O intraempreendedorismo consiste em aproveitar os talentos da própria empresa, para encontrar novos produtos, serviços ou processos. Assim, esse conceito, que tem mais de 30 anos, é cada vez mais difundido no mercado de trabalho. Então, saiba mais no artigo.
O que é intraempreendedorismo?
Ele tem o objetivo de criar novas chances de inovação com base no time da sua própria empresa. Nesse sentido, é preciso levantar quais os colaboradores que têm interesse em empreender, criar e inovar e formar uma equipe. Para isso, eles devem ser:
- Criativos;
- Destemidos;
- Fora do convencional.
Com o apoio da própria empresa, esse novo time terá foco em criar novos processos, produtos e serviços. De modo geral, é como se a empresa fosse do próprio colaborador e ele terá total liberdade para bolar estratégias de forma criativa como os donos do negócio.
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O termo foi criado pelo americano Gifford Pinchot III em 1978, onde ele e sua esposa escreveram o primeiro artigo sobre o tema. Já em 1985 ele lançou o livro “Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur”.
Intraempreendedorismo é diferente do empreendedorismo?
Intraempreendedorismo é um meio de atuar dentro de uma organização de forma empreendedora. Já o empreendedorismo, por sua vez, consiste em identificar chances e criar soluções por meio de projetos, negócios, bem como postura.
De forma bem resumida, intraempreender é atuar como empreendedor em um contexto onde você já esteja inserido. Já empreender é criar algo novo que traga soluções e uma nova oportunidade de negócios. Apesar de serem conceitos parecidos, são diferentes.
Quais os tipos de intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo é dividido de duas formas, ou seja, elas são voltadas para o valor agregado da instituição. Ou para projetos totalmente diferentes do que a marca se propõe a fazer no mercado. Então, confira um pouco mais sobre esses dois conceitos.
Intraempreeendedorismo do tipo Valor agregado
Esse tipo de intraempreendedorismo tem foco na missão ou atividade real da organização. Dessa forma, o colaborador irá criar projetos, desenhar estratégias e traçar planos dentro do que a empresa já desenvolve. Ou seja, no nicho em que ela já atua.
Intraempreendedorismo do tipo Spin-off
O do tipo spin-off foge totalmente do que a marca já trabalha. Isso porque, o objetivo é expandir os horizontes do negócio para outros mercados. O que faz com que a empresa passe a atuar em novos nichos e expandir o faturamento.
Vale ressaltar que o termo spin-off tem relação com as propriedades intelectuais que não tem ligação com a linha principal e, no intraempreendedorismo o conceito é o mesmo.
Quais os principais aspectos de um intraempreendedor?
Como em toda e qualquer função que um colaborador venha desempenhar dentro de uma empresa, há um perfil adequado. Por isso, para ser um intraempreendedor você deve ter foco em:
- Criatividade;
- Ter coragem;
- Pensar “fora da caixa”;
- Espírito de trabalho em equipe.
Confira a seguir o que um colaborador com este perfil precisa saber ou ter, em termos de habilidades, para ter sucesso na função.
Criatividade
Quem atua com intraempreendedorismo precisa “pensar fora da caixa” para oferecer soluções criativas para o negócio. Seja nos processos, quanto em novidades para o time.
Esse profissional precisa estar atento às novas tendências do mercado. Para incentivar ideias de negócios inovadoras você precisa:
- Fazer a pergunta certa para buscar soluções;
- Tornar-se um especialista no seu nicho;
- Ficar sempre aberto e atento ao novo;
- Relaxar a mente e imaginar;
- Gerar uma chuva de ideias, por mais simples que possam parecer;
- Criar uma relação entre essas ideias;
- Selecionar as melhores ideias.
Depois de todo esse passo a passo, agora é o momento de fazer algo concreto com essas ideias que foram selecionadas. É dessa forma que você cria novos projetos para a sua empresa e desenvolve novos produtos e serviços.
Um intraempreendedor precisa ter coragem?
Um intraempreendedor precisa fazer o mapeamento de riscos para implantar novas ações para o negócio. Afinal, nem sempre é possível medir e evitar erros durante o processo. Vale ressaltar que para ter sucesso é necessário aprender com os obstáculos que surgem.
Mente inovadora
Inovar não significa, de forma necessária, somente criar algo novo. Inovar também significa recriar o que já existe em outro modelo, ou renovar o que já está em uso. Por isso, ter uma mente inovadora encaixa com o que a função de um intraempreendedor pede.
Espírito de trabalho em equipe
Quem trabalha junto cresce mais e de modo mais rápido. Então, o time que for selecionado para tocar a seção de intraempreendedorismo da empresa deve ter espírito de trabalho em equipe. Além de funcionar como uma engrenagem para obter bons resultados.
A divisão de tarefas por habilidades é uma boa opção. Assim, é possível extrair o que há de melhor em cada um com o objetivo final de trazer sucesso para a organização. Confira 7 maneiras que você pode usar para incentivar o espírito de equipe no trabalho:
- Desenvolver lideranças;
- Exercitar a comunicação;
- Deixar clara a importância de cada colaborador do time;
- Investir em treinamentos;
- Aprender com habilidades distintas;
- Criar diálogos de forma aberta e confiável;
- Dar feedbacks.
Um time entrosado produz mais e melhor. Assim como, aumenta a possibilidade de ter novas ideias em menos tempo, visto que cada um entende e pratica o seu lugar na equipe.
Empresas que aplicam o intraempreendedorismo
Já existem no mercado diversas empresas que aplicam o intraempreendedorismo na sua estratégia. Veja, em seguida, uma lista com 3 exemplos clássicos:
- Facebook;
- Google;
- 3M.
Confira alguns exemplos e como se deu o uso desta técnica nessas 3 empresas, assim como, eles são úteis na nossa rotina até hoje.
O Facebook é exemplo de intraempreendedorismo?
O famoso botão “curtir” que existe no Facebook é fruto de uma estratégia de intraempreendedorismo. Isso porque, essa função foi criada com base em ideias de um programa interno feito com os colaboradores da empresa com nome de hackathon.
Trata-se de uma maratona de programação, que dura horas a fio, onde os competidores resolvem problemas com essa ferramenta. De modo geral, esse tipo de evento une pessoas do ramo da tecnologia.
Google, uma empresa que domina o intraempreendedorismo
O Google tem uma cultura intraempreendedora há muito tempo. Uma vez que, já permite que o colaborador dedique 20% do seu tempo de trabalho para desenvolver novos projetos para a empresa. E foi assim que surgiu o Gmail.
Ele teve origem por meio de uma ideia do colaborador Paul Buchheit e foi lançado em 2004. Assim, a ferramenta atrelou à caixa de mensagens as pesquisas do Google, bem como, a possibilidade de armazenar arquivos na nuvem.
No início do seu lançamento, o recurso só podia ser usado com um convite de um usuário ativo. Mas, hoje em dia, ele é essencial para qualquer recurso do Google e pode ser obtido de forma gratuita a qualquer tempo.
A 3M usa mesmo o intraempreendedorismo?
A 3M desenvolveu a regra dos 15%, ou seja, o tempo que o colaborador pode dedicar para praticar ideias inovadoras. E, como no Google, foi assim que o ex-funcionário Art Fry criou o famoso post-it nos anos 70.
Uma solução para quem precisava tomar notas rápidas. Além disso, as deixa organizadas e à vista de forma prática.
É possível desenvolver o intraempreendedorismo?
Todo mundo é capaz de se tornar um intraempreendedor, porém, é necessário obter alguns saberes técnicos. Assim como, dedicar algum tempo para estudar a estratégia de mercado. Por isso, é uma questão de dedicação. Veja como você pode praticar.
Conheça seu negócio
O primeiro, e mais importante passo, é conhecer muito bem o seu negócio e a sua empresa. Ou seja, principais ações, valores, missão, visão. Pense também nos planejamento estratégico e perspectivas para novos projetos e futuro da organização.
Sempre pense em formas de otimizar sua empresa
Já o segundo passo é pensar como se a empresa fosse sua, ou seja, como se você fosse o CEO da organização. Assim, você terá mais empenho em buscar soluções para os seus clientes por meio de novos produtos e serviços.
Aprenda com seus erros
Ter o feedback do cliente é muito importante no momento da inovação. Afinal, é por meio desses retornos que se darão os gatilhos para a criação do novo. Então, se você errou, busque não cometer os mesmos erros novamente.
O intraempreendedorismo pode revolucionar uma empresa?
O intraempreendedorismo pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Mas, vale ressaltar que os profissionais que vão atuar na estratégia não devem ser procurados, e sim, formados segundo o seu perfil pessoal e profissional.
Incentivar os colaboradores na organização é bom tanto para o time, quanto para a empresa. Isso porque, aumenta o seu nível de satisfação e, em consequência, uma participação mais ativa nos seus processos. Veja as vantagens em seguida:
- Oportunidades de negócios;
- Aumento da produtividade;
- Comunicação mais efetiva;
- Mais inovação;
- Aumento da satisfação do time e da empresa;
- Novas fontes de renda;
- Crescimento e expansão da empresa.
Uma maior integração entre o time e a empresa também é o retrato da prática do intraempreendedorismo. Por isso, não deixe de estudar hoje mesmo como você pode usá-la a seu favor. Seja para crescer o seu negócio, ou seja para reter seus talentos.