As empresas spin-off se destacam pela importância que têm para um negócio que ousa investir nesse modelo, pois podem trazer vários benefícios. Todavia, é preciso conhecer mais a respeito para saber quais são os seus diferenciais, confira.
O que é spin-off no mundo das startups?
Usa-se o termo spin-off para a criação de uma empresa que surgiu de outro negócio. Em suma, essa expressão é muito comum no mudo do cinema, cuja ideia é um filme que se passa no mesmo universo do principal.
Para exemplificar, imagine a produção de Star Wars, onde há 3 trilogias principais da obra. A princípio, cada uma delas tem a sua narrativa com personagens e roteiros, mas que se conectam com os demais filmes.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Com essa proposta em mente, os estúdios Disney fizeram algumas obras que contam uma história mais a fundo de uma das produções. Por exemplo, o Rogue One, que narra os acontecimentos com mais detalhes da primeira trilogia da saga, entre os anos 70 e 80.
Eles recebem esse nome, pois são obras que descendem do título original. Por esse motivo, uma empresa ou startup que também deriva de outro negócio recebe esse termo que, aliás, se tornou uma prática muito comum.
O empreendimento que se cria com essa ideia herda uma série de recursos da empresa-mãe, como:
- tecnologias;
- colaboradores;
- outros ativos.
Por que criar esse tipo de negócio?
Esse modelo de negócio pode ocorrer por vários motivos, ao passo que o mais comum é quando uma empresa quer expandir suas operações. Ou seja, isso faz parte da sua meta de crescer no mercado.
Tal feito inclui tanto a adoção de novas unidades físicas quanto a criação de produtos com uma inovação disruptiva para impactar o mercado.
Há também outros fatores que podem influenciar a criação de uma empresa derivada. Por exemplo, quando o negócio busca focar em algo mais específico, mas não quer que nada atrapalhe. Assim, a nova entidade terá uma única direção.
Atrair investidores é um dos objetivos de criar uma marca a partir de uma principal, visto que essa prática não irá afetar a empresa-mãe. Por isso, quando a ideia é captar recursos para um projeto ou obter financiamento, usa-se esse modelo de negócio.
Qual é a diferença entre spin-off e startups?
O spin-off se destaca por surgir de um negócio que já existe. Sendo essa uma das suas maiores diferenças para uma startup, que nasce a partir de uma ideia e de uma inovação do absoluto zero, mas que:
- são modelos de negócios escaláveis e replicáveis;
- possuem propostas inovadoras;
- são flexíveis, capazes de se adaptarem às mudanças de mercado;
- permitem o crescimento exponencial.
São muitos os pontos que diferenciam os dois modelos de negócios, no qual cada um pode oferecer algo a uma empresa, a depender dos objetivos. Contudo, é vital entender mais a fundo o que elas têm de mais distinto.
Spin-off
Como você já viu nos tópicos anteriores, o spin-off é a criação de uma empresa nova ou produto, a partir de um negócio existente. Ou seja, o modelo é muito comum como parte de uma estratégia de expansão, seja para ampliar unidades ou a base de clientes.
Isso permite que o projeto, ao contrário das startups, não comece do zero, mas muito pelo contrário, pois terá a sua empresa-mãe como base, seja com:
- recursos de tecnologia;
- funcionários;
- estrutura física e organizacional;
- modelo de negócio.
Tal método ajuda a focarem a nova ideia de uma forma direcionada, mas que faz parte do seu ecossistema. Afinal, mesmo que a empresa que deriva de outra atue de forma independente, os laços com a sua criadora são a base do funcionamento.
Startup
Já as startups são negócios que, na maioria das vezes, surgem a partir de uma ideia e do absoluto zero e precisam de investimentos. Em suma, destacando o empreendimento é que eles trazem algo inovador para o mercado, o que faz com que elas cresçam rápido.
Ao contrário do modelo anterior, esse tipo de empresa precisa construir os seus ativos e recursos, bem como, uma equipe desde o início. Do mesmo modo, elas também estão sempre atentas a uma nova oportunidade de negócio.
Quais são as vantagens de uma spin-off?
As empresas spin-off podem atender um nicho novo. Uma vez que, nem sempre criar um produto ou ampliar as lojas físicas podem fazer com que o negócio alcance mais público.
Logo, optar por esse tipo de estratégia, pode ser o caminho ideal para atingir tal propósito, visto que terá uma empresa com foco único. Em suma, o novo empreendimento irá operar de forma independente, todavia, sob supervisão.
Isso é de suma importância para expandir uma startup sem comprometer o negócio primário, como as finanças, ideais e outros aspectos.
Ao lançar esse modelo de expansão, você pode direcionar um grupo de pessoas para fazer parte da nova equipe e focar no projeto.
Ou seja, terá um time de qualidade e que gera bons resultados, sem precisar admitir novos funcionários, o que acarreta mais tempo e recursos.
Também vale citar que, ao optar por essa estratégia, terá um custo menor de investimento. Afinal, ao contrário das startups que precisam de recursos do zero, aqui a empresa-mãe usa dos seus atributos para criar a nova empresa.
Exemplos de spin-off
Há muitos exemplos de empresas que derivam de outras, como a PlayStation, que vem da Sony, assim como o Xbox, da Microsoft. Em síntese, elas não se tratam apenas de divisões das duas marcas, já que possuem autonomia para agirem no mercado.
Por que investir em um modelo spin-off de empresa?
O modelo de empresa spin-off permite a exploração de novos mercados, bem como, possibilita investir em ideias inovadoras para expandir os negócios.
Ao passo que, ao invés de criar algo do zero, pode usar os recursos que já estão à disposição e formar sua base, além de:
- gerenciar as empresas de uma forma mais objetiva;
- focar em um tipo específico de negócio;
- economiza nos custos de criar uma empresa do zero;
- ajuda a expandir o nome da marca;
- maiores lucros.
Há muitos motivos que mostram o quanto esse modelo de negócio pode ser uma boa opção. No entanto, para concluir o artigo, tenha em mente que, assim como qualquer empresa, há riscos. Então, sempre analise bem antes de iniciar sua empreitada.