Os avatares de IA são os novos investimentos do TikTok para promover e vender produtos, usando scripts fornecidos por anunciantes ou vendedores. Leia o texto abaixo e saiba mais sobre essa novidade, bem como os seus impactos na geração de receita da rede social.
Como o TikTok tem explorado avatares de IA para publicidade?
O TikTok tem explorado avatares de IA como uma forma inovadora de anunciar e vender os produtos na sua plataforma de e-commerce, a TikTok Shop. Esse projeto, aliás, faz parte de um esforço mais amplo para integrar inteligência artificial nas estratégias de marketing.
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Desenvolvimento e testes
O TikTok está em fase de teste com esses avatares para perfil, para, assim, ver como eles podem ser usados em anúncios publicitários. Eles são programados para seguir os scripts dos vendedores, o que permite promover os produtos de forma consistente e controlada.
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Estratégias e impacto
O TikTok vê essa nova função como um extra aos criadores humanos, não como substitutos, a fim de ampliar as suas estratégias de marketing digital, ao passo que oferece novas formas de engajar o público e elevar a eficiência dos anúncios publicitários.
Futuro dos avatares de IA
O futuro dessa IA no TikTok parece promissor, mas depende de como a rede vai resolver os desafios atuais e adaptar as suas estratégias. Se bem-sucedido, aliás, pode mudar como as marcas interagem com os seus clientes.
Quais desafios o TikTok enfrenta ao testar avatares de IA?
Ao testar avatares de IA, o TikTok notou uma resposta de vendas inferior, assim como uma baixa aceitação do público. Veja a seguir mais detalhes sobre esses e outros desafios.
Resposta de vendas inferior
Um dos desafios mais notáveis foi a resposta de vendas inferior gerada na fase de testes da IA em relação aos humanos. Isso pode ser atribuído a vários fatores, como, por exemplo:
- falta de conexão emocional;
- veracidade notada pelo público;
- percepção de risco.
Aceitação do público
A aceitação por parte do público também é um desafio. Enquanto a Geração Z recebeu melhor a ideia, as outras usaram de um certo ceticismo e pouca confiança para avaliar. O que significa que os avatares causaram uma divisão geracional.
Autenticidade e conexão emocional
Por mais que seja um sistema de IA moderno, o avatar não é capaz de criar uma conexão de emoções com o público como uma pessoa real. Sendo assim, a rede pode perder vendas e não ter o retorno que espera em um certo período.
Desafios técnicos
A criação e adoção dessa nova IA envolve desafios técnicos complexos, como os avatares realistas e responsivos que podem interagir de forma natural com os demais usuários. Além disso, garantir que sigam scripts de forma eficaz também não é uma tarefa fácil.
Percepção de valor
Alguns usuários e marcas podem questionar o valor e a eficácia do avatar de IA, sobretudo se ele não puder gerar resultados que se comparem ao trabalho humano. Isso impacta, de fato, na disposição das marcas em investirem em anúncios ao fazer o uso dessa IA.
Como os avatares de IA podem impactar a distribuição de receitas no TikTok?
Os avatares de IA podem trazer uma maior relevância para o conteúdo, além de melhorar a experiência do usuário. Do mesmo modo, podem gerar novos modelos de receita e atuar na análise de dados de forma positiva.
Maior relevância do conteúdo
Com o avatar de IA mais realista e envolvente, os criadores podem produzir conteúdo mais atraente e relevante para o público. Dessa forma, pode receber ainda mais:
- visualizações;
- curtidas;
- interações.
Melhor experiência do usuário
Outra vantagem tem a ver com experiência do usuário, pois se o avatar funcionar da forma que a maioria do público espera, o retorno será mais positivo. O resultado disso, então, é uma maior retenção de usuários.
Publicidade mais segmentada
Com a análise dos dados gerados, o TikTok pode contar com um serviços de publicidade mais focado e eficaz, sendo assim, eleva a geração de receita por meio de anúncios pagos.
Novos modelos de receita
O uso de avatares IA pode abrir caminho para novos modelos de receita, como a venda de itens virtuais, bem como, parcerias de marca mais personalizadas e até mesmo compras dentro do app.
Melhoria na análise de dados
Esse novo sistema também pode gerar dados valiosos sobre a atuação dos usuários e como eles recebem o conteúdo. Assim, permite uma análise mais profunda para fazer com que haja uma melhor geração de receitas e estratégias para monetizar.
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Por que o TikTok vê os avatares de IA como complementares aos humanos?
Os avatares de IA, na visão do TikTok, podem ajudar a diversificar o conteúdo disponível na plataforma. Desse modo, abre uma ampla gama de experiências que complementam as criações humanas.
Enquanto os criadores humanos têm limites de tempo e recursos, os avatares femininos e masculinos podem criar um conteúdo de forma escalável e contínua.