criar suas imagens com diferentes ferramentas online. Por um lado, Canva é um nome muito popular nesta área. Você também pode tentar outras ferramentas de visualização, como:
- Visme
- Adobe Spark
- Easil
Observe os componentes de SEO na página
É fundamental levar em consideração fatores textuais de SEO na página, como textos alternativos e meta descrições, para maximizar o sucesso do marketing de conteúdo.
Veja bem, o SEO envolve muito mais do que apenas meta descrições e texto alternativo, mas como mantivemos nossa discussão limitada ao conteúdo até agora, estamos discutindo apenas esses dois. No que diz respeito às outras facetas mais complexas do SEO, elas são um trabalho completo por si só e devem ser tratadas por especialistas adequados.
Agora vamos voltar à discussão.
Meta descrições referem-se ao parágrafo que aparece sob o título do seu conteúdo nas SERPs. Na verdade, é um resumo escrito para fornecer aos usuários uma rápida visão do seu artigo. É importante tanto para a classificação quanto para as taxas de cliques, pois uma boa meta descrição pode motivar leitores em potencial a clicar em seu link. Deve ter entre 150-155 caracteres e ser escrito de forma concisa e informativa.
Textos alternativos de imagem são descrições de uma imagem usada para otimização de mecanismos de pesquisa. Ambos são importantes para fins de acessibilidade e SEO. Para acessibilidade, eles oferecem uma alternativa caso a imagem não carregue, para que as pessoas ainda possam entender o conteúdo. Para SEO, os textos alternativos ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo da imagem e fornecem informações adicionais que podem ajudar na classificação.
Palavras Finais
O marketing de conteúdo é uma técnica útil para as empresas promoverem seus produtos e serviços e desenvolverem o reconhecimento da marca. Seguindo as dicas e truques descritos acima, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo que ajudará sua empresa a atingir todo o seu potencial.