Telemarketing está na lista nada ilustre daquelas ocupações universalmente odiadas.
Quem nunca foi interrompido durante um momento de estudo ou lazer, por uma ligação de marketeiros querendo te vender algo que você não precisa?
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Resume Help, Os Telemarketeiros estão em quinto lugar na lista de ocupações mais odiadas, atrás de vendedores de carros usados, influencers, vendedores de seguros e políticos.
E como se não bastasse o telemarketing de empresas legítimas, ainda temos que viver com a constante ameaça de fraudes. O Brazil está no topo da lista de maiores países em número de fraudes telefônicas. Brasileiros recebem, em média, uma ligação de fraude por dia.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Por anos temos sofrido com o fato de que esses agentes conseguem, através da automatização, realizar milhões de chamadas por mês. Então, nada mais justo que possamos utilizar de tecnologia para automatizar nossas defesas.
Entra em cena a Truecaller.
IA, para que te quero?
Em um movimento que promete revolucionar a forma como interagimos com assistentes digitais, a Truecaller anunciou uma parceria para utilizar a nova tecnologia Personal Voice da Microsoft Azure AI Speech para dar aos seus usuários uma experiência verdadeiramente personalizada.
Apresentado pela primeira vez em setembro de 2022, o Truecaller AI Assistant já se destacava pela tecnologia. Ele atende automaticamente chamadas telefônicas, faz a triagem das ligações, envia mensagens, responde em seu nome e até grava a chamada para você ouvir mais tarde. Mas agora, com a adição do Azure AI Speech da Microsoft, ele eleva o patamar da experiência graças à personalização.
O diferencial? A voz do próprio usuário.
Imagine que em vez de ouvir uma voz mecânica genérica, seus contatos ouvirão a sua própria voz, no seu timbre, com a sua intonação. É como você ganhar um gêmeo digital que atende suas ligações por você, só que esse gêmeo trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, e nunca pede um dia de folga.
“O recurso de voz pessoal permite que nossos usuários usem sua própria voz, permitindo que o assistente digital soe exatamente como eles ao lidar com chamadas recebidas.”
–Raphael Mimoun, Diretor de Produto, Truecaller
De acordo com Raphael Mimoun, Diretor de Produto e Gerente Geral da Truecaller Israel: “Ao integrar o recurso de voz pessoal do Microsoft Azure AI Speech no Truecaller, demos um passo significativo para oferecer uma experiência de comunicação verdadeiramente personalizada e envolvente”.
Como Funciona?
Mas como exatamente esse avanço tecnológico funciona nos bastidores? É tudo um processo de Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural.
Aqui está a visão geral:
- Os usuários gravam um clipe de voz no aplicativo Truecaller.
- O Azure AI Speech da Microsoft analisa e aprende a partir deste áudio, capturando as nuances únicas de sua voz.
- Quando uma chamada chega, o Assistente de IA da Truecaller a examina e informa ao usuário sobre o motivo da chamada.
- O usuário tem então a opção de atender pessoalmente ou deixar o assistente resolver por ele, usando sua voz gerada por IA.
É um processo sofisticado que ocorre em milissegundos, mas o resultado final é uma experiência verdadeiramente personalizada que coloca você no controle das suas ligações.
Nossa voz é uma parte íntima de nossa identidade
Naturalmente, uma inovação tão poderosa vem com considerações significativas. Embora a perspectiva de um assistente de voz personalizado seja empolgante, ela levanta algumas questões importantes sobre privacidade, segurança e ética.
Devemos estar preocupados com o potencial de uso indevido dessa tecnologia? A Microsoft buscou se adiantar neste aspecto, implementando marcas d’água de áudio e um código de conduta rigoroso. Mas a vigilância contínua e a regulamentação serão cruciais à medida que esta tecnologia se desenvolver.
O Futuro É Personalizado
Apesar desses desafios, uma coisa é clara: a parceria Truecaller-Microsoft marca o início de uma nova era de chamadas ultra personalizadas. É um vislumbre tentador de um futuro onde nossa voz única se torna a interface para nossas vidas digitais.
Pense nas possibilidades:
- Nunca mais ter que lidar com ligações de fraudes ou robôs de telemarketing
- Fazer triagem e responder a chamadas mesmo quando você não pode atender pessoalmente
Talvez você esteja pensando agora “mas eu mal uso a linha de telefone tradicional pra conversar hoje em dia”, e você não estaria sozinha.
O fato é que agentes autônomos são a grande aposta das empresas de IA e entre eles estão os clones digitais. Muito em breve veremos conceitos semelhantes sendo introduzidos em todos os mensageiros, como o Whatsapp.
“Enxergamos uma oportunidade de apresentar agentes de IA a bilhões de pessoas de maneiras que serão úteis e significativas”
– Mark Zuckerberg, CEO da Meta
So What?
O que você deve levar deste artigo para os seus papos sobre tecnologia?
- A IA finalmente traz para o consumidor o poder da automatização, oferecendo uma ferramenta de defesa em escala ao ataque incessante de fraudadores e telemarketeiros.
- Essa tecnologia será o primeiro contato com um clone digital para milhões de seres humanos.
- A criação e gestão de clones digitais será uma indústria em si.
- Assim como abrimos mão de nossos dados pessoais para termos acesso às redes sociais, corremos o risco de agora nos entregarmos por completo às Big Techs em troca das conveniências proporcionadas pela Inteligência Artificial.
Não há dúvida de que ter um assistente de IA com sua própria voz atendendo suas chamadas seria uma mão-na-roda, mas você está disposto a compartilhar um pedaço tão pessoal de si mesmo, sua voz, com uma gigante da tecnologia como a Microsoft? É uma questão que cada um de nós terá que ponderar à medida que essa inovação se desdobra.
Uma coisa é certa, porém. A era da personalização habilitada para IA está sobre nós, e está começando de uma forma inesperadamente íntima – com o som de nossas próprias vozes.
Siga-me no LinkedIn: www.linkedin.com/comm/mynetwork/discovery-see-all?usecase=PEOPLE_FOLLOWS&followMember=vilelabruno