Um primeiro voo tripulado da Boeing rumo ao espaço está em fase final de testes para lançamento, que já teve vários adiamentos por problemas técnicos. Desse modo, saiba quais são os detalhes da missão que pretende levar dois astronautas para a ISS.
A Boeing vai lançar o seu primeiro voo espacial tripulado?
O programa espacial da Boeing empresa planeja lançar o seu primeiro voo espacial tripulado muito em breve em parceria com a NASA. Em suma, a data para que isso ocorresse, aliás, estava prevista para 6 de maio.
Isso, no entanto, não aconteceu, já que duas horas antes do lançamento, houve o cancelamento por questões de segurança. A princípio, os engenheiros detectaram uma anomalia em uma válvula do foguete Starliner.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Os astronautas que estavam na cápsula já estavam prontos para a decolagem quando o anúncio foi feito e tiveram que sair da nave. Em resumo, a empresa optou por adiar o lançamento e fazer uma gestão de riscos, a fim de reparar a falha.
Vale frisar que a empresa já tinha cancelado um voo espacial da Starliner outras vezes também por questões de segurança. Além disso, há dois anos, a Boeing fez um teste sem tripulantes rumo à Estação Espacial Internacional e estava pronta para a nova fase.
O que é a missão CFT da Boeing?
Crew Flight Test, ou somente CFT, é o nome da missão da Boeing que irá levar dois astronautas para a ISS. Em suma, o projeto conta uma nave espacial, a Starliner, que possui as seguintes características:
- tem uma cápsula de hospedagem dos astronautas;
- capacidade para até 7 tripulantes;
- possui o foguete da empresa United Launch Alliance.
O foco da missão é não só testar a espaçonave, mas mostrar que ela está pronta para ir e voltar com tripulantes para a ISS. Isso, no entanto, gera um pouco de desconfiança, uma vez que houve um novo adiamento do voo que não ocorrerá antes de 21 de maio.
A ideia do projeto era que isso acontecesse no último dia 6 de maio, uma vez que as condições de clima eram ideais para lançar o foguete. Todavia, por conta de um problema na válvula que libera o oxigênio, a missão foi cancelada e ainda não há previsão para acontecer.
Quem são os astronautas que farão o voo tripulado?
Os astronautas que irão a bordo da Starliner são dois experientes pilotos, Sunita Williams, de 58 anos e Barry Wilmore, de 61 anos. Em suma, eles já somam mais de 500 dias de voo no espaço em duas idas a ISS, ao passo que:
- Barry Wilmore será o comandante da missão;
- Sunita Williams será a piloto da nave.
Vale lembrar que a Starliner é uma espaçonave que tem piloto automático, ou seja, funciona de forma autônoma sem a ação humana. No entanto, a tripulação pode intervir e assumir o controle a qualquer momento, principalmente, em caso de urgência e imprevistos.
Os testes preveem que tanto Barry quanto Sunita pratiquem várias manobras no manuseio da nave. Desse modo, a ideia é ter uma maior autonomia e não depender do piloto automático.
Como irá funcionar o voo espacial tripulado da Boeing?
O voo com tripulação da Boeing será em sua nave, a Starliner, que irá com o foguete da United Launch Alliance, o Atlas V. Em síntese, há uma série de aspectos que envolvem a missão CFT que levará a espaçonave para a Estação Espacial Internacional, são eles:
- terá os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams a bordo da nave;
- o voo partirá da estação Cabo Canaveral, na Flórida, EUA;
- após o voo, o foguete Atlas V irá impulsionar a nave Starliner até a órbita da Terra;
- depois disso, a cápsula irá se separar do foguete e seguirá sozinha até a ISS.
Quando chegar à ISS, a nave irá atracar de forma automática com o seu sistema de navegação que atua de maneira autônoma. Contudo, após isso, os dois astronautas vão se juntar aos demais tripulantes da ISS para iniciar a sua missão de testes científicos.
O retorno à Terra
Após concluir a missão, a Starliner retorna à Terra com os dois astronautas ao desatracar da ISS e ativar seus foguetes de reentrada para acelerar. Em suma, a cápsula vai entrar na atmosfera do planeta e usará paraquedas para tornar o pouso mais suave e sem danos.
Quando o voo espacial tripulado da Boeing será lançado?
A Boeing, bem como a NASA, não devem lançar o teste da nave Starliner antes da data de 21 de maio. Em suma, isso se dá pelo fato de que vários problemas ocorreram e a empresa teve que suspender o voo que estava programado para:
- 06 de maio, mas teve adiamento poucas horas antes do voo;
- 17 de maio, porém, houve outro vazamento na cápsula.
Um novo vazamento
No dia 14 de maio, a Boeing identificou um novo problema que a fez adiar, mais uma vez, o lançamento da Starliner rumo à ISS. Isso, aliás, por conta de um vazamento de hélio na cápsula da nave. Com isso, a empresa suspendeu o voo de teste com a tripulação.