A GWM, uma empresa de veículos elétricos da China, planeja trazer para o Brasil novos modelos de caminhões cuja base de combustível é o hidrogênio. Enfim, conheça essa montadora, além disso, como funciona o seu projeto e essa tecnologia.
O que é a GWM?
A GWM concessionária nada mais é do que a maior montadora de veículos da China. Em suma, a sigla significa Great Wall Motors Company Limited, cuja fundação data de 1984, na cidade de Baoding, com sede neste local até hoje.
Os destaques da empresa ficam por conta dos seus modelos de carros SUVs, bem como, picapes e automóveis comerciais de alta tecnologia. Ao passo que cada linha da marca visa atender as necessidades de um público específico, além disso, são populares por serem:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- robustos;
- confiáveis;
- de bom custo-benefício;
- entregarem um alto nível de tecnologia.
A empresa investe de forma contínua em novos recursos tecnológicos de ponta para empregar em seus modelos de carros e caminhões. Do mesmo modo que possui várias outras marcas em seu portfólio, como:
- Poer, para picapes;
- Ora, com foco em carros elétricos;
- Tank, com SUV off-road;
- Haval, também para SUV, mas de uso urbano.
Cada uma delas visa um tipo de público, a fim de oferecer o que há de melhor em seus veículos. Além disso, a GWM também visa o mercado global de automóveis e já está presente em mais de 60 países, inclusive, no Brasil.
Great Wall Motors no Brasil
A GWM Brasil, empresa que existe desde 2017, cresce a cada ano que passa. Em síntese, a marca oferece muita tecnologia de ponta em seus carros, além de um design robusto, mas atraente, como nos modelos:
- Haval H6 e H5;
- Ora 03;
- F7, bem como, o F7x.
Vale citar que a marca ainda oferece 5 anos de garantia para os seus clientes. Do mesmo modo que um custo baixo para a manutenção dos carros, bem como, uma expansão de suas concessionárias para facilitar a compra dos veículos.
Isso, no entanto, não é tudo, uma vez que a empresa já tem novos planos para um futuro breve, como caminhões que funcionam com hidrogênio. Ou seja, não requer o uso de combustível fóssil, o que contribui para a sustentabilidade.
A GWM trará caminhões movidos a hidrogênio ao Brasil em 2024?
Ricardo Bastos, o diretor de relações internacionais da GWM, confirmou que a marca trará o seu modelo de caminhão movido a hidrogênio ao Brasil. Em suma, a ideia é que isso ocorra ainda em 2024, com vários testes.
A empresa planeja todo um processo de logística para que isso ocorra de forma natural para que alguns veículos cheguem ao país em breve. Em síntese, vale lembrar que ainda não há data para vendas, pois tudo ainda está em período experimental antes da comercialização.
Outro ponto que você deve entender é que a marca planeja anunciar de forma oficial o projeto em 2024, bem como, os testes em 2025. Na China, existem pelo menos 400 unidades de caminhões com hidrogênio, porém, sob fase de experimento apenas.
Subsidiária FTXT
A GWM terá uma parceria com o seu principal braço direito, a FTXT, cujo foco é no desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio como combustível. Em resumo, a ideia inicial será apenas para os modelos urbanos mais leves ou os mais robustos de uso em rodovias.
O objetivo da Great Wall Motors é não só agilizar e inovar o setor de veículos híbridos e elétricos, mas ter uma produção 100% nacional. Ao passo que a empresa comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em São Paulo, e assinou com o governo para viabilizar isso.
Como funciona a tecnologia de células de hidrogênio da GWM?
Os caminhões da GWM irão funcionar à base de células de hidrogênio, cuja extração será do etanol, que vai gerar a eletricidade ao veículo. Em suma, o processo faz com que o motor elétrico ligue e atue sem emitir poluentes, só com o vapor de água.
Também terão uma autonomia de duração de até 500 km, ou seja, é uma viagem longa, afinal, caminhões de transporte demandam tal característica. Por outro lado, ao usar esse tipo de combustível, é preciso de uma estação específica.
Redes de postos de abastecimento
Isso significa que além das células de hidrogênio, a marca também planeja instalar pontos de recarga para os seus veículos no Brasil. Contudo, a tecnologia tem uma maior eficiência energética do que os caminhões que funcionam à base de diesel, entre outros.
A GWM também irá produzir um veículo leve movido a hidrogênio?
Do mesmo modo que o seu caminhão, a GWM também planeja trazer para o mercado o seu veículo com base nas células de hidrogênio. No entanto, isso deve ocorrer somente no próximo ano, em 2025, que é quando ele estará pronto para teste e, depois, para vendas.
A ideia da marca é focar em modelos leves e de viagem, assim como os seus carros robustos que já estão no comércio brasileiro. Ou seja, cada vez mais os automóveis elétricos tendem a crescer no país.