O RCS, ou Rich Communications Service, ou seja, o Serviço de Comunicação Enriquecida na tradução, é um protocolo de envio de mensagens e mídia pelo celular. Essa tecnologia deve substituir o SMS, que já é pouco utilizado pelos usuários.
O que é o RCS?
O RCS é um modelo de comunicação que utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia, mas que utiliza os dados móveis do celular. Dessa forma, não há a cobrança por mensagem como ocorria no SMS e sim pelo uso de dados.
Ele usa o mesmo aplicativo de mensagens, mas disponibiliza outros recursos, similares ao Whatsapp e Telegram, como, por exemplo:
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- envio de mensagens em áudio e vídeo;
- uso de figurinhas e imagens;
- suporte para mais de 160 caracteres;
- criação de grupos de bate-papo.
A novidade é bem-vinda em um cenário onde o Whatsapp sofre debandada de usuários após anunciar novas regras de compartilhamento de dados.
O sistema é seguro?
Esse formato de envio de mensagens é muito mais seguro do que o SMS, porque possui criptografia nas conversas. Além disso, tem um sistema de verificação de remetente para garantir trocas confiáveis.
As imagens e demais arquivos enviados ficam armazenados de forma temporária com uma URL aleatória, que não permite identificar quem enviou ou recebeu a mensagem. Para isso, o sistema utiliza um algoritmo especial que faz a conversão do endereço.
Quais são os recursos do protocolo RCS?
O RCS permite enviar mensagens multimídia, com recursos como imagens, vídeo e áudio. Assim, é uma boa alternativa, inclusive, para empresas para o envio de materiais publicitários, como cartões de visita, folders, entre outros.
Também há a opção de envio de respostas sugeridas com apenas um clique, o que confere mais rapidez às comunicações. Além disso, é possível incluir botões para ações como acessar o site para compras.
O sistema ainda fornece acesso a métricas, como taxa de leitura e cliques, o que é muito útil para os perfis comerciais, haja vista o poder dos dados na tomada de decisão.
Quais são as vantagens do RCS?
O RCS combina algumas funções disponíveis em aplicativos de mensagens como o Whatsapp, mas com maior controle pelo usuário. Isso porque, o serviço não fica sob a gerência de uma única empresa, como ocorre com a Meta.
Outro ponto de destaque é que ele permite integrar recursos externos como chatbots, para otimizar a interação. Ele também tem um amplo alcance, uma vez que é uma criação em parceria entre o Google e as operadoras de telefonia.
Com isso, deve integrar todos os aparelhos que usam o sistema Android. A Apple, por sua vez, possui seu próprio sistema de mensagens dentro do sistema iOS, mas que não se integra a essa tecnologia. Portanto, pode ser um pouco excludente com esse público.
O RCS já está disponível?
A tecnologia RCS já está presente na maior parte dos aparelhos que usam o sistema Android. Aliás, quase todas as operadoras que operam no país já estão integradas ao serviço. Para verificar se a função está ativa, basta seguir os seguintes passos:
- Abrir o aplicativo de mensagens;
- Ir até as configurações;
- Em chats, ative a função.
A partir daí, estará apto a enviar e receber mensagens por esse meio, mas vale lembrar que é preciso estar conectado à internet, seja por wi-fi ou dados móveis.
Caso o destinatário da mensagem não tenha a função ativa no aparelho, arquivos de mídia não suportados por SMS não serão entregues. No aplicativo de mensagens, os contatos que têm essa tecnologia apresentam um ícone de balão.
Para quem o RCS é indicado?
O sistema RCS ainda não é muito popular entre os usuários regulares, porque a maioria das pessoas usa o Whatsapp e o Telegram para se comunicar com amigos, familiares e também colegas de trabalho.
Essa, no entanto, pode ser uma boa aposta para uso comercial, para empresas que já usam o SMS como meio de contato. Afinal, os recursos são bem mais amplos e estimulam a interação por parte dos clientes.
Vale lembrar que como ele requer conexão com a internet, pode ter um alcance menor do que o SMS, mas há maior potencial para conversão, já que conta com recursos como:
- audiovisual;
- envio de links e mapas;
- botões para ações rápidas.
Nesse contexto, começar a implantar essa nova forma de comunicação com os clientes pode ser um bom diferencial e assim, gerar resultados mais expressivos. Aliás, ela pode ser colocada em prática em conjunto com o SMS, para ter uma comparação de conversão.
À medida que as pessoas passam a ter mais contato e desfrutar das vantagens desse meio de envio de mensagens, ele tende a se popularizar.