A Gringa é uma startup brasileira, que trouxe a comercialização das peças usadas de marcas de luxo para o Brasil. Desse modo, ela fez com que uma parcela maior dos brasileiros tivesse acesso a esse mundo a preços mais acessíveis.
O que é a startup Gringa?
A startup Gringa, é um negócio inovador da atriz Fiorella Mattheis que tem como meta, levar a moda circular para todo Brasil. Aliás, antes de tudo, é bom saber que a fundadora tem paixão por esse mundo desde os seus 14 anos.
Apesar de ser algo que esteve constante em toda sua vida, a atriz e empresária, a ideia da startup só surgiu após muitos anos de carreira. Isso porque, isso só aconteceu quando ela começou a se enxergar como consumidora.
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Nesse contexto, Fiorella Mattheis conseguiu enxergar as dores e delícias e ser um consumidor apaixonado pelo mundo da moda de segunda mão. Ou seja, as roupas usadas que quando bem cuidadas, ficam anos com aspecto de nova.
Esse ramo de negócio é muito popular no exterior. Desse modo, as pessoas conseguem ter acesso a boas peças por um preço reduzido. Mas, aqui no Brasil, essa relação ainda não era realidade.
Insatisfeita com a realidade brasileira e obstinada em trazer uma mudança, Fiorella fundou a startup. Assim, ela iniciou um sonho e claro, aproveitou a fama vinda da televisão para divulgar o seu negócio de forma eficiente.
Com pouco tempo de mercado, a ideia dela se tornou muito popular. Mas, é bom saber que isso só aconteceu devido a sua dedicação na experiência do cliente. Ou seja, ela garantiu que todo processo tivesse a mais alta qualidade.
Qual é a importância da startup Gringa?
A startup Gringa faz com que mais pessoas possam ter acesso a uma peça original de alta qualidade. Desse modo, ela realiza o sonho de muitas pessoas que adoram tudo relacionado à moda. Mas, ainda não possuem condições de investir em peças de custo alto.
A realidade é que ela causou um grande impacto positivo em todo Brasil. Assim, hoje ela é referência de inovação e inclusão. Contudo, isso só aconteceu devido a alguns diferenciais dela, como:
- logística das peças;
- serviço de concierge;
- não foca apenas na venda;
- busca atingir todas as regiões.
Os quatro pontos citados, fazem com que essa startup seja um verdadeiro marco para a relação de consumo no mundo da moda no Brasil. Mas, claro que essa conquista aconteceu porque ela também investe na comunicação nas empresas com o time.
Logística das peças
Para garantir uma experiência incrível, a empresa faz com que a peça passe por todo processo de higienização e autenticação. Desse modo, ela garante que os seus consumidores sempre tenham acesso ao melhor das:
- bolsas de marca;
- joias e relógios;
- peças de roupa de luxo.
De acordo com Ivan Gonçalves, sócio da empresa, quando necessário, eles usam um recurso de certificação reconhecido no mundo inteiro. Então, com isso, eles conseguem garantir a autenticidade das peças.
Serviço de concierge
O serviço de concierge é um grande facilitador da relação de consumo. Isso porque, ele tira fotos e vídeos das peças para mandar aos clientes. Ou seja, o consumidor pode avaliar o produto sem precisar sair de casa.
A realidade é que hoje em dia, a compra de roupas pela internet se tornou muito popular. Entretanto, para dar certo, é essencial investir no máximo de informações e essa startup, executa a missão com êxito.
Foco
A marca não tem como meta apenas fornecer produtos de alta qualidade para garantir a venda. Afinal, uma das suas maiores prioridades é também a experiência do cliente e educar o público sobre a moda circular.
Na prática, ela busca fazer um processo de conscientização em relação a esse meio e diversos outros assuntos sociais. Aliás, poucas pessoas sabem que nesse ramo, é possível abordar temas de grande relevância.
Muitos desfiles de moda, como o Savage X Fenty tem como foco mostrar tendências e abordar temas relevantes, como racismo, gordofobia e mais. Mas, é bom saber que essa é uma ação, que não se limita apenas a esses eventos.
A startup citada, busca abordar temas que vão agregar para à sociedade de várias maneiras. Desse modo, na prática, ela contribui de várias formas para a sociedade e com isso, ganha muito destaque.
Alcance
Essa marca não busca atingir apenas as capitais, ela visa alcançar todas as regiões. Assim, faz com que mesmo as pessoas que moram no interior, consigam ter acesso a roupas de moda de qualidade.
O quanto a startup Gringa se tornou relevante em um ano de mercado?
Em um ano, a startup Gringa, conseguiu crescer dois dígitos. Além disso, é bom saber que a sua primeira ação, foi um leilão beneficente que arrecadou R$ 250 mil, um excelente resultado desde o início.
A verdade é que a empresa se popularizou muito rápido por ser uma boa ideia e por Fiorella ter contado com o apoio dos seus amigos famosos. Assim, juntos ele fizeram um marketing muito assertivo.
A cada trimestre da empresa, os lucros aumentaram de forma significativa. Inclusive, de forma específica, ela já informou que só no primeiro ano, vendeu milhares de bolsas em várias regiões do Brasil.
Não é exagero dizer que o sucesso, nessa proporção, foi uma grande surpresa. Mas, é bom saber que, na prática, ela cumpriu a ideia da startup, crescer de forma rápida e sólida no mercado.
Shopify
Após a recomendação de um consultor técnico, a empresa decidiu investir na Shopify. Mas, o que ela não imaginou é que isso resultaria em um crescimento orgânico na plataforma. Ou seja, os clientes apareceram de forma natural, sem marketing pago.
Em relação ao ocorrido, a empresa informou que só foi possível porque a Shopify é muito fácil de usar e dispõe de vários recursos. Desse modo, eles tiveram a liberdade de acertar todos os pontos de forma precisa e deixar a página do jeito que queriam.
Hoje, a empresa usa esse canal como uma forma de testar novas ideias de forma rápida e eficiente. Assim, Fiorella e seus sócios, informaram que cada investimento nela vale muito a pena.
O que o futuro reserva para a startup Gringa?
No futuro a startup Gringa, vai focar ainda mais na satisfação do cliente. Portanto, ela tem como meta estudar os pontos de demanda reprimida, para alcançar soluções cada vez mais eficientes. Além disso, há a ideia de:
- alcançar mais regiões do Brasil;
- expandir os produtos.
A empresa almeja ter alcance em todo o território brasileiro, mas os gestores sabem que esse será um trabalho desafiador, que requer muita dedicação e resiliência de todos. Afinal, há locais do Brasil em que esse tipo de produto ainda não é tão disseminado.
Outro foco é expandir cada vez mais a sua linha de produtos. Aliás, é bom saber que no início, eles vendiam mais bolsas e hoje em dia, isso mudou. Desse modo, em sua página, você encontra uma grande variedade de produtos femininos e masculinos.
A realidade é que essa startup, que começou na pandemia, tomou uma proporção gigante. Então, atualmente, você pode encontrar tudo que esteja relacionado a moda pessoal e em vários estilos.
Devido a esses pontos, ela e as principais empresas de IA para acompanhar em 2024, são um grande exemplo para o mercado. Desse modo, o seu sucesso deve servir como inspiração para quem deseja conquistar autoridade.