O Duolingo é uma empresa que ganhou muita popularidade ao longo dos anos. No entanto, poucas pessoas conhecem sua história e como tudo começou. Assim, acompanhe um guia completo sobre como esse negócio revolucionou o mercado de idiomas.
O que é o Duolingo?
Essa é uma plataforma de ensino focada em idiomas. Além disso, ela tem site próprio e aplicativos que rodam em diversos dispositivos diferentes. Sem contar que oferece um exame digital de proficiência para seus alunos.
Um sistema inteligente
Hoje, o Duolingo conta com duas grandes ferramentas para atrair seu público: inteligência artificial na educação e gamificação. Dessa forma, consegue despertar nos usuários um sentimento de competição.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Isso faz com que as pessoas queiram completar as lições e avançar no curso. Além disso, por parecer muito um game, ele oferece “vidas” para quem realiza as tarefas e ainda tem um ranking mundial.
Tudo isso desperta o interesse e faz com que os usuários continuem usando a plataforma. Outro ponto interessante é que ele tem uma estratégia de “ofensivas”. Assim, é uma boa maneira de chamar a atenção do aluno para ele estudar todos os dias.
Machine learning
Com seu sistema de machine learning, o sistema é capaz de oferecer um estudo personalizado para cada aluno. Então, imagine que você usa a plataforma e não vai bem em uma tarefa em específico.
Nesse cenário, ela sugere outra atividade para otimizar seu desempenho. Em resumo, o foco do Duolingo é fazer as pessoas chegarem aos níveis de iniciante e intermediário nos idiomas.
Qual é a história do Duolingo?
Luis von Ahn conquistou um diploma de bacharel em matemática pela Universidade de Duke nos Estados Unidos. Além disso, conseguiu um PhD em ciência da computação logo depois.
No final de 2009, ele era professor na Carnegie Mellon e fez parceria com seu aluno suíço, Severin Hacker. Assim, juntos eles tiveram a ideia de criar uma plataforma gratuita digital de aprendizado de idiomas.
Ambos acreditavam que a educação gratuita era capaz de revolucionar o mundo. Então, ainda no início, chamaram o projeto de Duo e Lingo. Afinal, o foco era ensinar usuários novos idiomas e depender deles para realizar traduções.
Logo no primeiro momento, a plataforma ia em busca de pessoas que necessitassem de tradução de textos. Além disso, os alunos iriam traduzir trechos em inglês para sua língua nativa.
Um algoritmo completo
Depois de muito estudo, eles criaram um algoritmo que gerava tarefas específicas. Dessa forma, o sistema estimulava escrita, conversação e escuta.
Com isso, em novembro de 2011, a versão beta da plataforma foi disponibilizada. Então, logo de cara, mais de 300 mil usuários entraram na lista de espera.
2012
Neste ano, o Duolingo foi liberado de forma oficial para todas as pessoas. Além disso, em novembro, os criadores lançaram o app para iOS. Pouco tempo depois, o aplicativo também ficou disponível para usuários Android.
Em pouco tempo, o sistema já tinha mais de 3 milhões de usuários. Ainda mais, logo a marca foi para 5 milhões. Dessa forma, ele foi considerado o app educativo gratuito número 1 na Play Store.
2013
Em 2013, foi criado o DUOLINGO INCUBATOR. Então, ele reuniu nativos e linguistas, com o foco em construir cursos novos. Portanto, em pouco tempo, a plataforma já contava com idiomas como:
- latim;
- catalão;
- havaiano.
Uma curiosidade é que sempre que um novo curso é lançado, ele primeiro fica na versão beta. Assim, apenas após os criadores decidirem que está tudo perfeito é que o idioma é liberado para todos.
2014
Logo em 2014, os donos da plataforma decidiram abandonar os serviços de tradução. Então, o único foco do sistema foram os cursos. No entanto, mesmo tendo milhões de usuários, o app teve pouca receita nos 3 primeiros anos.
No entanto, Von Ahn conseguiu cerca de US$ 38 milhões em capital de risco. Dessa forma, contratou novos pesquisadores e linguistas. Assim, começou a oferecer outros idiomas populares como:
- coreano;
- tailandês;
- vietnamita.
2015
Em 2015, a empresa criou o Duolingo for Schools, uma plataforma que integra professores e escolas do mundo inteiro. Portanto, o objetivo era estimular ainda mais a vontade de aprender e dominar novas línguas.
2016
O English Test veio em 2016 como uma maneira de aumentar a receita da empresa. Assim, essa avaliação custa cerca de US$ 49 e dura 45 minutos. Inclusive, muitas universidades já aceitam ela como substituta do TOEFL (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira).
2017
Foi só em 2017 que vieram outros geradores de receitas, por meio de publicidade. Assim, com o passar dos anos, a empresa só cresceu e ganhou mais popularidade no mundo inteiro. Em 2020, atingiu mais de 500 milhões de downloads.
Mascote e novos personagens
O mascote da empresa é uma coruja verde, chamada de DUO. Então, ela é um símbolo de conhecimento e sabedoria. Além disso, aparece o tempo todo nas lições, para motivar seus alunos.
Com o passar dos anos, o mascote foi mudando seu design até chegar no que se conhece hoje. Ainda mais, em 2020, a DUO ganhou novos colegas, personagens também com o foco de estimular os usuários.
São 9 personagens que fazem parte do Project World. Dessa forma, cada um deles tem uma personalidade diferente, mas todos são bem divertidos.
De onde vem o faturamento do Duolingo?
Para quem não sabe, o Duolingo conta com 3 formas de monetizar sua plataforma. Assim, sem dúvida, a mais rentável é a versão paga do aplicativo, a Plus. Dessa forma, com ela você não precisa ver anúncios na hora de estudar.
A outra maneira é por meio de publicidade. Então, isso aparece na versão gratuita, durante as tarefas. Por último, tem-se o teste de nível de inglês. Ele é aceito em mais de 3 mil instituições espalhadas pelo mundo.
Sem contar que tudo é feito pelo computador, basta ter acesso à internet. Com isso, você sequer precisa sair de casa nesse processo.
Por que o Duolingo é uma empresa revolucionária?
O Duolingo, de fato, revolucionou a forma como os idiomas são ensinados, sendo uma das tendências tecnológicas na área. Sem contar que criou todo um sistema que faz as pessoas quererem aprender novas línguas de maneira prática e divertida.