No setor de comércio online, o grupo Alibaba é um dos mais conceituados, uma vez que sua plataforma facilita o processo de compra dos empreendedores. Em suma, saiba o que é essa empresa e veja como ela funciona no Brasil.
O que é o Alibaba?
Alibaba trata-se de um grupo de empresas cujo foco dos negócios é a tecnologia. Ela se destaca por ser um dos maiores conglomerados empresariais do mundo, com sede na China, mas atua no mundo todo na venda de:
- comércio eletrônico;
- varejo;
- serviços de internet;
- logística;
- computação em nuvem;
- entre outros.
Ela surgiu em 1999, fundada por Jack Ma, e, ao longo dos anos, cresceu e expandiu os seus negócios para além do comércio eletrônico. Do mesmo modo, fazer com que as operações de compras se tornassem mais práticas.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O grupo é atualmente o terceiro conglomerado chinês mais valioso do mundo, ao passo que fica atrás somente da marca Huawei e da Lenovo. Contudo, a sua plataforma é de vital importância para quem atua com compra e venda de produtos, principalmente no Brasil.
Vendas B2B
Essa empresa começou a atuar no mercado com vendas B2B, ou seja, de fabricantes para outros comerciantes ao redor do mundo. Todavia, com a expansão do mercado, continuam a atuar com esse modelo de negócio, mas também jogam com o B2C, direto com o cliente.

Quais empresas fazem parte do grupo Alibaba?
O grupo Alibaba conta com uma série de empresas, desde algumas já bem populares, como a AliExpress, na qual muitos brasileiros usam para comprar. Além disso, há outras marcas que essa holding é dona, por exemplo:
- Alibaba, o principal comércio do grupo no qual você pode comprar vários produtos;
- Taobao, uma plataforma que atua somente dentro do comércio chinês;
- Alibaba Cloud, um serviço de computação em nuvem para os usuários;
- Tmall, cujo foco das vendas são produtos de alto padrão de luxo;
- Alimama, uma ferramenta de marketing digital da plataforma.
Todas essas marcas são operadas pelo grupo chinês, cada uma com o foco em um tipo de serviço e mercado para expandir a sua atuação. No entanto, o carro chefe da holding é a Alibaba.com, o mercado online da empresa com foco na venda de diversos produtos.
A plataforma faz a conexão de vendas B2B, para facilitar o empreendedorismo. Mas, também permite que os consumidores façam compras, o que a torna uma das mais importantes do mundo no setor de e-commerce.
Como funciona o Alibaba no Brasil?
A Alibaba funciona como uma grande plataforma de atacadista online de venda de produtos. Uma vez que as empresas a usam para comprar suas mercadorias por um preço relativamente mais barato, contudo, você deve se atentar a:
Você entra no site e navega pelas suas categorias em busca do tipo de produto que deseja, mediante a análise dos fornecedores. Em suma, a empresa conta com uma loja física no Brasil, que fica em Curitiba, no Paraná, porém ela é apenas para retirada dos pedidos.
A ideia da plataforma é facilitar ainda mais quem busca criar o próprio negócio com a revenda dentro do próprio país. Em suma, é algo muito similar ao dropshipping, mas com um estoque.

Foco no empreendedor
O foco é para o empreendedor que busca oportunidade de negócio e ter itens em maiores quantidades com custo menor. Em suma, embora pessoas físicas também façam as suas aquisições, a plataforma é ideal mesmo para negócios com venda no atacado.
É por esse motivo que o AliExpress é bem popular no Brasil, pois a ideia é a mesma, mas direcionada para o consumidor geral. Já no Alibaba.com, o empreendedor encontra fornecedores e fabricantes dos mais variados nichos, desde:
- roupas;
- acessórias para a sua casa, carro, moto, escritório;
- produtos eletrônicos;
- e muito mais.
Isso, no entanto, por se tratar de uma questão de importação, há custos de impostos que você irá pagar para trazer os produtos da China. Ao passo que vai afetar os gastos totais que terá que pagar.
Como comprar na plataforma Alibaba?
Para comprar no Alibaba, o primeiro passo que você deve cumprir é fazer o seu cadastro na plataforma para ter acesso aos produtos e fornecedores. Após isso, basta seguir alguns passos simples que servem com dicas cruciais para o seu processo de aquisição, são eles:
- navegar pelo site em busca de produtos;
- avaliar o fornecedor;
- fazer a negociação;
- ter atenção ao processo de importação, como o limite de compras.
Há duas formas básicas de pesquisa que irão ajudar na sua busca, uma delas é ir na barra superior do site e digitar um produto. Por outro lado, também pode ter a procura por “fornecedores”, ao clicar nessa opção.
Uma dica vital na hora da compra é optar por vendedores que aceitam formas seguras de pagamento, como o PayPal. Em síntese, essa plataforma tem o serviço de antifraude gratuito, o que é essencial para garantir a proteção da sua compra.
A plataforma do Alibaba.com não se responsabiliza por qualquer tipo de problema que você tenha com os produtos ou fornecedores. Por isso é vital avaliar bem com que fará a aquisição da sua mercadoria.
É seguro comprar na plataforma?
De modo geral, comprar na plataforma é seguro, uma vez que os fornecedores passam por uma auditoria para autenticar sua identidade. Além disso, a empresa é transparente, pois mostra as avaliações que cada um recebe.
Isso é vital para você saber quem é confiável e quais produtos possuem boa qualidade, assim, fará a compra de um modo assertivo. Contudo, o grupo chinês tem muito respeito no mercado de varejo online, o que a torna uma ótima plataforma de comércio digital.
Vale a pena comprar no Alibaba?
Comprar no Alibaba pode valer muito a pena por vários motivos, um deles é que os produtos da plataforma são mais baratos. Nesse sentido, quem busca criar um negócio e procura por itens com preços de baixo custo, optar por ela é uma ótima opção.
O que pode pesar contra a sua escolha é a exportação, uma vez que os produtos vêm da China e demoram para chegar. Além disso, há taxas e impostos por esse tipo de serviço que se cobra aqui no Brasil, então analise tudo isso antes de comprar.