O investimento em criptomoedas e blockchain já sofreu altos e baixos. No entanto, hoje em dia ele só cresce e cada vez mais startups apostam nesse universo. Então, conheça mais sobre ele e as empresas que acreditam no seu sucesso.
Como funciona o investimento em criptomoedas?
Esse processo funciona por meio de uma sequência de passos que precisam ser seguidos. No entanto, antes de qualquer coisa, é necessário entender bem os conceitos que permeiam esse universo.
Criptomoedas
De modo geral, elas são representações virtuais de valor. Assim, surgiram com o objetivo de descentralizar toda a produção de moedas. Para muitas pessoas, esse termo significa “dinheiro eletrônico criptografado”, o que condiz com a realidade.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Com isso, ele não depende dos bancos centrais espalhados pelo mundo. Então, essas moedas podem ser usadas de inúmeras maneiras. Por exemplo, para comprar serviços ou produtos aleatórios e fazer transações.
Vale ressaltar que existem diversas criptomoedas e cada uma tem seu próprio protocolo. Assim, é ele quem define quais as suas regras de uso. Dito isso, elas têm 3 grandes funções:
- reserva de valor: é possível usá-las em um futuro próximo;
- padrão de valor: elas permitem mensurar o valor de um serviço ou bem;
- meio de troca: são usadas para comprar ou vender bens.
Blockchain
Alguns acreditam que esses dois conceitos não têm relação alguma, mas isso é um erro. Portanto, blockchain é uma tecnologia onde os dados desse mercado são armazenados.
Com ela, esses dados são enviados e recebidos sem problemas. Ainda mais, tudo fica registrado e pode ser rastreado caso necessário. Em resumo, é como uma espécie de livro contábil que está disponível para o público.
Nele tem-se todas as transações que acontecem dentro da rede de criptomoedas. Além disso, quem faz esse processo são os famosos mineradores.
Quais as criptomoedas mais famosas?
O bom desse mercado é que você tem várias opções disponíveis de moedas para escolher. Assim, sem dúvida a mais famosa é o bitcoin. No entanto, vale a pena citar:
- dogecoin;
- binance coin;
- ripple;
- litecoin;
- ethereum.
Hoje em dia, sabe-se que o bitcoin e a ethereum representam quase 60% do mercado de criptomoedas. Afinal, são as opções mais populares em diversos lugares do mundo.
As vantagens do investimento em criptomoedas
Dentro desse cenário, muitas startups perceberam que esse universo é bastante promissor. Dessa forma, cada vez mais surgem empresas que investem nele. Isso porque as vantagens do mundo cripto são muitas, veja só algumas delas.
1- Pagamentos globais
Um dos grandes benefícios do investimento em criptomoedas é a chance de aceitar pagamentos globais. Então, dá para ter clientes em qualquer lugar do mundo. Tudo isso precisar ter contas internacionais nem nenhum tipo de burocracia.
2- Anonimato
Algumas moedas digitais famosas permite a realização de transações de modo anônimo. Então, isso pode ser algo bem atrativo para alguns clientes que preferem descrição.
3- Segurança
Todas as transações que acontecem nesse mercado são registradas em blockchain. Assim, ele é bem seguro e imutável e é uma ótima maneira de evitar qualquer tipo de fraude.
4- Taxas de transação muito baixas
Fazer transações com essas moedas gera taxas bem mais baixas do que as transações convencionais. Isso seja no cartão de crédito ou por meio de ações dentro dos próprios bancos.
5- Inovação
Startup é sinônimo de inovação e investir no meio digital é a melhor maneira de manter esse título. Dessa forma, isso ajuda em diversos sentidos, em especial na hora de atrair parceiros em potencial.
6- Adoção
Não se pode negar que as moedas digitais estão ganhando muito espaço no mundo inteiro. Assim, se tornaram um meio de pagamento sólido. Empresas que adotam esse sistema têm uma chance alta de conquistarem uma boa base de clientes.
7- Segurança contra a inflação
Certas criptomoedas são limitadas, como o bitcoin. Dessa forma, elas são protegidas contra o sistema de inflação. Isso visto que não se pode imprimir mais das mesmas. Em resumo, o investimento em criptomoedas é algo revolucionário.
Como investir em criptomoedas?
O processo de investir nesse universo requer análise e acompanhamento. Então, confira o passo a passo para entender como tudo funciona.
1- Análise do ativo
Antes de qualquer coisa é necessário analisar bem o ativo em que você deseja investir. Afinal, são mais de 20 mil criptomoedas disponíveis para escolher e cada uma delas tem seu protocolo.
2- Exchanges ou Peer-to-peer ou P2P
Esse termo significa a troca direta entre dois investidores. Isso porque essa é a maneira mais comum de se adquirir moedas digitais. O legal disso é que dá para negociar preço e deixar o aporte mínimo e flexível.
3- Portfólio diversificado
Um erro que muitos iniciantes cometem e investir em apenas uma criptomoeda. Afinal, esse mercado sofre com volatilidade. Então, quanto mais diversificado for seu portfólio, menos você sofre com essa questão.
4- Analise e conferência das cotações
Assim como qualquer investimento, é necessário acompanhar de perto as mudanças aqui. Com isso, fica mais fácil evitar situações como valores imprevisíveis. Em resumo, o mundo das moedas digitais é vantajoso tanto para empresas quanto para pessoas físicas.
Quais startups realizam investimento em criptomoedas e blockchain?
Diversas startups têm o investimento em criptomoedas como a base do seu negócio, como a Star Labs. Então, conheça 17 empresas que só crescem nesse mercado tão promissor.
1- Mercado Bitcoin
Essa startup tem mais de 10 anos de mercado e vem revolucionando a economia digital. Dessa forma, conta com as plataformas de criptoativos mais seguras que existem. Além disso, investe em segurança por meio de tecnologias de ponta.
Desde 2013, o Mercado Bitcoin mudou a forma como as pessoas enxergam as criptomoedas. Assim, hoje a empresa conta com mais de 3,7 milhões de parceiros.
2- A Star Labs
O lema dessa empresa é fugir do ordinário. Então, ela conta com diversos laboratórios para desenvolvimento e pesquisa. Além disso, apresenta uma série de soluções para seus parceiros e promove a conexão do seu negócio por meio do blockchain.
3- Beetech
Seu objetivo é não se restringir a serviços financeiros locais. Assim, ela permite que seus parceiros explorem bem as opções globais, de um jeito prático. Para isso, conta com soluções de pagamentos internacionais e uma infraestrutura cross border.
4- Foxbit
Uma empresa com um portfólio muito diverso de moedas digitais. Dessa forma, seu foco é ajudar outras companhias e investidores. Não importa se eles são iniciantes ou veteranos no mercado.
Para isso, oferece muitas soluções como tokenização, integrações via API e NFTs. Ainda mais, tem a opção de Criptos As A Service para instituições parceiras. Em resumo, a Foxbit é um ótimo exemplo de como o investimento em criptomoedas pode ser transformador.
5- OriginalMy
O foco dessa startup é oferecer serviços de modo seguro e eficaz. Assim, seu público são outras empresas e governos em gerais. Todas as suas soluções são promovidas por meio de blockchain.
6- BitcoinToYou
A ideia dessa startup é promover a compra e venda de criptoativos de modo simples. Então, ela oferece mais de 50 ativos, entre eles, algumas criptomoedas no metaverso. Ainda mais, a sua plataforma é muito segura e permite que você diversifique seus investimentos.
7- Finchain
Uma companhia bem consolidada que oferece inúmeros serviços como tokenização. Além disso, com ela, é possível investir em diversos criptoativos. É uma plataforma de negociação completa e com um ótimo protocolo de segurança.
8- Econobit
Faz um investimento em criptomoedas bem pesado. Assim, ela oferece uma plataforma completa e muito segura para seus parceiros. Inclusive, a Econobit se denomina a melhor empresa para troca e negociação de moedas digitais.
9- Ripio
A proposta dessa startup é oferecer a compra e a venda de criptomoedas de forma simples e segura. Além disso, ela tem um sistema de carteira onde seus parceiros podem acompanhar todas as suas moedas digitais em um só lugar.
Essa empresa trabalha com diversas moedas e, por isso, tem chamado muita atenção dos investidores. Ainda mais, no seu site existem diversos tutoriais, ensinando sobre esse mercado.
10- SmartChains
Ela promove uma infraestrutura completa para seus parceiros. Assim, a ideia é que os donos de negócio possam integrar o blockchain a sua própria empresa. Dessa forma, os clientes só precisam escolher a plataforma que desejam.
11- Rippex
Essa startup deixava seus clientes sacar e depositar bitcoins e reais na sua carteira. Ainda mais, permitia o envio de pagamentos para outras contas dentro da empresa. Com a Rippex era possível comprar e vender inúmeros ativos.
Infelizmente, a empresa optou por encerrar as suas atividades no Brasil. De toda forma, ele contribuiu muito para a evolução desse mercado.
Outras startups que investem nesse universo são:
- coinBR smartwallet;
- Atlas Project;
- CoinWISE.
Vale a pena fazer investimento em criptomoedas?
Fazer investimentos em criptomoedas é uma das maneiras que as empresas encontraram de inovar. Afinal, esse mercado só cresce e é muito promissor. Cada vez mais pessoas buscam soluções via blockchain.
Logo, empresas que oferecem isso ganham mais destaque. Não é à toa que muitas startups estão apostando nesse universo. Por fim, acredita-se que as moedas digitais ainda vão transformar muita coisa, tanto para companhias, quanto para seus clientes.