A capitalização de mercado é um indicador de suma importância para uma empresa, ainda mais para aquelas que buscam investimento. Entenda melhor essa métrica financeira, veja como calcular e como isso afeta as startups, então leia este artigo e fique por dentro.
O que é capitalização de mercado para as startups?
A capitalização de mercado de uma startup nada mais é do que o seu valor acionário total em um certo período. Todavia, vale lembrar que isso não é uma métrica fixa, ao passo que os preços das ações de uma empresa mudam quase todos os dias.
Esse indicador é vital para quem busca uma oportunidade de negócio para investir. Afinal, ele mostra qual é o capital atual de uma startup, o que ajuda a ter uma noção clara de quanto precisa injetar nela.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O mesmo vale para comparar o seu valor com o de outras empresas do setor e saber qual delas tem o melhor custo. Em síntese, isso é vital para selecionar ações para a sua carteira. Além disso, é graças a essa métrica que se sabe da saúde da startup.
Basicamente, ao analisar o capital do negócio, os investidores têm uma ideia clara do quão estável ela é ou se possui oscilações com frequência. Contudo, é uma medida crucial para o mercado de forma geral, pois reflete o valor de uma startup com base em fatores, como:
- lucro;
- receita;
- potencial de crescimento;
- desempenho;
- perspectivas.
Como calcular essa medida?
Para calcular essa medida é muito simples, pois basta você multiplicar o número de ações no mercado de uma startup pelo preço de cada uma.
Imagine que a empresa tem um total de 10 milhões de ações disponíveis para venda. O valor que elas têm é de R$ 10,00 a ação, nesse sentido, a sua capitalização seria 10 milhões de ações vezes 10 reais.
O total seria R$ 100 milhões, ou seja, é basicamente o quanto vale a startup, pois é o custo de todos os seus direitos acionários. A princípio, é um cálculo fácil de fazer, mas muito importante para o mercado.
Como a capitalização de mercado afeta as startups hoje em dia?
A capitalização de mercado afeta as startups de diversas formas, sendo uma das principais a atração de investidores, principalmente em sua fase inicial.
Quando o valor de uma empresa é alto, faz com que ela se torne alvo de grandes interessados em fazer parte do negócio. Em síntese, isso é vital para financiar o crescimento da startup por meio de venda de ações e emissão de títulos e:
- expandir as operações da empresa;
- criar e desenvolver novos produtos, bem como serviços;
- atingir outros objetivos estratégicos.
Poder de negociação
Uma startup com um alto valor de mercado também tem um poder de negociação melhor. Ou seja, quando houver investidores com interesse nas ações, o fundador de startup, bem como seus sócios, buscarão termos que agrade a todos, como:
- taxas menores;
- redução na diluição acionária;
- termos de investimento melhores;
- controle sobre o negócio.
Aumento da credibilidade da startup
Uma startup com o alto valor de mercado também terá uma maior credibilidade no mercado. Isso porque mostra que o negócio é algo que tem potencial de crescimento, do mesmo modo é confiável para os diversos parceiros, como:
- clientes;
- investidores;
- fornecedores;
- stakeholders;
- e demais parceiros.
Isso aumenta o nome da marca e faz com que ela se torne mais conhecida, o que é crucial para o seu marketing e vendas. Além disso, a torna o alvo de desejo dos melhores talentos do mercado, assim, dá uma maior qualidade ao time da startup.
IPOs e aquisições
As startups com o valor de mercado alto podem considerar abrir o seu capital por meio de uma IPO (Oferta Público Inicial). Em síntese, isso permite que os donos e sócios do negócio tenham uma maior liquidez ao investir e abra caminho para captar novos recursos.
A venda pelos fundadores
Caso os fundadores queiram vender, isso também pode ser algo muito lucrativo. Uma vez que uma startup com o valuation mais alto irá receber um valor maior pelas ações, o que é benéfico.
Como avaliar a capitalização de mercado de uma startup?
Para avaliar a capitalização de mercado de uma startup envolve a análise de alguns fatores, como os modelos de negócio da empresa. Em suma, isso inclui a sua proposta de valor, público-alvo, fontes de renda e monetização e vários outros, também vale avaliar:
- métricas financeiras, como o lucro, fluxo de caixa, margem bruta, entre outros;
- a comparação com outras marcas do mesmo nicho;
- o potencial de crescimento que a startup tem;
- insights sobre a última roda de investimentos que a startup participou;
- pontos de qualidade da startup, como equipe, líderes, cultura, inovação, e mais;
- riscos, por exemplo, fatores que irão afetar a startup no futuro, entre outros.
Todos esses aspectos são vitais para analisar a fim de ter uma noção maior sobre a capitalização de mercado de uma startup. Contudo, tenha em mente que a avaliação é algo muito incerto, uma vez que isso depende de projeções e estimativas, mas é vital que faça.
Quais estratégias adotar para aumentar a capitalização de uma startup?
Para aumentar a capitalização de uma startup, o que se deve fazer, a princípio, é ter um bom nome no mercado. Em síntese, isso ajuda atrair investidores, bem como parceiros e clientes, o que irá resultar em expansão de mercado, novos produtos e serviços.
Lembre-se de que quanto mais investimento a marca tiver, melhor será para ela. Então, use esse alcance para atingir fundos, como venture capital, investidor anjo, entre outros.
Tenha foco na inovação, uma vez que isso irá ajudar a startup a ficar sempre à frente da concorrência e dar o melhor ao cliente. Além disso, faça parcerias de forma estratégica, cumpra suas metas e torne a marca um modelo de transparência, pois isso gera confiança.
Qual é a importância da capitalização de mercado para as startups?
A capitalização de mercado é vital para as startups por uma série de razões, ao passo que uma delas é o acesso a recursos financeiros. Uma vez que é possível vender ações, emitir títulos e outras formas de obter capital extra, como atrair investidores e negociar aquisições.
Essa métrica também é crucial para que a marca tenha um nome no mercado que a torne popular para os clientes e parceiros. Ou seja, irá valorizar as suas ações, pois quanto maior for seu valor, mais ela será bem vista, o que é benéfico de forma geral.