Com o dropshipping é possível realizar vendas apenas com uma relação de vendedor e fornecedor. Ele tem um custo bem abaixo e pode ser ótimo para uma loja virtual. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que esse modelo de negócios não tenha problemas.
O que é dropshipping?
Entre as modalidades de e-commerce, esse é um dos modelos em que um lojista irá vender sem um estoque próprio. Assim, também é conhecido como estoque na fonte e é como uma loja virtual, onde se vende produtos físicos e digitais. É ótimo para quem está no início e ainda não pode fazer um grande investimento. Contudo, também não é preciso se preocupar com alguns detalhes como:
- Entregas;
- Devoluções.
Trata-se de uma forma eficaz do lojista trabalhar apenas para atrair clientes, receber os pedidos e depois repassá-los para os fornecedores. Então, tem a necessidade de ter uma atenção especial para achar bons parceiros e que sejam confiáveis.
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Como funciona?
A atuação do dropshipping é muito mais simples do que parece, já que consiste em uma divisão de tarefas entre comerciante e fornecedor. Essa separação tem grande utilidade para oferecer uma experiência do consumidor melhor, ela age desde o pedido até a finalização da entrega com o maior conforto possível.
Pedido do cliente na loja
O processo de venda se inicia quando alguém faz o pedido. A intenção é receber o valor total da compra, com o preço que for definido para o negócio. Pode ser em qualquer uma dessas áreas:
- Loja virtual;
- Marketplace.
Todo esse processo é feito dentro de uma plataforma para dropshipping nacional que o vendedor possuir. Contudo, ele também precisa fazer a aprovação da transação para seguir com o pedido.
Lojista passa para um fornecedor
Quando o pedido é recebido, o dever do lojista é fazer o encaminhamento para chegar até o fornecedor. Esse é o momento de repassar a compra e pagar a quantia dada pelo preço de atacado ou valor posto em contrato. Assim, também é a hora de retirar a sua parte dos lucros dessa mesma venda.
Visível para o cliente
Essa é uma parte do processo que fica por trás da compra, portanto, a relação entre lojista e fornecedor não é vista pelos clientes. Então, o consumidor pensa que é apenas o vendedor que toma todas as providências.
Fornecedor envia o produto ao cliente
É nessa parte do processo de dropshipping que o fornecedor assume o controle. O produto está guardado em seu estoque e precisa dos cuidados básicos como:
- Separar;
- Embalar;
- Fazer o envio para a transportadora.
Tudo depende da negociação e esses produtos podem ter identificação da marca do lojista, mas é comum que tenha apenas o nome do fornecedor. Por fim, quando chega até a casa do cliente, toda a venda pode ser finalizada, a não ser que precise de troca ou devolução. Nesses casos, também é feito uso da plataforma do vendedor para que o problema se resolva.
O que é preciso para começar o dropshipping?
Esse tipo de negócio digital precisa de alguns detalhes essenciais para começar a se trabalhar com ele. Ou seja, deve-se saber quais serão os produtos vendidos e também como será feito o marketing da loja.
Faça a escolha de um nicho no mercado
Igual a qualquer modelo de negócios, pode ser útil preencher algum nicho que tem menos concorrência no mercado. Portanto, deve-se determinar onde irá atuar e qual será o público-alvo que deseja atingir com as vendas. Um nicho é tido como um segmento pequeno, bem como, uma subcategoria especial da indústria. Assim, a sua intenção é satisfazer as necessidades específicas desse mercado e definir alguns pontos como:
- Faixa de preço;
- Qualidade do produto vendido.
Para fazer a escolha do que vender, deve-se pensar que os produtos precisam ser algo que as pessoas têm necessidade. Contudo, também devem sanar os problemas do comprador, algo que você possa oferecer como solução.
Análise de mercado
O próximo passo do dropshipping é fazer uma boa análise de mercado, com uma boa avaliação da indústria que deseja entrar. É preciso pesquisar valores, tamanho e também determinar os hábitos de consumo dos seus clientes.
Encontre um fornecedor de dropshipping
Achar o fornecedor certo para trabalhar com esses negócios, pode ser a maior diferença entre ter sucesso ou ir à falência. Então, alguns detalhes como avaliar a presença online pode ser útil para saber sobre a qualidade do serviço. Ter atenção na qualidade do produto também pode fazer a diferença e pedir algumas amostras pode ajudar a testar para descobrir se é o que deseja. Achar um bom fornecedor que atenda bem também é útil, ainda mais quando suas entregas são rápidas.
Prepare suas finanças
Qualquer negócio precisa começar com uma boa separação de finanças e com o uso do dropshipping não é diferente. Assim, abrir uma conta PJ pode ser o começo para a preparação, bem como, fazer a separação de dinheiro para possíveis manutenções.
Crie uma loja virtual
Uma das melhores maneiras de botar a loja em ação é ao criar uma forma eficaz de chegar até os clientes. Ou seja, todo local precisa de um endereço e obter um nome de domínio é essencial para começar a ter fregueses. Depois, basta escolher alguma plataforma para usar, seja qual for ela, desde que o seu público-alvo esteja nele.
Decisão dos detalhes
Há muitas análises a serem feitas a respeito da escolha dos produtos que serão adicionados na loja online. Como exemplo, pode-se pensar a respeito das taxas de envio de cada um deles que será cobrada dos consumidores. Aliás, muitos clientes fazem a avaliação a respeito do custo de frete antes de completar uma compra.
Os meios de pagamento mais adequados também devem ser definidos no planejamento de dropshipping, porque afeta a experiência de compra. Assim, as maneiras de pagar precisam ser convenientes e quanto mais opções, melhor.
Marketing da loja
No último estágio na hora de preparar o seu negócio, é focar em fazer um bom marketing para a loja. Então, várias estratégias podem ser usadas, por exemplo:
- SEO;
- Propagandas pagas;
- Marketing por e-mail.
Todas são maneiras muito úteis para conseguir chegar até o cliente e o marketing digital é essencial. Assim, criar uma personalidade para a loja, bem como, apostar em um conteúdo interessante é ideal para atrair pessoas.
Quais as vantagens do dropshipping?
Os benefícios do dropshipping são muitos, como a facilidade para dar início aos negócios. Esse estilo requer acesso a internet e um meio de estar sempre em contato com os seus clientes para fazer as vendas. Mas, ainda há outros prós que podem ser aproveitados quando se coloca esse método em prática:
- Tem um baixo risco;
- Custos indiretos menores;
- É possível vender vários produtos;
- Dá para trabalhar de onde quiser.
Para tomar conta do negócio, não há a necessidade de contratar funcionários para ajudar a vender, se não for algo essencial. Contudo, também dispensa a chance de precisar pensar em custos de inventário ou qualquer outro gasto, além de possíveis manutenções. O que é preciso pagar de forma indireta são gastos bem menores do que tendem a ser.
Com um vendedor com estoque na fonte, dá para escolher mais de um fornecedor para adquirir os produtos para a sua loja. Portanto, não é preciso se prender a apenas uma venda e dá para aumentar a quantidade de itens vendidos na loja.
Há desvantagens no dropshipping?
Mesmo que o dropshipping seja muito eficaz e tenha boas vantagens, também é preciso ter atenção aos seus pontos negativos. Há alguns detalhes que deve-se dar atenção a esse estilo de negócios:
- Grande competição;
- Os lucros podem ser baixos;
- Problemas no fornecimento.
Tem um bom número de pessoas que já colocaram esse método em prática, assim, o mercado se torna competitivo para este modelo de negócios. Então, é preciso trabalhar muito para ganhar destaque com o dropshipping. Graças a competição, tem grandes chances de ter lucros menores ao fazer as suas vendas, ainda mais antes de ter um bom número de clientes. Alguma guerra por conta de preços pode ocorrer, o que gera menos lucros por reduzir os valores.
Outro problema que pode ocorrer é escolher um fornecedor que não seja tão bom e nem comprometido com o serviço. Portanto, pode gerar problemas em entregas, como atrasos e um empacotamento mal feito na hora de enviar a mercadoria. É importante conhecer bem com quem irá fechar um acordo antes de começar as suas vendas. Assim, reduz os riscos de passar por alguma situação que possa trazer má reputação para a loja.
Coloque o dropshipping em prática
Antes de dar entrada no modelo de dropshipping, é preciso pensar em todas as questões que estão em volta desse método. Mas, também deve-se analisar se será um negócio nacional ou se fará apenas vendas internacionais. São muitos pontos para se levar em conta, então é preciso considerar se:
- Vale a pena dar entrada nesse tipo de negócio;
- Quais serão os seus fornecedores;
- Caso já tenha um negócio físico e queira escalá-lo.
Fazer a aplicação desse modelo, pode ser útil para quem tem uma loja na internet e tem um estoque físico. Ele é ótimo para aumentar as chances de venda e nem é preciso fazer uma ampliação do armazenamento. Aliás, ter uma marca que os clientes já conhecem e são fiéis é uma boa maneira de obter sucesso.