Rumores sobre o Playstation 6 aumentam a cada dia que passa. Embora ainda não tenha uma data oficial de lançamento, os fãs e especialistas da comunidade gamer já buscam informações e fazem suas previsões, algumas certeiras, de quando o modelo vai chegar ao mercado.
Qual é a previsão para a chegada do Playstation 6 ao mercado?
Tudo indica que o lançamento do Playstation 6 vai acontecer entre os anos de 2027 e 2028. Isso porque, a vice-presidente sênior da Sony, Naomi Matsuoka, afirmou em entrevista que o Playstation 5 já está no que eles chamam de último estágio do ciclo de vida.
Com base nos lançamentos dos consoles anteriores, bem como, nas atualizações que a empresa costuma fazer de uma geração a outra, é possível fazer algumas previsões. Em relação às datas, por exemplo, há:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- 6 anos de intervalo de lançamento do PS1 para o PS2;
- do PS2 para o PS3, são mais 6 anos de diferença;
- já do PS3 para o PS4 foram 7 anos;
- do PS4 para o PS5, por fim, mais 7 anos de diferença.
Seguindo essa lógica e também levando em conta que o PS5 foi lançado em 2020, a expectativa é que ele fique disponível para a venda no máximo em 2028. Aliás, os mais otimistas acreditam que ele possa chegar em 2027, enquanto outros apostam em 2029.
Anúncio do primeiro jogo
O PS6 ainda não foi lançado. Mas, a Sony e o Hideo Kojima afirmaram durante a conferência do State of Play que firmaram uma parceria para a criação de um novo jogo. Depois disso, Kojima falou no X, antigo Twitter, que o game seria para a próxima geração.
Embora não seja possível afirmar com certeza que ele será mesmo para o PS6, já que ele não citou de forma clara, a expectativa é que seja. Além disso, o jogo já tem um nome provisório, Physint, bem como, é do gênero ação e espionagem.
Como vai ser o Playstation 6?
A tendência é que o Playstation 6 seja ainda mais realista e imersivo. Embora tudo o que se sabe até agora sobre ele seja fruto de vazamentos e especulações. Algo certo é que a Sony quer que ele seja melhor que os seus concorrentes, por isso, investe alto em:
- ray tracing;
- path tracing;
- aprendizado de máquina;
- inteligência artificial.
Nesse contexto, a empresa conversa com as fabricantes para definir as especificações e com os estúdios para entender onde o PS5 ficou devendo que não superou o Xbox. Enquanto isso, os gamers debatem sobre as vantagens e as desvantagens do potencial das IAs.
Isso porque, essa inovação pode redefinir alguns conceitos de jogabilidade. Em outras palavras, a inovação pode fazer com que as NPCs interajam de novas formas, mais complexas e com reações e diálogos que se adaptem em tempo real.
Os NPCs alimentados por IA
Com essa tecnologia, a capacidade dos NPCs de se comunicarem e reagirem de maneira autêntica pode transformar radicalmente a maneira como os jogadores interagem com o mundo do jogo.
Isso porque, em vez de apenas seguir scripts pré-definidos, esses personagens podem responder de forma dinâmica às ações e as escolhas do jogador, criando uma sensação de realismo e imprevisibilidade.
O Playstation 6 será o console mais potente?
Tudo indica que o Playstation 6 será o mais potente dentre os modelos de consoles atuais. Afinal, a Sony não ficou muito satisfeita com o resultado do PS5 em relação aos seus concorrentes. Assim, trabalha para que o novo lançamento supere a próxima geração de Xbox, por exemplo.
Segundo a Comicbook, o provável é que a empresa use tecnologia AMD, pois, este é o único fornecedor que a Sony considera atualmente. Com isso, um dos principais desafios será usar a tecnologia path tracing de forma que seja acessível.
Uma hipótese é que ela aposte em um produto que tenha um preço mais elevado do que aqueles que costuma colocar no mercado. Isso porque, esta é uma tecnologia fundamental para que a iluminação do jogo seja realista, mas também costuma ser bastante cara.
Quanto vai custar o Playstation 6?
Embora ninguém saiba, de fato, o preço do Playstation 6, estima-se que será em torno de US$ 800. Isto é, esta é uma das estimativas do Reddit. Desse modo, estas são as primeiras impressões de possíveis custos para o console que os consumidores têm.
Dessa forma, mesmo anos antes de ser lançado, os debates seguem intensos. Isso porque, os jogadores destacam que uma das vantagens dos consoles em relação ao PC era justamente o preço e que essa margem está cada vez menor ao longo dos anos.
Além disso, levando em conta a inflação, o preço do dólar em relação ao real, bem como, as taxas e os tributos, esse valor pode chegar aos 10.000 reais. Ou seja, embora seja tudo especulação, os preços assustam a maioria dos consumidores que têm interesse em comprar.
Vai ter algum lançamento antes do Playstation 6?
Antes do Playstation 6, a Sony deve lançar o Playstation 5 Pro, que se espera por sua chegada oficialmente ainda em 2024. Assim, a expectativa é que ele seja anunciado durante o Summer Games Festival que acontece em junho deste ano.
Segundo o youtuber Moore`s Laws is Dead, os vazamentos sugerem que entre as especificações deste modelo terão entre outros aspectos:
- memória GDDR6 de 16 GB (18 Gbps);
- barramento de 256 bits;
- GPU com 60 CUs.
Mesmo que a Sony não tenha feito nenhum anúncio oficial, rumores sugerem que seu lançamento possa acontecer com o lançamento do GTA 6. Bem como, que seu preço deve girar em torno dos US$ 500, ou em média 2.500 reais.
Os rumores dos jogos multiplataforma
Enquanto a comunidade gamer aguarda ansiosa os anúncios oficiais em relação ao Playstation, novos rumores surgem. Dessa vez, em relação à Microsoft e o Xbox. Em outras palavras, em relação à expansão de seus títulos para outras plataformas, com o Playstation.
Tudo indica que, de fato, a empresa tenha a pretensão de tornar os jogos menores, tais como, Hi-Fi Rush, em um game multiplataforma. Contudo, os rumores aumentaram a ponto de sugerir que isso aconteceria também com títulos de peso.