A Índia tem ganhado destaque no mundo todo por bons motivos. O lugar está cheio de chances de crescimento para empresas, e ainda mais, está investindo em tecnologia. Por esse motivo, vale a pena ficar de olho nesse país do Sul da Ásia.
Veja um contexto geral sobre a Índia
A Índia é um país em que poucas pessoas têm acesso às tecnologias, mas exporta muita tecnologia de informação. Por esse motivo, é o lugar ideal para os experts em TI. A princípio, esse foco na ciência surgiu em 1990, por causa de novas políticas tomadas.
O país tem crescido muito rápido nos últimos anos, tido como uma economia emergente. Por isso, ela ocupa o 12º lugar de melhor economia do mundo. Isso se dá porque está cheio de empresas grandes e novas, que se atraem pela sua mão de obra barata.
Um lugar recheado de startups
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como dito, é um lugar com uma mão de obra de custo baixo e além disso, que recebe muito dinheiro para investir. Sendo assim, é o lugar ideal para instalar startups de vários tipos. Ainda mais, como o local ainda está crescendo, precisa de muitas indústrias
Outro fator para ter surgido tanta startup, é a quantia de dinheiro destinado para o setor de tecnologia. Ou seja, é um lugar aberto para receber novas pessoas e experts dessa área.
Um país que investiu em tecnologia da informação
A tecnologia é o grande motivo da Índia ter evoluído tanto nos últimos tempos. Como resultado, parte do seu PIB vem todo dos recursos em ciência e inovação. Ainda mais, eles não buscam parar por aqui, querem continuar a investir ainda mais.
O tipo de tecnologia mais usada e estudada lá é a de informação. Essa tecnologia envolve gerenciar dados com a ajuda do computador, assim, são acessados mais facilmente. Além disso, esse trabalho possui muitas etapas e objetivos por trás dele.
Até na educação básica para crianças já é ensinado algumas noções de TI. Ou seja, desde pequenos, os jovens recebem incentivos para seguir nesse meio e conhecem ele na prática. Sendo assim, grande parte da população acaba tendo interesse e seguindo nessa carreira.
Uso inteligente da tecnologia
Os indianos sabem usar sua tecnologia e estudo a seu favor, para crescer ainda mais. Por esse motivo, eles trabalham com diversas técnicas modernas, como o uso de robôs, máquinas 3D e machine learning. Então, estão sempre em destaque nessa área.
A Índia e o comércio eletrônico
Sem dúvidas a pandemia mudou os hábitos de compra em todos os países, mas na Índia, isso foi ainda mais intenso. Desse modo, a quantia de usuários que compram online aumentou e muito, mesmo com o fim da quarentena. Por isso, diversas marcas passaram a investir no delivery.
Agora, o governo indiano criou um serviço especial para o comércio online, com a sigla de ONDC (Open Network for Digital Commerce).
Essa plataforma quer deixar as vendas mais focadas em marcas do próprio país. Ainda mais, alguns empresários querem barrar a Amazon e outras grandes marcas.
Crescimento acelerado
O certo é que o comércio online ainda vai crescer muito e ainda tem espaço para novos serviços. A princípio, pesquisas apontam que o número de usuários indianos vai passar a população total dos Estados Unidos até 2025.
Esse motivo se dá em especial porque agora que a internet está chegando a mais pessoas por lá. Ou seja, estão todos prontos para aproveitar o seu máximo. Desse modo, criadores de apps e donos de marcas têm grande chance de lucrar muito por lá.
Por que o país chama mais a atenção de investidores?
Como visto, a Índia cresce e ainda vai crescer muito mais no futuro, segundo pesquisas. Portanto, é um país com muito espaço para receber novas coisas, o que já é difícil encontrar em outros lugares. Desse modo, traz chance de lucros para todos.
Para quem trabalha com tecnologia, a região está cheia de chances e investidores para isso. Então, seja para abrir uma startup ou achar trabalho por lá, é muito mais fácil para esse setor. Ou seja, para quem quer se aventurar e aprender, esse é o lugar certo.
Um lugar em ascensão
O lugar não chegou ao seu máximo de evolução, ainda está expandindo e buscando melhorias. Por isso, fica mais fácil ter sucesso na região. Inclusive, é um lugar que não requer um grande gasto para se mudar para lá.
O que o Brasil pode aprender com a Índia?
A Índia e o Brasil, embora não pareçam, passam por problemas iguais. Por exemplo, a desarmonia social alta nos dois países, atrasos na educação e burocracia exagerada. Mas, você percebe a diferença na maneira que o país indiano enfrenta tudo isso.
O país do outro lado do mundo está de modo contínuo investindo na tecnologia, que é seu forte. Além disso, estão correndo para trazer a educação para todos os seus jovens. É claro que não é perfeito, pois ainda há muitos problemas, porém, o incentivo existe.