in , , ,

Alunos cearenses criam sistema antifurto com biometria para motos

O SmartID é um sistema antifurto que permite a partida de sua moto apenas com o reconhecimento da digital do proprietário. A tecnologia base usada para este projeto foi a placa de prototipagem Arduino, tecnologia usada para prototipar projetos devido a sua alta facilidade de montagem de circuito eletrônico bem como a simplicidade na escrita de código, possui IDE própria e nasceu da linguagem de programação Wiring.

O projeto consiste de um sensor biométrico de modelo AS608Dy50, um Arduino UNO, um módulo Bluetooth HC-05 e um módulo relé de 2 canais, todos esses componentes são de fácil acesso e custo acessível aqui no Ceará, mais detalhes sobre a montagem do projeto você pode acessar o site do Arduino no link abaixo onde está postado todos os detalhes necessários para construção de seu protótipo.

https://create.arduino.cc/projecthub/163845/biometric-sensor-in-motorcycle-hornet-b4fe88?ref=user&ref_id=928386&offset=8

Na versão 1.0 do sistema, o usuário tem a opção de comandar sua moto pelo uso de sua digital no sensor Biométrico ou pelo seu Smartphone, o SmartID funciona da seguinte forma, ao chegar até a moto, o usuário poderá ligá-la a partir da biometria cadastrada no sensor, ao reconhecer a digital, o sistema envia a informação para o Arduino realizar a validação da digital e o próprio liberar através do relé a partida da moto, após essa primeira validação sua moto está pronta para a ignição, porém não mais pelo botão de partida comum, também será necessário o uso de outra digital que iniciará o motor de arranque ligando sua moto.

Como dito anteriormente esse processo também pode ser feito pelo seu Smartphone através de um aplicativo de celular desenvolvido pelos aluno Matheus Souza, Bianor Oliveira, Tiago Diógenes sob a orientação e supervisão do professor Sandro Mesquita, veja o vídeo do funcionamento deste projeto no link abaixo.

Atualmente o projeto está em fase de teste, instalado em uma Hornet 600R em uso a 60 dias, sem falhas, problemas ou imprevistos.

Esse e outros projetos você poderá encontrar e aprender no curso de robótica da Escola Pixels.

Avatar

Escrito por Flávio Carneiro

Apaixonado por Rapadura e Tecnologia desde criança, resolveu unir os dois e criar o Rapaduratech, um portal feito para compartilhar informações relevantes do mundo da tecnologia e da inovação, sem esquecer irreverência do humor cearense. Amante de filmes de terror e tenista nas horas vagas.