A Nvidia tem um papel crucial no cenário de processamento gráfico, uma vez que moldou a evolução dos PCs e da indústria de tecnologia. Por isso, o texto a seguir explora desde os seus principais produtos até os marcos que contribuíram para sua ascensão no mercado.
O que é a Nvidia?
A Nvidia Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia, fundada, aliás, no ano de 1993 por:
- Jensen Huang;
- Chris Malachowsky;
- Curtis Priem.
Ela é famosa não só pelo seu papel vital na criação de unidade de processamento gráfico (GPU) e tecnologias associadas, como também por suas placas de vídeo GeForce, usadas em PCs gamers e pela linha Quadro, voltada para área de design gráfico e modelagem 3D.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Além disso, ela teve um papel crucial na introdução de tecnologias inovadoras, como CUDA (Compute Unified Device Architecture), por exemplo, que permitiu o uso de GPUs para tarefas de computação de propósito geral.
Qual foi a visão inicial da empresa?
A visão inicial da empresa focou em inovar no mercado de processamento gráfico. Sendo assim, os fundadores buscavam criar soluções avançadas para melhorar a qualidade gráfica em computadores pessoais.
Na época da fundação, os gráficos computacionais eram uma área nova e, assim, a Nvidia estava apta a ser uma líder nesse campo. O seu objetivo era fornecer aceleração 3D para jogos e aplicativos gráficos, mas com uma experiência visual mais rica e imersiva.
Esse foco não só solidificou a posição da marca como uma força líder no mercado, como também pavimentou o caminho para as suas incursões em outras áreas da tecnologia, como:
- inteligência artificial;
- aprendizado profundo;
- computação de alto padrão.
Quais são os principais produtos e inovações da Nvidia?
Os principais produtos da Nvidia têm foco em gerar soluções avançadas de processamento gráfico e tecnologias associadas, ao passo que abrangem várias áreas da computação.
Desse modo, ela emergiu como uma potência global na vanguarda da inovação tecnológica, visto que assumiu a sua posição como líder no seu campo de atuação.
Com as suas GPUs de alto padrão, ela fomentou a revolução gráfica no universo dos jogos, ao mesmo tempo, moldou a indústria, desde avanços científicos até aplicações empresariais e inovações em mobilidade, como carros autônomos.
NV1 (1995)
O NV1 foi o primeiro processador gráfico criado pela empresa e sua introdução trouxe uma série de inovações que mudaram o padrão para placas de vídeo em PCs. Isso porque, ele foi o pioneiro ao trazer a aceleração 3D nas GPUs.
Antes de sua chegada, a renderização dependia muito do processador central (CPU), o que limitava bastante a qualidade, bem como a velocidade das imagens gráficas. Desse modo, ele abriu as portas para uma nova gama de jogos tridimensionais.
Além disso, a sua arquitetura também suportava recursos multimídia, o que contribuiu para a reprodução de vídeos e melhoria geral da experiência do usuário.
RIVA 128 (1997)
RIVA 128 foi a primeira placa de vídeo a superar a resolução de 1024×768 pixels, de modo que definiu um novo padrão para a qualidade gráfica em PCs pessoais. Esse avanço, aliás, trouxe uma exibição mais nítida e rica, ao passo que melhorou a experiência visual.
Vale lembrar que ela foi pensada para oferecer aceleração gráfica 3D dedicada, um passo além do que as demais podiam dar. Isso significou, de fato, um grande salto para a marca, que foi muito eficaz em ambientes 3D de jogos e apps em geral.
GeForce 256 (1999)
A GeForce 256 foi a primeira placa de vídeo a trazer o conceito de mudança e iluminação programáveis. Assim, alguns dos seus atributos mais notáveis incluem:
- render espaços 3D de forma mais rica e com efeitos visuais mais amplos;
- aplicações em áreas como design gráfico e modelagem 3D;
- imersão visual por meio de sombras, reflexos e outros detalhes;
- taxas de quadros mais altas e uma experiência de usuário mais suave.
Além disso, ela foi compatível com o DirectX 7, a última versão da API gráfica da Microsoft na época. Isso fez com que os criadores tirassem proveito das últimas tecnologias gráficas e recursos, enquanto garantiu que ela ficasse na linha de frente da inovação.
Quadro (1999)
A série Quadro foi criada, antes de tudo, para atender às demandas intensivas de tarefas de trabalho, visto que ela trouxe desempenho gráfico otimizado para atividades como:
- design arquitetônico;
- modelagem 3D;
- renderização;
- animação.
Com uma precisão de cor em áreas como design gráfico e produção de conteúdo visual, as placas Quadro foram calibradas para fornecer uma reprodução de cor precisa e consistente.
Como a Nvidia se destacou no mercado nos anos 2000?
Durante os anos 2000, a Nvidia firmou a sua posição como líder no mercado, por meio de inovações tecnológicas e expansão da sua presença em vários setores. Afinal, ela lançou várias gerações de GPUs GeForce com tecnologias como a Shader Model 3.0.
Veja a seguir alguns dos marcos principais da empresa nesse período:
- lançamento da GeForce 3 que trouxe efeitos realistas, como Vertex e Pixel Shader;
- suporte para DirectX 10 e Shader Model 4.0;
- compra da Ageia Technologies, criadora de tecnologia em jogos;
- recurso SLI, que permite aos usuários conectarem várias placas de vídeo.
Como a Nvidia expandiu suas operações para além das GPUs?
A Nvidia deu um passo ousado ao trazer a arquitetura CUDA em 2007, uma vez que essa tecnologia permitiu o uso de GPUs para computação de propósito geral. Desse modo, foi além das aplicações gráficas para acelerar tarefas mais complexas.
Além disso, ela ampliou as suas operações para o setor de carros com a plataforma DRIVE, que envolve o fornecimento de soluções de hardware e software para sistemas de veículos autônomos, que inclui:
- processadores de IA;
- sistemas de percepção;
- plataformas de treino para algoritmos de direção autônoma.
Por fim, ela entrou no cenário de computação em nuvem ao lançar a GPU Cloud (NGC), um recurso que dá acesso a uma ampla gama de softwares para placas de vídeo.
A atuação da fabricante em IA
A Nvidia expandiu a sua atuação também para a área de inteligência artificial. O que foi um grande acerto da empresa, já que com isso o seu lucro líquido teve um aumento de 12 vezes, arrecadando US$ 18,12 bilhões de julho a setembro.
O montante é o resultado das vendas de servidores, processadores, GPUs e serviços de aplicações de IA em plataformas empresariais.
Em relação ao ano anterior, o ganho aumentou 206% graças a IA. O Data Center da empresa, o que mais se beneficiou pelo uso da inteligência artificial, foi o grande destaque com US$ 14,51 bilhões, superando os segmentos de:
- games: US$ 2,86 bilhões;
- visualização profissional: US$ 416 milhões;
- automotivo: US$ 261 milhões.
O lucro se deve ao lançamento de grandes produtos e serviços como HGX H200, NeMo, DGX Cloud AI e Spectrum-X. Portanto, esses dados revelam que o segmento de IA é hoje, sem dúvida, o mais importante da empresa.
Qual é o legado da Nvidia na história da tecnologia?
O legado da Nvidia é marcado por inovações que mudaram como as pessoas lidam com a tecnologia. A princípio, famosa por suas placas de vídeo de alto nível, ela não só elevou o padrão gráfico dos jogos, mas também desbravou novos horizontes.