Solicitar crédito para PME pode ser uma alternativa para quem tem um negócio recente e deseja investir no seu crescimento ou pagar dívidas no CNPJ, por exemplo. Portanto, saiba como conseguir essa concessão e quais são os requisitos básicos.
O que é uma PME?
Essa sigla é usada para falar sobre as pequenas e médias empresas presentes em um país. Outra abreviação para essa expressão é MPME, apesar de não ser usada com tanta frequência. Assim, as principais características de uma PME são:
- Criação e venda de produtos únicos;
- Atuam em parceria com grandes empresas;
- Facilidade de mudança e adaptação às exigências do mercado.
Outros critérios para definir o conceito de PME são o número de pessoas que trabalham nelas e o total que faturam ao ano. Mas, existem classificações que levam em conta ambos ou apenas um, no caso do Brasil há a lei 123/06 para abordar essas questões.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como abrir uma micro e pequena empresa
Para abrir uma empresa de pequeno porte, em primeiro lugar, é preciso cumprir os requisitos básicos de idade, capacidade e na plenitude dos seus deveres civis. Assim, os principais passos para abrir uma pequena empresa são:
- Escolher a natureza jurídica: com ou sem sócios e como funciona o lado financeiro;
- Contratar um contador para orientá-lo em todo o processo de abertura;
- Definir a atividade da empresa;
- Elaborar o contrato social;
- Inscrevê-la no estado ou município;
- Registrar a marca.
Como conseguir crédito para PME?
O primeiro passo é procurar uma agência bancária a fim de descobrir quais são os critérios que o seu negócio precisa cumprir para conseguir o crédito para PME. Então, alguns requisitos comuns são:
- A empresa precisa estar em atividade por no mínimo um ano;
- Ela deve ter 12 meses de faturamento regular;
- CPF ou CNPJ não podem ter restrições;
Tudo isso visa definir o nível de risco que a concessão de crédito para pequena empresa pode ter. Além disso, é importante fazer um planejamento antes de ir ao banco solicitar crédito.
Investimento permite que os negócios prosperem
Um dos itens que não pode faltar na solicitação ao banco é o objetivo do acordo. Portanto, é uma oportunidade de usar o crédito para investir no crescimento da empresa. Então, é possível usá-lo na melhora da estrutura física, aumento da produção ou expansão em geral.
Pesquisa aponta 9% de ofertas de crédito para PME
Apesar de este ser um setor com grande relevância para o PIB do país e na geração de emprego, apenas 9% das PMEs receberam crédito. Ainda que seja um número baixo, esse tipo de acordo está se tornando interessante para bancos digitais e os mais antigos do país.
Falta de dados é um desafio para as PME
O baixo número de concessões de crédito para PME pode ser a dificuldade de analisar o risco dela. Afinal, muitas dessas empresas ainda são recentes no mercado e a análise de dados pode ser mais difícil por conta de:
- Não apresentação de dados confiáveis;
- Fluxo de caixa instável;
- O empresário não apresenta garantias de pagamento.
A falta desses dados ou a apresentação inadequada é o que faz com que apenas cerca de 25% das pequenas empresas consigam ter aprovação de crédito, por exemplo.
Como apresentar os dados da micro e pequena empresa?
Para quem deseja solicitar crédito para PME, em primeiro lugar, é preciso conferir se o CPF ou CNPJ está com alguma restrição. Caso não esteja, está apto a ir até a agência apresentar o pedido.
Nesse momento, é importante que o interessado já tenha um planejamento que passe segurança para quem estiver ouvindo. Portanto, estude o objetivo de fazer esse acordo e o valor.
Logo, separe todos os itens a seguir em uma pasta separada a fim de usá-la na hora de solicitar;
- Comprovantes de renda e endereço de todos os sócios;
- Documentos da empresa;
- E alguns documentos pessoais.
Com tudo isso em mãos na hora de pedir o crédito, as chances da empresa recebê-lo são maiores. Portanto, fique atento e consulte a lista de documentos que o seu banco exige.