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Dropshipping: o que é esse modelo de negócios digital e como ele funciona?

Diego Dias by Diego Dias
16 de dezembro de 2022
in Negócios
Reading Time: 7 mins read
dropshipping 5

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Com o dropshipping é possível realizar vendas apenas com uma relação de vendedor e fornecedor. Ele tem um custo bem abaixo e pode ser ótimo para uma loja virtual. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que esse modelo de negócios não tenha problemas.

O que é dropshipping?

Entre as modalidades de e-commerce, esse é um dos modelos em que um lojista irá vender sem um estoque próprio. Assim, também é conhecido como estoque na fonte e é como uma loja virtual, onde se vende produtos  físicos e digitais. É ótimo para quem está no início e ainda não pode fazer um grande investimento. Contudo, também não é preciso se preocupar com alguns detalhes como:

  • Entregas;
  • Devoluções.

Trata-se de uma forma eficaz do lojista trabalhar apenas para atrair clientes, receber os pedidos e depois repassá-los para os fornecedores. Então, tem a necessidade de ter uma atenção especial para achar bons parceiros e que sejam confiáveis.

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mulher de negócios falando no celular, várias encomendas empilhadas sobre a mesa
Com o dropshipping, os fornecedores fazem a entrega dos produtos após embalar a mercadoria. Imagem de jcomp no Freepik.

Como funciona?

A atuação do dropshipping é muito mais simples do que parece, já que consiste em uma divisão de tarefas entre comerciante e fornecedor. Essa separação tem grande utilidade para oferecer uma experiência do consumidor melhor, ela age desde o pedido até a finalização da entrega com o maior conforto possível.

Pedido do cliente na loja

O processo de venda se inicia quando alguém faz o pedido. A intenção é receber o valor total da compra, com o preço que for definido para o negócio. Pode ser em qualquer uma dessas áreas:

  • Loja virtual;
  • Marketplace.

Todo esse processo é feito dentro de uma plataforma para dropshipping nacional que o vendedor possuir. Contudo, ele também precisa fazer a aprovação da transação para seguir com o pedido.

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Lojista passa para um fornecedor

Quando o pedido é recebido, o dever do lojista é fazer o encaminhamento para chegar até o fornecedor. Esse é o momento de repassar a compra e pagar a quantia dada pelo preço de atacado ou valor posto em contrato. Assim, também é a hora de retirar a sua parte dos lucros dessa mesma venda.

Visível para o cliente

Essa é uma parte do processo que fica por trás da compra, portanto, a relação entre lojista e fornecedor não é vista pelos clientes. Então, o consumidor pensa que é apenas o vendedor que toma todas as providências.

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Fornecedor envia o produto ao cliente

É nessa parte do processo de dropshipping que o fornecedor assume o controle. O produto está guardado em seu estoque e precisa dos cuidados básicos como:

  • Separar;
  • Embalar;
  • Fazer o envio para a transportadora.

Tudo depende da negociação e esses produtos podem ter identificação da marca do lojista, mas é comum que tenha apenas o nome do fornecedor. Por fim, quando chega até a casa do cliente, toda a venda pode ser finalizada, a não ser que precise de troca ou devolução. Nesses casos, também é feito uso da plataforma do vendedor para que o problema se resolva.

O que é preciso para começar o dropshipping?

Esse tipo de negócio digital precisa de alguns detalhes essenciais para começar a se trabalhar com ele. Ou seja, deve-se saber quais serão os produtos vendidos e também como será feito o marketing da loja.

Faça a escolha de um nicho no mercado

Igual a qualquer modelo de negócios, pode ser útil preencher algum nicho que tem menos concorrência no mercado. Portanto, deve-se determinar onde irá atuar e qual será o público-alvo que deseja atingir com as vendas. Um nicho é tido como um segmento pequeno, bem como, uma subcategoria especial da indústria. Assim, a sua intenção é satisfazer as necessidades específicas desse mercado e definir alguns pontos como:

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  • Faixa de preço;
  • Qualidade do produto vendido.

Para fazer a escolha do que vender, deve-se pensar que os produtos precisam ser algo que as pessoas têm necessidade. Contudo, também devem sanar os problemas do comprador, algo que você possa oferecer como solução.

Análise de mercado

O próximo passo do dropshipping é fazer uma boa análise de mercado, com uma boa avaliação da indústria que deseja entrar. É preciso pesquisar valores, tamanho e também determinar os hábitos de consumo dos seus clientes.

Encontre um fornecedor de dropshipping

Achar o fornecedor certo para trabalhar com esses negócios, pode ser a maior diferença entre ter sucesso ou ir à falência. Então, alguns detalhes como avaliar a presença online pode ser útil para saber sobre a qualidade do serviço. Ter atenção na qualidade do produto também pode fazer a diferença e pedir algumas amostras pode ajudar a testar para descobrir se é o que deseja. Achar um bom fornecedor que atenda bem também é útil, ainda mais quando suas entregas são rápidas.

Prepare suas finanças

Qualquer negócio precisa começar com uma boa separação de finanças e com o uso do dropshipping não é diferente. Assim, abrir uma conta PJ pode ser o começo para a preparação, bem como, fazer a separação de dinheiro para possíveis manutenções.

Crie uma loja virtual

Uma das melhores maneiras de botar a loja em ação é ao criar uma forma eficaz de chegar até os clientes. Ou seja, todo local precisa de um endereço e obter um nome de domínio é essencial para começar a ter fregueses. Depois, basta escolher alguma plataforma para usar, seja qual for ela, desde que o seu público-alvo esteja nele.

Jovem dona de uma pequena empresa embalando produtos em caixas preparando-os para entrega
Com o dropshipping não é preciso ter um estoque físico para poder vender em lojas virtuais. Imagem de stefamerpik no Freepik.

Decisão dos detalhes

Há muitas análises a serem feitas a respeito da escolha dos produtos que serão adicionados na loja online. Como exemplo, pode-se pensar a respeito das taxas de envio de cada um deles que será cobrada dos consumidores. Aliás, muitos clientes fazem a avaliação a respeito do custo de frete antes de completar uma compra.

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Os meios de pagamento mais adequados também devem ser definidos no planejamento de dropshipping, porque afeta a experiência de compra. Assim, as maneiras de pagar precisam ser convenientes e quanto mais opções, melhor.

Marketing da loja

No último estágio na hora de preparar o seu negócio, é focar em fazer um bom marketing para a loja. Então, várias estratégias podem ser usadas, por exemplo:

  • SEO;
  • Propagandas pagas;
  • Marketing por e-mail.

Todas são maneiras muito úteis para conseguir chegar até o cliente e o marketing digital é essencial. Assim, criar uma personalidade para a loja, bem como, apostar em um conteúdo interessante é ideal para atrair pessoas.

Quais as vantagens do dropshipping?

Os benefícios do dropshipping são muitos, como a facilidade para dar início aos negócios. Esse estilo requer acesso a internet e um meio de estar sempre em contato com os seus clientes para fazer as vendas. Mas, ainda há outros prós que podem ser aproveitados quando se coloca esse método em prática:

  • Tem um baixo risco;
  • Custos indiretos menores;
  • É possível vender vários produtos;
  • Dá para trabalhar de onde quiser.

Para tomar conta do negócio, não há a necessidade de contratar funcionários para ajudar a vender, se não for algo essencial. Contudo, também dispensa a chance de precisar pensar em custos de inventário ou qualquer outro gasto, além de possíveis manutenções. O que é preciso pagar de forma indireta são gastos bem menores do que tendem a ser.

Com um vendedor com estoque na fonte, dá para escolher mais de um fornecedor para adquirir os produtos para a sua loja. Portanto, não é preciso se prender a apenas uma venda e dá para aumentar a quantidade de itens vendidos na loja.

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mulher jovem asiática falando no telefone com várias embalagens ao seu redor
Com o dropshipping, o vendedor pode fazer a venda de vários produtos diferentes em sua loja. Imagem de studioredcup no Freepik.

Há desvantagens no dropshipping?

Mesmo que o dropshipping seja muito eficaz e tenha boas vantagens, também é preciso ter atenção aos seus pontos negativos. Há alguns detalhes que deve-se dar atenção a esse estilo de negócios:

  • Grande competição;
  • Os lucros podem ser baixos;
  • Problemas no fornecimento.

Tem um bom número de pessoas que já colocaram esse método em prática, assim, o mercado se torna competitivo para este modelo de negócios. Então, é preciso trabalhar muito para ganhar destaque com o dropshipping. Graças a competição, tem grandes chances de ter lucros menores ao fazer as suas vendas, ainda mais antes de ter um bom número de clientes. Alguma guerra por conta de preços pode ocorrer, o que gera menos lucros por reduzir os valores.

Outro problema que pode ocorrer é escolher um fornecedor que não seja tão bom e nem comprometido com o serviço. Portanto, pode gerar problemas em entregas, como atrasos e um empacotamento mal feito na hora de enviar a mercadoria. É importante conhecer bem com quem irá fechar um acordo antes de começar as suas vendas. Assim, reduz os riscos de passar por alguma situação que possa trazer má reputação para a loja.

Coloque o dropshipping em prática

Antes de dar entrada no modelo de dropshipping, é preciso pensar em todas as questões que estão em volta desse método. Mas, também deve-se analisar se será um negócio nacional ou se fará apenas vendas internacionais. São muitos pontos para se levar em conta, então é preciso considerar se:

  • Vale a pena dar entrada nesse tipo de negócio;
  • Quais serão os seus fornecedores;
  • Caso já tenha um negócio físico e queira escalá-lo.

Fazer a aplicação desse modelo, pode ser útil para quem tem uma loja na internet e tem um estoque físico. Ele é ótimo para aumentar as chances de venda e nem é preciso fazer uma ampliação do armazenamento. Aliás, ter uma marca que os clientes já conhecem e são fiéis é uma boa maneira de obter sucesso.

Tags: benefícios do dropshippingbom fornecedordropshippingloja onlinelojista e fornecedormodalidades de e-commercetipo de negócio digitalvendas internacionais
Diego Dias

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

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